SEGS Portal Nacional

Demais

M. Dias Branco moderniza operação logística de forma sustentável em parceria com a Jungheinrich

  • Segunda, 28 Junho 2021 10:01
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Orlando Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

A transformação de uma empresa em "ecofriendly" vai muito além das homenagens ao mês do meio-ambiente, comemorado em junho. Devido à complexidade, a adoção de energias verdes ao longo da cadeia de produção exige planejamento robusto e de longo prazo. Nesse sentido, a M. Dias Branco, empresa de alimentos detentora de marcas como Vitarella, Adria, Piraquê e Richester, buscou parceria com a Jungheinrich, uma das líderes globais em soluções de intralogística, para substituir todas as suas empilhadeiras a combustão e com baterias de chumbo-ácido em equipamentos elétricos com baterias de íon-lítio.

O processo de troca de mais de 216 equipamentos - sendo 45 deles a combustão - começou em 2019 e foi finalizado neste ano, já contabilizando redução de 52% nas emissões de CO2 e de R$ 1,5 milhão em gastos ao comparar a substituição da matriz energética a gás por energia elétrica. Isso porque além da maior eficiência energética, as máquinas a íon-lítio podem operar em três turnos, pois permitem cargas de oportunidade em pausas como refeição dos operadores e reuniões.

"Cada equipamento (com média de 10.000 horas de utilização) gera uma redução de 52% na emissão de CO2 em comparação às empilhadeiras a combustão", explica Amelia Medeiros, gerente de Operações de Armazém e Projetos Logísticos da M. Dias Branco.

Os números comprovam a proporção da mudança: a M. Dias Branco deixou de emitir, aproximadamente, 8,1 toneladas de CO2 por mês. Essa troca de equipamentos a combustão pelas empilhadeiras com bateria de lítio equivale a cerca de 112 mil árvores por ano que são salvas para compensar as emissões de CO2. Segundo estimativas da empresa, a economia chegará a R$ 12,2 milhões no contrato firmado de 84 meses.

Com a substituição, a intenção da M. Dias Branco é beneficiar toda a cadeia. "Para os colaboradores, é possível ter a redução de ruídos e a ergonomia de trabalho; para a empresa, máquinas de melhor qualidade que proporcionam mais produtividade; para o meio-ambiente, a não emissão de gases poluentes", ressalta Amélia.

Segundo Wanderson Rosas, gerente regional de Vendas da Jungheinrich, o processo de troca das empilhadeiras não foi afetado pela pandemia. "Nosso time respeitou todos os protocolos de segurança e não mediu esforços para atender e surpreender o cliente", ressalta.

GANHO DE TEMPO - O contrato de locação da M. Dias Branco inclui equipamentos e manutenção a um custo mensal fixo definido. "Nós cuidamos de tudo, pois a expertise do ramo de empilhadeiras é da Jungheinrich. Ou seja, a M. Dias Branco não precisa mais se preocupar com estoque de peças, manutenção, capacitação de técnicos, aquisição de ativo etc. Dessa forma, o tempo que o cliente ganha por não se preocupar com equipamentos, passa a investir efetivamente no seu processo produtivo", ressalta Rosas.

O gerente destaca ainda os benefícios trazidos pelas empilhadeiras elétricas com bateria de íon-lítio. "Estes equipamentos com cargas de oportunidade são muito seguros e têm 100% da bateria carregada em, no máximo, 80 minutos. Diferentemente das máquinas elétricas com bateria de chumbo-ácido, elas não requerem sala de bateria tampouco manutenção diária."

"Também temos 20% menos consumo de energia e mais do que o dobro de vida útil quando comparado a equipamentos com bateria de chumbo-ácido", explica Rosas, que também destaca a garantia da bateria de lítio Jungheinrich de 5 anos, independentemente do número de horas de funcionamento.

Ao final do ciclo de vida da bateria de lítio, a Jungheinrich cuida de todo o processo de descarte para evitar qualquer tipo de prejuízo ao meio-ambiente. Para isso, a empresa garante uma segunda vida a elas, como baterias estacionárias, servindo até mesmo como reservatórios para energia solar e/ou eólica, ou promove sua destinação correta à reciclagem, por meio de empresas credenciadas e habilitadas para lidar com esse tipo de resíduo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version