SEGS Portal Nacional

Demais

No Porto Itapoá, a automatização de dados e indicadores potencializa estratégias e tomadas de decisão

  • Sexta, 25 Junho 2021 18:43
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Thiesen Furtado
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

credito_porto_itapoa

Considerado um dos terminais mais eficientes da América Latina e um dos maiores do País na movimentação de cargas conteinerizadas, o Porto Itapoá conquista destaque e resultados positivos com a automatização de dados e indicadores.

O processo, que iniciou com a implantação de um software de controle de gestão, tomou corpo e atualmente conta com uma plataforma de análise de dados, o Tableau Software.

Por lidar diretamente com números e estratégias, o setor escolhido para estrear este trabalho foi o Comercial. Atuam também neste projeto o setor de Estratégia e Inovação e a Diretoria – que recebe os dados, agora automatizados, e os transforma em decisões e ações específicas.

Foco na inovação

Rafael Frederico Pereira, supervisor de Estratégia e Inovação no Porto Itapoá, conta que até pouco tempo o Porto gerava muita informação e elas não eram totalmente aproveitadas. Junto de sua equipe, ele identificou oportunidades de melhoria – como agilidade, inteligência de dados e segurança – a partir da automatização dos indicadores.

Rafael conta que o processo iniciou com a aquisição de um software de controle de gestão, o SAP 4/HANA e, após a consolidação da base de dados, teve continuidade com a implantação do Tableau, plataforma de Business Intelligence líder do mercado, responsável pela análise e interpretação de dados para a identificação de oportunidades e riscos. Hoje, a estrutura também converge com o Data Warehouse, ou DW, um ambiente que agiliza e facilita os processos.

Ganhos com a automatização

Os relatórios demandavam muito tempo da equipe e, com a automatização, as informações foram inseridas em plataforma online, no servidor, e ganharam segurança. O time comercial passou a acessar a informação atualizada em D-1, ou seja, dados com informação até o dia de ontem.

“Ágil, interativo e visual, o Tableau analisa dados com rapidez e segurança. Logo percebemos suas vantagens em relação ao processo mecânico e a ferramenta se tornou estratégica para as tomadas de decisão no Porto Itapoá”, afirma Rafael.

Renata Saraiva Rodrigues, supervisora de Planejamento Comercial, elogia o trabalho da equipe ÁXE Tecnologia. Ela relata que ao repassar uma necessidade, a equipe ÁXE escuta, entende e traz uma solução. Ela comenta que mudanças que não estavam no escopo inicial são comuns, pois, só com a utilização e experimentação, a equipe vai percebendo a necessidade de ajustes. “Admiro o trabalho da ÁXE, pois eles fazem questão de estudar cada cliente e seu processo, que é bem específico. E eles estão sempre disponíveis para atender nossas solicitações”, atenta Renata.

Rafael confirma que para inovar a companhia deve trabalhar diversos alicerces e ter processos bem estruturados, indicadores automatizados e disponíveis para medir os resultados dos processos e o impacto que a inovação traz. “Automatização dá a informação correta e com agilidade, o que faz toda a diferença para a tomada de decisão. Iniciamos com a área Comercial e já estamos nos organizando para ampliar”, reitera.

O valor do tempo

Renata conta que automatizar os indicadores trouxe agilidade e eficiência à área comercial, que agora pode trabalhar com mais planejamento, estratégia e análise. “Ainda temos muito a melhorar, mas uma coisa é certa, é muito importante trabalhar com dados. Quantidade e qualidade que geram informações estratégicas, com rapidez, veracidade e confiabilidade. Conquistamos uma visão global do Porto Itapoá. Essa percepção é unânime. A equipe comercial ganhou autonomia e velocidade para tomada de decisão junto ao cliente”, finaliza.

Início

Em março de 2020, a utilização do Tableau ganhou força no Porto Itapoá, quando o atendimento e o suporte passaram a ser realizados pela ÁXE Tecnologia. O Projeto teve início com o alinhamento dos indicadores que seriam trabalhados e as ações eram realizadas por etapas, em escopos ou projetos separados. Tudo era aprovado individualmente, checado e, na sequência, acontecia a liberação para a etapa seguinte.

Aos poucos, os gestores do Porto perceberam os benefícios que a automatização de dados traz e, no fim de 2020, iniciaram um trabalho completo e contínuo, com um profissional da ÁXE Tecnologia dedicado e uma equipe de apoio preparada para dar suporte ao atendimento do Porto Itapoá. Uma particularidade desta ação é que, por causa da pandemia, todo o projeto e atendimento da ÁXE Tecnologia ao Porto Itapoá é realizado de forma remota, desde o início.

Entrega personalizada

Para a ÁXE Tecnologia, cada empresa é única e cada cliente é atendido conforme as particularidades de seu negócio. Tudo é personalizado, desde a estratégia, até a eleição de prioridades, a criação da proposta de atendimento, as análises, as interações, o desenho dos painéis, a segmentação, a busca de dados, o desenvolvimento e a execução. “A equipe ÁXE é ágil e está sempre à disposição. Atende as nossas necessidades com proatividade e apresenta soluções criativas”, enaltece Rafael.

Atendimento

Alexandre Borges, sócio da ÁXE Tecnologia e gestor do atendimento ao Porto Itapoá, destaca que o uso do Tableau e do DW potencializaram uma virada de chave no consumo de dados. “É comprovado! A gente percebe diferenciais e excelentes oportunidades a partir da análise dos dados”, confirma. Borges aproveita para valorizar a equipe ÁXE, que é comprometida com o sucesso do cliente, com suporte positivo e sempre disponível.

“Uma coisa é certa! O nosso sucesso é o sucesso do cliente. Sabemos que é só estando junto do cliente que entendemos suas reais necessidades, percebemos e criamos soluções a partir dos dados. Muito orgulho da equipe ÁXE!”, finaliza Borges.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version