SEGS Portal Nacional

Demais

Você já ouviu falar em Viés Inconsciente? Sabe o que é isso?

  • Quinta, 24 Junho 2021 10:33
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Adriane Galdino
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Quando você precisa tomar uma decisão, simples ou mais complexa, já parou para pensar os motivos que te fazem escolher a melhor?

,Quando você precisa tomar uma decisão, simples ou mais complexa, já parou para pensar nos motivos que te fazem escolher a melhor opção? E naquela famosa primeira impressão quando vimos alguém pela primeira vez? Se nunca a viu essa pessoa antes, como consegue ter uma impressão dela sem trocar nenhuma palavra? Isso tudo pode ser o seu viés inconsciente.

Mas calma, isso não é bom ou ruim. Isso acontece porque as suas ações e decisões tomadas costumam se basear, em muitos casos, em experiências vividas anteriormente e no conhecimento que se adquire ao longo da vida. Essa decisão, meio que automática sobre determinados assuntos, grupos ou pessoas acaba sendo "enviesada", ou seja, é um viés inconsciente.

Vou citar aqui alguns exemplos práticos para entender isso melhor. Se você olha na rua para uma pessoa com roupas pretas, piercings e tatuagem, logo imagina que a pessoa gosta de rock. Já quando vê uma pessoa com deficiência visual, é comum achar que ela precisa de ajuda para atravessar a rua ou que tem uma vida mais difícil.

Esses exemplos são estereótipos causados pelo viés inconsciente. Que foi formado pelas suas vivências, filmes, novelas ou séries que assistiu, livros que leu, entre outras experiências.

Mas qual o real impacto do viés inconsciente nas empresas?

O viés inconsciente no ambiente corporativo pode causar problemas. Por exemplo: na hora da contratação, se não focarmos nas competências dos candidatos, pode-se decidir de forma discriminatória por conta de um viés inconsciente. É bem comum ver equipes formadas por pessoas com as mesmas características do líder que as selecionou.

Outro exemplo é a não aceitação de um novo profissional num setor devido a uma experiência negativa anterior porque o antigo funcionário não conseguia bater as metas e tinha deficiência de fala. O novo profissional possui a mesma deficiência, porém, uma formação superior e um histórico profissional impecável. Mesmo assim, o grupo não o aceitará bem.

Mas como lidar com o viés inconsciente?

O primeiro passo é ter ciência de que ele existe. Orientação dos profissionais e treinamentos que visam demonstrar esse preconceito são ações que minimizam a exclusão. A experiência precisa ser mais valorizada do que determinadas características como idade, sexo, deficiência e aparência. Se a valorização das características adequadas para o trabalho ocorre desde o recrutamento, há mais chances de que os gestores e as equipes também percebam o novo colega de trabalho pelos seus feitos profissionais, evitando que se criem imagens baseadas no viés inconsciente.

Outra forma eficiente de lidar com o viés inconsciente é se permitir ter novas experiências. Dessa forma, é possível quebrar paradigmas e criar pensamentos novos sobre um determinado assunto. Aqui eu deixo um questionamento: Quando foi a última vez que você fez algo novo pela primeira vez?

O viés inconsciente existe e faz parte de todos nós, mas ele pode ser controlado para garantir que não se crie pré-conceitos sem antes buscar conhecer o próximo. A diversidade está no centro das ações e decisões de milhares de organizações em todo o mundo. Líderes já perceberam que a inclusão faz com que uma empresa seja mais humana, sustentável e lucrativa, fato comprovado por pesquisas de instituições respeitadas, como McKinsey, por exemplo.

Para finalizar, lembre-se que a inovação é feita de diversidade. E mesmo que você pense ser uma pessoa que aceita a diversidade, termino esse texto com uma frase que li esses dias: "Diversidade é chamar para a festa, inclusão é convidar para dançar".

Espero que tenham gostado da leitura.

No meu livro Gestão Profissional na Prática, eu falo deste e de muitos outras temas relevantes para alanvancar os resultados do seu negócio. Clique aqui para saber mais.

Filipe Colombo, empresário e CEO da Anjo Tintas


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version