SEGS Portal Nacional

Demais

Importar para suprir: como estabilizar o mercado interno em períodos de entressafra e alta demanda por produtos

  • Quarta, 16 Junho 2021 10:23
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aline Porfírio
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Comerciantes precisam de habilidade para driblar os desafios de alta do mercado e atender às necessidades dos clientes.

Desde o início da pandemia um fantasma assombra os brasileiros: a inflação. Para quem frequenta supermercados é evidente o aumento no preço de diversos produtos, e há muitas explicações para isso. A mais comum e defendida pelos especialistas é a alta dólar, que encarece os insumos agrícolas e impacta diretamente o valor dos produtos comprados por importação. O outro fator é a alteração na demanda. Com as restrições de funcionamento de comércios, o fluxo de consumo mudou e, consequentemente, o de produção também. Alguns produtos passaram a ter alta procura e pouca produção, encarecendo o preço. Por último a entressafra. Em períodos de pouca oferta de produtos plantados em solo nacional e alta demanda interna, é necessário importar para garantir o abastecimento doméstico e o controle nos preços.

Do ano passado até agora dois produtos da cesta básica se destacam como os líderes em disparo de preço: o óleo de soja, que teve aumento 82,34% no acumulado dos últimos 12 meses, e o arroz, com 56,67% de aumento. Os dados foram apresentados pelo IBGE (Instituto Brasileiros de Economia e Estatística) no início de maio. O caso do arroz explica a relação de demanda interna do Brasil x importação. No ano passado houve uma redução de área plantada, ocasionando menor oferta do produto. Porém, com a pandemia, a demanda por arroz no mundo explodiu e as exportações cresceram 98%. Neste cenário de alta procura e pouca produção, o preço subiu.

Para dar conta do abastecimento interno, o Brasil importou o terceiro maior volume de arroz da história em 2020. As importações totalizaram 217,42 mil toneladas (equivalente casca), cerca de 16% acima do que foi registrado no mês anterior e 239,5% maior do que o comparativo anual. A maior parte dos envios veio dos Estados Unidos. A tentativa do governo foi de equilibrar o preço na balança comercial, para dosar o aumento ao consumidor final.

No ano passado o Brasil, que é o maior produtor de soja do mundo, teve que importar o produto dos Estados Unidos para abastecer o estoque interno, visto que um alto volume foi importado pela China ao mesmo tempo que a demanda interna pela soja cresceu no período de entressafra. Ação parecida acontece todos os anos com o alho nacional, que tem a oferta no varejo diminuída no período maio a julho por conta da entressafra, e é amparado pelo alho chinês, que mesmo com taxa de importação e medida antidumping empregados, ainda é competitivo no mercado e desacelera a alta do produto para o consumidor final.

A visão do comerciante: Os comerciantes são os intermediários nesse cenário, e ficam responsáveis por tentar a melhor compra e garantir o abastecimento interno. Com tantas oscilações de preços e demanda por importação e exportação, eles buscam fazer uma verdadeira ginástica para conseguir equilibrar o preço, especialmente em períodos de escassez.

Waldir de Lemos, presidente da Brastece (Confederação Brasileira das Associações e Sindicatos de Comerciantes em Entrepostos de Abastecimento), destaca que alguns produtos em época de entressafra têm sua demanda normalmente diminuída, pelo fato do mercado já estar habituado com a época de safra. Mas, quando não é o caso, os comerciantes buscam saída em pequenas produções ou em outras regiões. “Quando a entressafra é localizada, o comerciante busca a mercadoria de outra região produtora, como manga, abacate, cebola, etc. Tentamos sempre oferecer produtos de qualidade o ano todo e com preço estabilizado. Quando vemos que o produto está inflacionado demais pela relação de oferta e demanda, somos transparentes com os clientes. Nesse caso, vale até a dica do que pode substituir o produto nessas épocas”, explica.

Para o comprador vale sempre se atentar aos períodos de entressafra, às oscilações do mercado e trabalhar com o maior período possível de antecipação, assim, evitará gastos demasiados. Você pode conferir o calendário de safras do país pelo site da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento): https://www.conab.gov.br/images/banners/Calendario-de-Safras-e-Prohort-2021.pdf

Brastece - A Confederação Brasileira das Associações e Sindicatos de Comerciantes em Entrepostos de Abastecimento existe desde 2010 e exerce o papel de defesa dos trabalhadores atacadistas da cadeia de alimentos, buscando validar o trabalho do comerciante dos entrepostos e trazer inovações, investimentos e melhorias para o setor. Hoje ela representa 27 entidades distribuídas por todo o país.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version