SEGS Portal Nacional

Demais

Projeto Converse City Forests propõe reflexão sobre a mudança climática - por meio de inundações virtuais no Rio de Janeiro

  • Terça, 15 Junho 2021 18:21
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jeff Pacheco
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Créditos: SWEAT Productions

A partir de projeções visuais em marcos históricos da cidade, como o Museu do Amanhã e os Arcos da Lapa, a iniciativa evidencia o impacto de ações locais ao criar alerta sobre a elevação do nível dos oceanos e consequências disso no cenário urbano

Com uma história arraigada na contracultura desde sua popularização entre jovens nos anos 50, Converse, a criadora dos icônicos tênis All Stars, segue quebrando barreiras. Integrando moda, arte urbana, sustentabilidade e potências criativas ao redor do mundo, o projeto global Converse City Forests tem demonstrado o grande impacto de ações locais afirmativas, por meio do poder de transformação socioambiental da expressão artística e da criação de uma plataforma que coloca vozes e narrativas historicamente silenciadas no centro do palco.

Em curso desde 2020, a iniciativa promove a pintura de murais com uma tinta fotocatalítica desenvolvida pela Graphenstone, que, durante seu processo de secagem e ao longo de sua vida útil, absorve parte das substâncias nocivas presentes no ar - como o gás carbônico, um dos principais responsáveis pelo efeito estufa - para purificá-lo em seu entorno.

Após passar por cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, Converse volta à capital carioca para promover uma reflexão sobre o impacto das mudanças climáticas decorrentes do aquecimento global e materializar suas consequências de forma virtual antes que elas se tornem realidade. No último domingo, a marca promoveu projeções em marcos históricos do Rio de Janeiro, como o Museu do Amanhã e os Arcos da Lapa, que simulam os efeitos de sua inundação, com palavras de ordem que convidam o espectador a rever seu estilo de vida para preservar o que ainda resta da natureza. Isso porque artigos científicos já preveem uma elevação iminente no nível dos oceanos, em decorrência do aumento da temperatura global e o consequente derretimento das geleiras.

Com projeções alarmantes para os próximos séculos, o problema já está presente: o nível dos oceanos está subindo aproximadamente 3 milímetros por ano, segundo estudo da NASA (Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço), e este número tende a crescer cada vez mais caso as emissões de gases nocivos não sejam reduzidas drasticamente nas próximas décadas. O fenômeno afetaria diretamente o convívio humano e a configuração das cidades, especialmente em regiões costeiras como o Rio de Janeiro.

Além das projeções em videomapping, criadas pela VJ carioca Carol Santana, a ação contou com uma "inundação digital" nas redes sociais. Por meio de publicações que trazem telas na cor Azul Oceano, Converse busca gerar awareness sobre a urgência do problema, convidando a audiência a recriar o amanhã por meio das atitudes de hoje, simbolizando como, por meio de atitudes locais como pintar um mural, é possível contribuir para a amenização deste cenário. A iniciativa contou com o apoio de artistas como os atores Maria Flor e Ícaro Silva, a cantora Majur e a criadora de conteúdo Maria Bopp, conhecida pelo sarcástico personagem Blogueirinha do Fim do Mundo.

Toda a comunidade All Star brasileira, como a marca se refere à sua rede de porta-vozes e parceiros, teve acesso em primeira mão a imagens de backstage do processo de montagem por meio da ferramenta Close Friends do Instagram, incentivando-a a juntar-se ao movimento e acompanhar a narrativa, que ainda conta com uma próxima fase, prevista para acontecer até o final de junho.

O projeto, que já passou por cidades como Bangkok, na Tailândia, Sydney, na Austrália, e Santiago, no Chile, reúne artistas independentes em obras que exploram temas como igualdade racial e de gênero, diversidade cultural e figuras marcantes da contracultura local, cujo poder de filtragem do ar já equivale a mais de 9 mil árvores ao redor do globo. No Brasil, Converse City Forests marca presença em murais que já contaram com o apoio de artistas expoentes como Rimon Guimarães, André Kajaman, Nila Carneiro e Andressa Monique, colocando o afrofuturismo e as culturas indígenas em pauta.

"O Converse City Forests explora um tema muito importante quando o assunto é sustentabilidade: mostrar como ações que parecem pequenas e locais podem sim ter um impacto global. Isso colabora para que a população, especialmente nas periferias, não só tenha mais acesso a informações sobre o tema, mas também que ela possa fazer uma diferença concreta para mudar o cenário atual, uma vizinhança por vez", conta Marcelo Rocha, produtor e ativista ambiental que integra o time All Star.

O conteúdo pode ser acompanhado pela página oficial da marca no Instagram e no portal global Converse City Forests, que compila as ações realizadas em todas as cidades onde o projeto está presente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version