SEGS Portal Nacional

Demais

Real e Yuan Digital: especialistas da consultoria Capco comentam impactos da moeda digital de banco central

  • Segunda, 17 Mai 2021 08:38
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rafael Machado
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Para além das fintechs, Pix e Open Banking, uma nova revolução desponta no horizonte do mercado financeiro, inclusive do Brasil: as moedas digitais de bancos centrais, ou CBDCs. Mais uma vez, a China saiu na frente com o seu Banco Central (chamado de Banco Popular da China) anunciando a emissão do Yuan Digital para um grupo inicial de até 100 mil pessoas. Já a CBDC brasileira deve ser lançada em 2022, segundo o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Segundo o banco central dos bancos centrais, o BIS, 80% dos BCs do mundo estudam o assunto, incluindo União Europeia, Estados Unidos, Reino Unido, Índia e Rússia.

Os especialistas da Capco, consultoria global de gestão e tecnologia dedicada ao setor de serviços financeiros, Letícia Murakawa e Manoel Alexandre Bueno e Silva explicam que as moedas digitais nacionais guardam semelhanças com as criptomoedas já conhecidas.

"Assim como o bitcoin, as moedas nacionais digitais se baseiam em criptografia para sua emissão e segurança. Porém partem de uma diferença fundamental: sua emissão é centralizada no Banco Central de cada país, contando assim também com um lastro. No caso das demais criptomoedas como o bitcoin, os emissores podem estar pulverizados", afirma Letícia Murakawa, diretora executiva da Capco.

Os especialistas comentam que as moedas digitais de bancos centrais são algo muito novo, mas com grande potencial disruptivo, porque poderiam reduzir a necessidade de intermediários no mercado financeiro e levar à criação de novos produtos no setor. O impacto é grande também em termos de redução de custos - emitir, transportar e guardar dinheiro em papel cédula gera gastos elevado. No entanto, é provável que os dois modelos (digital e tradicional) ainda convivam por muito tempo.

"Uma mudança grande como essa depende muito também da adesão dos usuários e diversos elos do mercado, assim como estamos vendo com o Pix e o Open Banking. De qualquer forma, ao avançar nesta área, os Bancos Centrais buscam liderar também essa nova onda de inovação", reforça Manoel Alexandre Bueno, Head do CAPCO Digital Lab São Paulo.

Os executivos estão à disposição para comentar este e outros temas do mercado financeiro. Confiram abaixo os mini-cvs dos porta-vozes.

Mini Currículos

Letícia Murakawa, diretora executiva da Capco

Letícia Murakawa possui 20 anos de experiência profissional na indústria de pagamentos e instituições financeiras com passagem em empresas como Citi, Credicard (emissore de cartões), Diners (banderia), Rede (Adquirência), Idemia (fábrica de cartões) completando o ciclo de empresas no Ecossistema de pagamentos. Nos últimos anos canaliza seu conhecimento de indústria atuando em empresas de consultoria como Accenture e atualmente Capco.

Manoel Alexandre Bueno e Silva, Head do CAPCO Digital Lab São Paulo

Manoel Alexandre possui 17 anos de experiência profissional na indústria financeira, sempre com foco no desenvolvimento de novas soluções, otimização de processos e mudanças culturais. Nos últimos anos é responsável pelo laboratório de inovação da Capco em São Paulo, suportando o mercado financeiro brasileiro a chegar ao próximo nível.

Sobre a Capco

A Capco é uma consultoria global de gestão e tecnologia dedicada ao setor de serviços financeiros. Nossos profissionais aliam pensamento inovador e conhecimento incomparável no setor para oferecer aos nossos clientes expertise em consultoria, integração de pacotes e tecnologias complexas, entrega de transformação e gestão de serviços, para o avanço de suas organizações. Com nossa abordagem eficiente e colaborativa, ajudamos nossos clientes a inovar, aumentar receitas, gerir riscos e mudanças regulatórias, reduzir custos e aprimorar métodos de controle. Somos especializados particularmente em serviços bancários, mercados de capitais, gestão de patrimônio e investimentos, finanças, seguros, risco e compliance. Nos EUA, também temos prática em consultoria no setor de energia. Atendemos nossos clientes de escritórios nos principais centros financeiros das Américas, Europa e Ásia-Pacífico. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 12, 2025 Demais

Celebrações de final de ano ampliam em 30% as vendas de…

Dez 12, 2025 Demais

Valmet conquista Medalha de Ouro da EcoVadis e pelo…

Dez 12, 2025 Demais

Uva-passa na ceia de Natal: polêmica anual que divide…

Dez 12, 2025 Demais

Make a Cake garante as sobremesas para festas do final…

Dez 12, 2025 Demais

Natal 2025 inaugura a Era do Consumo Emocional no…

Dez 12, 2025 Demais

Coleta genética e endurecimento de penas: entenda nova…

Dez 12, 2025 Demais

Verão ativo: retomada das atividades físicas aumenta e…

Dez 12, 2025 Demais

Série documental Sabores do Paraná realiza expedição…

Dez 11, 2025 Demais

Documentário “Alphaville, o bairro: história em…

Dez 11, 2025 Demais

Do boato à evidência: o que a ciência explica sobre a…

Dez 11, 2025 Demais

O esgotamento invisível do fim do ano: especialista…

Dez 11, 2025 Demais

Com a chegada do verão, cresce a busca por resultados…

Dez 11, 2025 Demais

Morar nos EUA exige mais do que um sonho

Dez 11, 2025 Demais

Muito além da salada: o papel invisível do azeite na…

Dez 11, 2025 Demais

Quer jogar tênis em 2026? Tudo que você precisa saber…

Dez 11, 2025 Demais

Tendência e dicas de maquiagem das passarelas para o…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version