SEGS Portal Nacional

Demais

Nozes e castanhas: a nova estrela do mercado brasileiro

  • Quinta, 13 Mai 2021 18:02
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ercília Ribeiro
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Foto - Getty Imagens

Segmento de castanhas e nozes já representa 18% do total das exportações e está cada vez mais presente na alimentação dos brasileiros

O consumo de castanhas, nozes e frutas secas no mundo tem aumentado em 6% ao ano, de acordo com a International Nut Council (INC). O segmento já representa 18% do total de exportações brasileiras.

Depois de aumentar em 41% o volume exportado e em 78% as receitas provenientes da venda de diferentes qualidades de nozes e castanhas a outros países em 2018 comparado com 2017, o Brasil registrou o envio de 21 mil toneladas de produtos desta natureza para o exterior, com receita de US$ 190 milhões. A cifra é pouco representativa perto de outros produtos da balança comercial do agronegócio e os números poderiam ter sido muito melhores com investimentos adequados em ferramentas de estímulo ao cultivo destes produtos.

Para que o mercado cresça de maneira apropriada, é preciso estimular não apenas a produção e o consumo, mas a cadeia de forma responsável. Recentemente a Positive Brands colocou no mercado uma nova marca snacks para beneficiar a produção, incentivando o pequeno e o médio produtor e expandindo a potencialidade do consumo de oleaginosas.

O Nutco nasceu com uma tecnologia chamada fresh roast que garante que o produto chegue fresco e crocante até o consumidor, preservando as características naturais do alimento e mantendo o sal na medida certa. A combinação de aromas e texturas provocam uma experiência sensorial impactante por usar em sua composição um óleo mais nobre que o de soja, o de girassol, além do produto ser livre de glúten. O Mix de Nozes, por exemplo, é composto por castanhas de caju (40%), amêndoas (10%) e amendoins (50%) salgados, valorizando os insumos do nosso território. Diferente da concorrência, o petisco não apresenta uva passa, sendo um atrativo a mais para quem não gosta da presença da frutinha. Além do Mix de Nozes, o produto ainda pode ser encontrado nos sabores de Amendoim e Castanhas de Caju.

Fazendo parte da Positive Brands, o Nutco herda os pilares de Fairtrade, B Corp e Fresh Roast. Isso significa que a marca busca chegar em um modelo 100% do comércio justo de castanhas, além de possuir um modelo de negócio que não visualiza apenas lucros, mas também com retorno à sociedade e ao meio ambiente.

Por trás da marca estão os irmãos Rodrigo e Felipe Carvalho que já estão há alguns anos promovendo um comércio mais justo para quem está no campo. “Apesar do pouco tempo no mercado, os snacks estão fazendo história ao fomentar a agricultura familiar, auxiliando no combate à pobreza, igualdade de gênero e a sustentabilidade. Acreditamos que alimentos genuinamente brasileiros como as castanhas, produzidas prioritariamente em solo nacional por agricultores de pequeno e médio porte, sejam uma ferramenta de transformação social impactando positivamente a cadeia inteira”, explica Rodrigo.

Além da pegada positiva, a marca é a primeira a divulgar os percentuais de cada nut nas embalagens adotando a transparência e o respeito ao consumidor. A embalagem também é compensada através da parceria com o selo Eu Reciclo.

Sobre Positive Brands:

Somos uma plataforma de marcas com propósito, ou seja, buscamos atingir lucros e ser referência em nossos nichos de mercado, que mantêm um forte compromisso de preservação do bem estar do planeta. Estamos alinhados com as novas maneiras de produção e somos convictos de que é possível crescer e se destacar sendo responsáveis, conscientes e comprometidos para diminuir ao máximo os danos causados na produção de nossos produtos. Acreditamos que empresas podem crescer com responsabilidade e ética, prezando pela sustentabilidade, pela valorização dos seus colaboradores e do meio ambiente, gerando um ciclo virtuoso de impacto positivo no mundo. Temos em nosso DNA o compromisso de levar ao consumidor produtos naturais, sem aditivos ou conservantes, e trabalhamos para reduzir ao máximo nossas emissões de carbono e lixo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 12, 2025 Demais

Celebrações de final de ano ampliam em 30% as vendas de…

Dez 12, 2025 Demais

Valmet conquista Medalha de Ouro da EcoVadis e pelo…

Dez 12, 2025 Demais

Uva-passa na ceia de Natal: polêmica anual que divide…

Dez 12, 2025 Demais

Make a Cake garante as sobremesas para festas do final…

Dez 12, 2025 Demais

Natal 2025 inaugura a Era do Consumo Emocional no…

Dez 12, 2025 Demais

Coleta genética e endurecimento de penas: entenda nova…

Dez 12, 2025 Demais

Verão ativo: retomada das atividades físicas aumenta e…

Dez 12, 2025 Demais

Série documental Sabores do Paraná realiza expedição…

Dez 11, 2025 Demais

Documentário “Alphaville, o bairro: história em…

Dez 11, 2025 Demais

Do boato à evidência: o que a ciência explica sobre a…

Dez 11, 2025 Demais

O esgotamento invisível do fim do ano: especialista…

Dez 11, 2025 Demais

Com a chegada do verão, cresce a busca por resultados…

Dez 11, 2025 Demais

Morar nos EUA exige mais do que um sonho

Dez 11, 2025 Demais

Muito além da salada: o papel invisível do azeite na…

Dez 11, 2025 Demais

Quer jogar tênis em 2026? Tudo que você precisa saber…

Dez 11, 2025 Demais

Tendência e dicas de maquiagem das passarelas para o…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version