SEGS Portal Nacional

Demais

Agência 213 Studios, fantasy game Rei do Pitaco e Resende FC levam Youtuber Cartolouco para dentro do Campeonato Carioca de futebol e atingem mais de 10 milhões de visualizações em websérie

  • Terça, 27 Abril 2021 11:23
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Pedro Franco
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Em campanha realizada pela 213 Studios e Resende FC, o jornalista e Youtuber Lucas Strabko, conhecido como Cartolouco, foi oficialmente contratado pelo clube. Durante a participação do time no Campeonato Carioca, o influenciador protagonizou websérie mostrando os bastidores da rotina do time

A campanha teve repercussão internacional e foi encerrada no último sábado, com a convocação do Youtuber para o jogo contra o Vasco da Gama, levando a ação ao topo dos Trending Topics, no Twitter

(Websérie realizada pela 213 Studios, em parceria com Resende FC e Rei do Pitaco, levou Youtuber para dentro de clube do Rio, revelando bastidores e engajando dezenas de milhares de seguidores)

Há pouco mais de 40 dias, um clube de menor investimento, da região do Vale do Paraíba, Rio de Janeiro, chocava o noticiário esportivo anunciando a contratação do Youtuber Lucas Strabko, conhecido como Cartolouco, para a disputa do Campeonato Carioca. Ficou claro logo em seguida que se tratava de uma campanha de marketing desenvolvida pela agência 213 Studios, em parceria com o Resende FC, clube que tem o gigante francês Olympique de Lyonnais entre os sócios.

Durante sua passagem pelo clube, o Youtuber apresentou uma websérie que culminou com sua convocação para o jogo contra o Vasco da Gama, na última rodada. Dividida em 8 episódios, a série já soma mais de 10 milhões de visualizações no Youtube, Instagram e Facebook. Com patrocínio do fantasy game Rei do Pitaco, a campanha chegou ao topo dos trending topics pela 5º vez em pouco mais de 1 mês, antes do apito inicial do último jogo, inundando as redes sociais com dezenas de milhares de menções.

No dia 3 de março, o Resende FC anunciou a contratação de Cartolouco como reforço para o futebol do clube. Muitas interrogações surgiram em torno da inusitada contratação. Logo nos primeiros dias, o Youtuber comunicou o lançamento da websérie "Um Dia De", na qual o jornalista viveu na pele e buscou dar visibilidade aos profissionais que passam despercebidos no cotidiano do esporte.

Marcelo Montenegro, diretor de marketing do Resende FC, fala sobre a iniciativa. "Nós tivemos a ideia de construir, a quatro mãos, essa ação de marketing com o primeiro patrocinador do canal de Youtube do Lucas, que é o fantasy game Rei do Pitaco. Nós achávamos que tinha tudo a ver, pois um dos diferenciais do Rei do Pitaco, é que os usuários podem escalar jogadores no banco de reservas. Conseguimos manter o mistério até a última rodada e anunciamos que o Cartolouco foi escalado para enfrentar o Vasco da Gama, e fomos pela quinta vez durante a ação, um dos assuntos mais comentados do Brasil no Twitter", afirma.

Nas redes sociais, o Resende FC viu seus números de seguidores saltarem 255% no Twitter e 195% do Instagram, além de um aumento de 1.440% no alcance do Facebook. Paralelamente, o Clube lançou o primeiro plano de sócio-torcedor da história e o clube do interior do estado do Rio de Janeiro alcançou fãs de todo o país.

(Youtuber Cartolouco comemora gol do time contra o Vasco da Gama)

Campanha repercute na BBC, de Londres, L’Equipe, da França e A Bola, de Portugal, despertando o interesse de clubes europeus para produzirem a segunda temporada da série. Contrato com equipe do velho continente já está em discussão

Na imprensa, mesas redondas e nomes importantes do futebol passaram a debater a contratação, garantindo um retorno em mídia espontânea que ainda segue reverberando. O ex-jogador do Flamengo e Seleção Brasileira, Zico, foi um dos críticos da ação. Por outro lado, veículos internacionais como o L’Equipe, da França, BBC, da Inglaterra, e A Bola, de Portugal, produziram conteúdo sobre o então jogador do Resende, abordando a sinergia e os impactos da campanha.

Aos poucos, a presença de Cartolouco na Pelé Academia, o centro de treinamentos do Resende, se tornou cada vez mais benéfica para a rotina do clube. A campanha não apenas levou a marca do Resende FC e seus patrocinadores até a base de fãs do influencer, mas despertou o interesse de clubes e marcas européias para reproduzir a ação fora do Brasil.

"Desde quando cheguei no Resende, a minha missão foi valorizar o estadual, milhares de atletas e profissionais que dependem disso para colocar comida na mesa e também centenas de clubes que dependem desse tipo de competição para sobreviver. Assistam a websérie. Com meu bom humor de sempre eu quis mostrar como é a rotina desses caras que se doam demais. Foi o maior barato desenvolver esse projeto, principalmente no Resende que tem um trabalho muito sério e boa estrutura", comenta Cartolouco.

(Campanha repercute no diário francês L’Équipe)

Fantasy game ultrapassa 10 mil downloads durante a ação

No último jogo, contra o Vasco da Gama, fantasy game Rei do Pitaco, que já patrocinava o canal do do Youtuber, foi o patrocinador master do Resende FC, estampando sua marca no local mais nobre da camisa. O volume de audiência que migrou das redes sociais para o jogo garantiu enorme impacto para a marca: foram mais de 10 mil downloads do aplicativo durante a partida.

Braulio Medina, Head of Growth no Rei do Pitaco, comenta sobre a decisão de patrocinar o projeto. "Enquanto startup, nós do Rei do Pitaco compreendemos o que é ter que fazer muito com poucos recursos. Por isso, quando vimos o trabalho que o Lucas (Cartolouco) havia idealizado junto com o Resende FC e a 213 Studios, decidimos nos engajar na concepção do projeto e patrociná-lo. Então, divulgamos que o Cartolouco estava disponível para ser escalado dentro do nosso aplicativo, que foi o primeiro fantasy game do Brasil a suportar os estaduais e possuir banco de reservas. Usamos nosso próprio aplicativo para divulgar este momento, que consideramos perfeito para todos: Cartolouco, Resende e Rei do Pitaco".

Para coroar o sucesso do projeto de Cartolouco, a história teve boa repercussão no Velho Continente. Mesmo sem entrar em campo, o ‘jogador’ despertou o interesse de clubes até da Europa para a gravação de uma segunda temporada da websérie. A improvável jornada de um Youtuber em um dos campeonatos de futebol mais tradicionais do país chegou ao fim prestes a conquistar novos territórios.

A 213 Studios é idealizadora e produtora no projeto. Bruno Sousa, CEO da companhia, fala sobre as perspectivas de uma segunda temporada da série no exterior.

"Para essa segunda temporada, nosso objetivo é mostrar o próximo passo na realização do sonho de um jogador profissional, que é ser contratado por um clube europeu. Queremos mostrar os aspectos positivos dessa jornada, os bastidores de um grande clube da Europa, o dia a dia dos brasileiros que já alcançaram esse patamar, mas também, as dificuldades enfrentadas para se adequarem a novas culturas e a um modo de vida completamente diferente da origem da maioria desses atletas. Acreditamos que o esporte é uma das melhores formas de contar boas histórias e apostamos muito nessas iniciativas." encerra o executivo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version