SEGS Portal Nacional

Demais

Mercur inicia projeto de inovação e convida startups, universidades e pessoas a contribuírem

  • Terça, 20 Abril 2021 09:47
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Matheus Pandolfo
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Empresa de 96 anos aposta na cocriação e na mudança de cultura para atualizar produtos e processos

Aos 96 anos e após uma década de profunda transformação, a Mercur, indústria da área da saúde e educação, está apostando na inovação para se tornar ainda mais competitiva e enfrentar o cenário econômico adverso pós-pandemia. Sem abrir mão de seu princípio de criar um mundo de um jeito bom para todo mundo, ela quer renovar sua cultura interna, incentivar o intraempreendedorismo e cocriar novos produtos, serviços e soluções junto com empresas, universidades, startups e organizações da sociedade civil.

Para alcançar esse objetivo, a empresa está lançando uma Tese de Inovação — um documento que reúne seus objetivos, focos e as principais tendências de mercado —, criada com a consultoria da Semente Negócios. Ela está disponível no Portal da Inovação da Mercur em bit.ly/InovaçãoMercur, que também será uma vitrine de todo o processo. Nele, por exemplo, estão disponíveis seis macrodesafios que a organização mapeou para os próximos anos e que, para solucioná-los, espera contar com a colaboração de outros atores. São eles:

Maker Learning - criação de produtos/serviços que dialoguem com a tendência do Maker Learning;
Tecnologia Embarcada - relacionado ao desenvolvimento de novos produtos (especialmente wearables) e/ou a incorporação de tecnologias aos produtos já existentes;
Aplicações de Realidade Aumentada - voltado ao aprofundamento de relacionamentos e da comunicação com os públicos da Mercur, especialmente na linha de Educação;
Terceira Idade - relacionado a novas formas de comunicação e relacionamento com o público da Terceira Idade;
Diminuição do uso de Plástico - voltado tanto à redução do plástico nas embalagens e produtos;
Novas lógicas de distribuição - desafio voltado a diminuir os custos de frete da Mercur, além da redução da pegada de carbono, especialmente no E-commerce.

Quem desejar contribuir com a solução dessas questões pode entrar em contato com a empresa através do site: bit.ly/DesafiosMercur. “Queremos nos conectar com esse ecossistema de inovação para cocriar soluções que atendam as necessidades das pessoas, estejam conectadas com a realidade e objetivos da Mercur e contribuam para a criação de um mundo bom para todo mundo”, afirma Cássia Hoelzel que é uma das pessoas à frente do Projeto de Inovação. Ela afirma que a empresa planeja, a partir do segundo semestre de 2021, realizar alguns de eventos, hackathons e outras atividades online para potencializar as ações do projeto.

A Mercur também está apostando na inovação interna, buscando tornar seus processos mais ágeis e incentivar o intraempreendedorismo. “Nosso objetivo não é criar uma área de inovação, é fazer ela correr na veia. É mudar a cultura da organização para que as pessoas tenham esse olhar para os nossos processos e produtos e proponham novas soluções que possam ser desenvolvidas, testadas e lançadas rapidamente, sem abrir mão de nossos princípios”, afirma Douglas Hoelzel Hermes que atua no Projeto de Inovação e na Coordenação Financeira da empresa.

O primeiro passo para isso foi realizado no fim de 2020 com um hackathon no qual alguns colaboradores com experiência nos processos de desenvolvimento de produto da Mercur foram convidados a participar. Nesse encontro, eles foram instigados a buscar novos produtos e serviços relacionados às Linhas de Trabalho que já existem na empresa. “Estamos trabalhando para viabilizar e testar algumas das propostas. Dessa forma, queremos desenvolver uma cultura mais ágil na Mercur, engajando os times e dando início a uma transformação mais ampla.”, explica Douglas. A história dessa primeira experiência foi compartilhada no podcast CorpUpTalks da Semenete Negócios.

Inovação: a nova virada de chave

A expectativa na Mercur é que o projeto de inovação seja uma nova virada de chave na empresa familiar de 96 anos. A primeira, aconteceu em 2008, quando ela passou por um processo de reflexões no qual questionou seu papel no mundo, a partir de uma perspectiva mais humana e preocupada com o bem-estar do planeta como um todo. Nesse momento, um dos principais questionamentos foi se a forma como atuava estava realmente ajudando as pessoas ou se deixaria um legado apenas de rendimento financeiro e esgotamento de recursos naturais.

A partir disso, decidiu abrir diálogos, promover espaços internos para conversas e acolher diferentes opiniões na busca pela construção do mundo de um jeito bom para todo o mundo. O resultado desse processo foram várias mudanças na organização, como a adoção da gestão horizontal, a escolha da cocriação como um processo para aprimorar e criar produtos e processos, a decisão de abandonar algumas linhas de produtos que estavam desalinhadas com o seu propósito, entre outras mudanças.

Agora, 13 anos depois, a quarta geração da família, da qual Cássia, Douglas e Bruno Hoelzel, que estão à frente do Projeto de Inovação, fazem parte, quer unir os propósitos e crenças desenvolvidos nessa época com a criatividade e a agilidade exigida pelo mercado. “Queremos inovar para valorizar a vida. Nesse processo pelo qual passamos há 13 anos, nosso trabalho deixou de ser apenas uma forma de ganhar dinheiro e passou a ser uma ferramenta de valorização da vida. Hoje, nosso desafio é garantir a continuidade deste jeito de ser em um contexto competitivo de mercado e crise econômica, operando sempre conforme os nossos Direcionadores”, afirma Douglas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version