SEGS Portal Nacional

Demais

Construtechs Sustentam o Caminho Para a Digitalização da Construção Civil

  • Quarta, 14 Abril 2021 10:41
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Paula Ferezin
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

*Diego Mendes

Fazemos parte de um dos mercados de maior relevância no país e temos muito a contribuir com o desenvolvimento do setor, principalmente quando se trata de levar tecnologia e inovação para os canteiros de obras.

Temos um evidente “gargalo” em relação à produtividade. Ou seja, é possível avançar bastante nesse quesito, entregar muito mais em menos tempo, agregando valor na oferta de serviços por meio da transformação digital. Esse é um processo que confere vantagem competitiva às empresas, portanto não se trata de uma escolha, mas sim de uma necessidade célere.

Grande parte deste ativo de inovação é alavancado pelas Construtechs, que são startups relacionadas ao ambiente das obras. Esse modelo de negócios provê a disrupção para o mercado, que necessita romper com antigos paradigmas e acompanhar as tendências mundiais. Afinal, a digitalização passou a ser insumo obrigatório, ainda mais em tempos de pandemia do Covid-19, a exemplo dos bancos 100% digitais, carros autônomos, logística e segurança com veículos aéreos, os drones, etc.

Em recente pesquisa, a consultoria americana McKinsey identificou as tendências e os possíveis cenários para a construção civil pós-Covid, em uma abordagem com mais de 100 especialistas e 400 líderes globais do setor. A análise apontou uma transformação radical nos próximos anos, com mudanças que devem revolucionar a maneira como projetos são desenvolvidos, gerenciados e entregues.

Entre as movimentações importantes, que estão no centro dessa revolução, encontram-se a sustentabilidade, digitalização e investimento em tecnologia. Cerca de 80% dos líderes e especialistas entrevistados concordam que essas mudanças irão impactar totalmente os processos e a estrutura das empresas de construção, sendo que 60% deles acreditam que essa revolução acontecerá nos próximos cinco anos.

Certamente, a contemplação desse cenário contará com a presença das Construtechs, que desenvolvem soluções para diferentes etapas do ecossistema, desde o planejamento até o desenvolvimento de projetos.

No Brasil, segundo a consultoria de investimentos Terracotta Ventures, foram contabilizadas em 2020 mais de 700 Construtechs e Proptechs. Isso significa um crescimento de 23% em relação ao ano anterior e 180% em relação a 2017, quando começaram a mapear o setor.

Existem grandes oportunidades também no ambiente estrutural, isto é, nos canteiros de obras junto às construtoras que buscam melhorar a velocidade de entrega, reduzir os custos e minimizar os impactos ambientais. Ou seja, caminhamos para um comportamento muito mais sustentável.

Novos empreendedores estão surgindo, fundos aumentam seus investimentos e voltam a atenção para o setor. Lógico, ainda temos muito a trilhar. Mas, esse é o caminho. Não há evolução sem tecnologia. E a construção civil precisa de transformação de verdade!

O foco para aquele empreendedor que está neste segmento, ou quer começar a desenvolver sua Construtech, deve ser a oferta de soluções que atuam direto nas necessidades latentes. Faltam opções que oferecem um real valor com o objetivo de solucionar as necessidades diretas dos clientes, incluindo a relação de custo x benefício e a escalabilidade.

Para mudar essa “chave” é fundamental entender que a construção civil não está mais esperando o futuro chegar. Ela se movimenta em prol de seus alicerces que visam uma nova conjuntura econômica no mercado totalmente baseada em processos digitais e no aumento da produtividade.

* Diego Mendes é COO (Chief Operating Officer) da Trutec e executivo de Desenvolvimento de Negócios da Vedacit. Analista de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e Engenheiro Civil pela UniJorge, com MBA em Economia e Gestão Empresarial pela mesma Universidade, possui mais de sete anos de experiência na área, com passagens pela Larco Petróleo, Prodenge Engenharia e como CEO e co-founder da ConstruCode. Diego foi eleito Personalidade da Tecnologia em 2019 pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP-SP) e recebeu o Prêmio Tecnologia e Inovação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA-BA).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version