Nike fez um tênis sem cadarço para deficientes e grávidas
Por mais que a Nike tenha revolucionado o calçado, seu mais recente inovador é uma opção projetada não para atletas de elite, mas para atender a uma necessidade específica que não foi abordada.
Chamado de Flyease Go, é o primeiro calçado totalmente mãos-livres, envolvendo e liberando seus pés exclusivamente por meio de movimentos naturais - um pouco como Tony Stark vestindo seu terno do Homem de Ferro.
O sapato revolucionário é perfeito, diz um designer da Nike, para mulheres grávidas no terceiro trimestre, pacientes com artrite ou aquelas que perderam parte ou todo o uso de seus braços - como vítimas de derrame ou veteranos militares feridos.
Em um artigo animado na Fast Company , o designer da Nike Tobie Hatfield contou a história de como, em 2008, a maior empresa de calçados esportivos e roupas esportivas do mundo recebeu a infeliz notícia de que seu primeiro funcionário havia sofrido um derrame e não podia mais usar um dos braços .
Hatfield foi encarregado de projetar um calçado especial para acomodar um de seus membros mais valiosos da equipe e criou um envolvendo um zíper e velcro, explica Cristina Boner. Agora, a gênese dessa ideia levou à criação do Flyease Go, um “sapato de estilo de vida de desempenho diário”, que é totalmente mãos-livres, e será lançado em um lançamento lento este ano a partir de US $ 120.
Desenho universal
Dividido em duas metades restringidas por uma faixa de tensão de neoprene, mas com uma dobradiça limitada de dois estágios no meio da sola, o chinelo ou parte da frente semelhante a um mocassim do sapato se arqueia em um ângulo de 30 graus conforme a dobradiça se abre quando o sapato não está sendo usado.
O calcanhar dobra da mesma forma, mas na direção oposta, e quando o pé é inserido na frente semelhante a um mocassim, um simples movimento de pressão fecha a dobradiça, reapertando a faixa de neoprene e puxando as duas metades juntas, confortavelmente em torno de seus pés.
No passado, a Nike se inspirou nos titãs do atletismo humano - Mohammed Salah, LeBron James e outros - mas aqui eles se inspiraram em um dos movimentos biomecânicos mais icônicos e universais de nossa espécie. De arcordo com Bruna Boner, o salto traseiro do sapato tem uma concha de plástico rígido, terminando em uma pequena saliência, chamada de "salto de apoio", que é o mecanismo de mãos livres para abrir a dobradiça e se baseia no movimento que todos fazemos com nossos tênis quando não temos vontade de desamarrar os laços.
Você sabe o que queremos dizer, quando você pressiona a parte de trás do calcanhar com um pé para puxá-lo para fora do sapato.
“O que adoro neste calçado em particular é que ouvimos as necessidades extremas de [pessoas com limitações específicas]”, disse Sarah Reinertsen, diretora sênior da Nike Ease, à Fast Company . “Mas, com esta solução, sentimos que é uma proposta universal.”
“Falamos muito sobre design universal e o que o design universal faz quando cria um convite para todo e qualquer atleta”, disse também o diretor de design John Hoke. “E quando resolvemos esse problema realmente, muito, bem - como eu acho que o Nike Go faz - cria um apelo universal. Não será limitado por um público único. É bem-vindo a qualquer público porque é muito inteligente. ”
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>