Novas estratégias para acompanhar o futuro da energia solar
Por Davi Saadia*
O mercado de energia solar cresce exponencialmente no Brasil. No ano passado, o setor fotovoltaico fechou com 7,5 gigawatts (GW) de potência operacional, liderado pela geração distribuída, responsável por 4,4 GW desse total. Inúmeros fatores contribuem com o crescimento dessa fonte, como o avanço da tecnologia, a queda no preço dos equipamentos e a maior disponibilidade de linhas de crédito pelos bancos que ajudaram na popularização do sistema aos consumidores. Hoje, a energia solar, além de ter um papel importante na contribuição para o meio ambiente, é uma grande alternativa aos altos custos das tarifas de energia elétrica.
Na geração distribuída, além dos sistemas instalados nas residências para a produção da própria energia, existem outras possibilidades aos consumidores, como as usinas de médio porte, que são instalações fotovoltaicas capazes de atender a demanda de energia de indústrias, empresas, comércios, agronegócios e aos próprios consumidores finais, que muitas vezes têm espaços limitados para a instalação de painéis. Esses parques solares estão espalhados por todo o país, sobretudo no Nordeste devido à localização privilegiada no que tange aos níveis de irradiação solar.
Pensando nesse nicho, decidimos investir mais em treinamento e estoque em soluções de alta potência.
A partir de abril, também faremos uma mudança significativa na nossa estrutura ampliando nosso warehouse em três vezes a capacidade atual com o propósito de fazer a montagem dos nossos kits de inversores. Já estamos oferecendo um diferencial no mercado com estruturas personalizadas que podem ser configuradas com suporte para dois, três quatro e seis módulos. Essas iniciativas trarão maior flexibilidade na logística e na entrega dos produtos e melhores custos aos clientes, que já conhecem a qualidade dos nossos equipamentos.
Vale ressaltar que a eficiência na nossa capacidade de atendimento e logística foi fundamental para atingirmos a meta planejada em 2020, mesmo com a pandemia provocada pelo coronavírus, conquistando, em pouco tempo de mercado, a confiança dos nossos clientes.
Parte desse sucesso é a aposta em inovação, com investimentos em sistema para gerenciamento de toda a operação em uma única plataforma, além das excelentes parcerias estratégicas com os fabricantes internacionais de equipamentos fotovoltaicos, que contribuem para a nossa oferta de modernas tecnologias a este segmento.
Diante desse conjunto de ações, acompanhando dia a dia o andamento do mercado, as decisões do governo e os resultados da pandemia, nossa meta, é alcançarmos um faturamento de R$ 500 milhões em 2021, com a venda de 200MW de inversores de alta tecnologia ao setor de energia solar.
*Davi Saadia é CEO da Go Solar, distribuidor de geradores e equipamentos fotovoltaicos, pertencente à Golden Distribuidora.
Sobre a Golden Distribuidora
A Golden Distribuidora possui 30 anos no mercado de distribuição e representa diversos fabricantes mundiais, como HP, LENOVO, EPSON, SAMSUNG, PANASONIC, ACER, LG, DJI, ELECTROLUX, TANKA, ZEBRA, LG, entre outros, sendo considerado também o maior distribuidor de drones do Brasil. No segundo semestre de 2019, criou uma unidade fabril de geradores e equipamentos fotovoltaicos para atender o mercado de geração distribuída no Brasil, sob a marca de Go Solar.
A Go Solar conta com um time comercial com conhecimento técnico dos equipamentos para prestar um primeiro atendimento aos clientes, conta também com um time 100% técnico para suporte ao integrador/instalador para configurações, testes, parametrização, além de todos os fornecedores possuírem suporte técnico no Brasil e estoque para reposição de peças.
Entre as empresas parceiras internacionais destacam-se: Jinko, Trina e Canadian, para os módulos solares, SMA, Solis, Fronius e Sungrow para os inversores, e Weidmuller para as string box e conectores.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>