Mais de 300 milhões de mensagens foram trocadas em atendimentos de chat-commerce no Brasil, revela estudo
Pesquisa da OmniChat aponta que mais de 7 milhões de consumidores foram atendidos em 2020, totalizando cerca de 10 milhões de atendimentos
Um estudo da OmniChat , startup líder no segmento de chat-commerce no Brasil, com os dados mais relevantes do conversational commerce no país, avaliou que a venda por chat deve ser o futuro do e-commerce. A pesquisa ouviu mais de 300 empresas que utilizam a plataforma da empresa, como Arezzo, Havaianas, Brasil Cacau, Domino’s, Leroy Merlin, com o objetivo de mapear o comportamento do consumidor brasileiro durante o ano de 2020. O material sobre o Benchmark Conversational Commerce 2020, pode ser acompanhado na íntegra.
Entre os diversos pontos abordados, a pesquisa revelou que foram realizados no Brasil cerca de 10 milhões de atendimentos via chat no ano passado, totalizando mais de 330 milhões de mensagens trocadas entre vendedores e consumidores. Embora mais da metade dos atendimentos ainda estejam concentrados na região sudeste, com 52,95%, dados mostram que a procura dos consumidores por compras nesse formato quase dobrou na região nordeste em 2020 em comparação aos anos anteriores.
Segundo a pesquisa, São Paulo é o estado que mais busca o atendimento via chat no país, com 34,18% do total de atendimentos realizados no período do estudo. O segundo lugar é do Ceará, com 13,39%, quase um terço de SP. O estudo ainda mostra que esses estados juntamente com Rio de Janeiro (9,37%); Minas Gerais (7,74%), Paraná (6,93%), Rio Grande do Sul (4,33%) representam três quartos de todo o Brasil quando o assunto é compras online por apps de conversa.
Para o CEO da OmniChat, Maurício Trezub, existe uma grande oportunidade de crescimento do chat-commerce nas pessoas acima de 60 anos em função da facilidade que esse meio proporciona. "A terceira idade não conta com domínio da internet. Para esse público, passar por várias e várias etapas de verificação de usuário, apenas para finalizar a compra, pode distanciá-los. Oferecendo uma experiência fluída para essa faixa etária, você começa a fidelizar esse público cada vez mais. As marcas devem ficar atentas a isso", analisou o CEO da OmniChat.
Quando o assunto é a opinião do consumidor, o conversational commerce mostra que pode ter vindo para se tornar uma nova tendência. Entre aqueles que efetuaram alguma compra nesse formato, cerca de 60% assumiu que passará a utilizar esse meio em suas próximas aquisições. Além disso, 68% acredita que a troca de mensagens melhora a experiência ao comprar algum produto.
Sobre a OmniChat
A OmniChat é uma startup líder em chat-commerce no Brasil. Fundada em 2016, em Curitiba, pelos empreendedores Mauricio Trezub e Flávio Negrão, a empresa conta com mais de 10 mil vendedores utilizando a sua solução e já ajudou mais de 300 marcas no relacionamento com seus clientes, entre elas, Arezzo, O Boticário, Leroy Merlin, Swarovski, Marisa, Schutz, Hering, entre outras.
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