Segundo pesquisa, 83% dos respondentes nunca compraram produtos no Dia do Consumidor
Pesquisa da fintech Acordo Certo ainda identificou que entre os que desejam ir às compras nesta data (36%), produtos como móveis, celulares, roupas e calçados são prioritários
Com o objetivo de compreender conhecimentos e percepções sobre o Dia do Consumidor, a Acordo Certo, empresa de renegociação de dívidas, realizou uma pesquisa que identificou que 83% dos respondentes nunca compraram nenhum produto no Dia do Consumidor. Dentre os que já estão de olho na data para ir às compras ao longo desta semana (36%), itens como móveis para casa (28%), celular (21%), roupas e calçados (19%) são prioritários.
A pesquisa também revelou que, de modo geral, os consumidores fazem pesquisas de preço antes da compra (90%), reclamam quando possuem algum problema com o produto ou serviço contratado (83%), costumam planejar suas compras (81%), negociam preços antes da compra (80%) e esperam as lojas realizarem promoções para adquirir os itens que precisam (72%).
Para Thales Becker, CMO da Acordo Certo, os dados apontam para uma maior conscientização dos consumidores, tanto do ponto de vista financeiro e da relação entre consumo e dinheiro, quanto dos direitos que possuem enquanto consumidores.
“Nossa pesquisa identificou que 63% das pessoas se sentem informadas sobre os direitos do consumidor. Outra questão ainda apontou que 93% já ouviram falar do Código de Defesa do Consumidor. O que esses dados refletem é que as pessoas estão informadas sobre os seus direitos e entendem que podem recorrer a esses recursos no caso de se sentirem lesados de alguma forma durante esse período de compra, principalmente em relação às compras online, que devem explodir agora em 2021”, aponta Becker.
Apesar de já terem ouvido falar do Código de Defesa do Consumidor, apenas 35% declaram já ter consultado. Já sobre o dia do consumidor, 64% tem conhecimento sobre a data, ainda assim, a maioria afirma que as promoções oferecidas nesta data são indiferentes (42%) ou negativas (19%), enquanto uma parcela menor avalia as ações como positivas (39%).
Sobre a pesquisa
O levantamento quantitativo foi realizado entre os dias 23 de fevereiro e 04 de março de 2021 com mais de 1.100 entrevistados cadastrados na base da Acordo Certo, sendo que 56% estão concentrados na região Sudeste. Ainda sobre o perfil da amostra, 62% são mulheres e 37% homens.
Sobre a Acordo Certo
A Acordo Certo é uma fintech de soluções voltadas para o bem-estar financeiro dos consumidores, possibilitando a renegociação de dívidas de forma 100% online, com uma abordagem humana, acolhedora e empática. Fundada em 2013 e recentemente adquirida pela Boa Vista, possui mais de 30 empresas parceiras, entre elas varejistas, bancos, financeiras, empresas de telefonia e grupos educacionais, como Santander, Itaú, Claro entre outros. Conta com uma base com mais de 16 milhões de usuários cadastrados. Com um time de mais de 90 Acorders (apelido carinhoso dado aos colaboradores), a empresa já passou por programas de aceleração como Escale Up da Endeavor, Quintessa, boostLAB do BTG Pactual, além de conquistar o selo GovTech da Brazil LAB, certificação Great Place to Work de melhores lugares para se trabalhar e figurar nas listas de 50 Startups que Mudam o Brasil, publicada em 2021 pela Revista Exame, e 100 Startups to Watch de 2020.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>