SEGS Portal Nacional

Demais

Governo Federal celebra o Dia Mundial da Água e promove o Seminário das Águas Brasileiras

  • Quinta, 18 Março 2021 09:51
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ministério do Desenvolvimento Regional
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Evento contará com cerimônia com autoridades e painéis virtuais com participação de representantes do governo, empresas e sociedade civil. Atividades serão de 22 a 24 de março

Para celebrar o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, o governo federal vai promover o Seminário Águas Brasileiras. O objetivo é discutir sobre a importância e os desafios da revitalização das bacias hidrográficas e outros temas relacionados, de modo a garantir água em quantidade e qualidade necessárias para o desenvolvimento do Brasil. A abertura do seminário virtual está marcada para segunda-feira (22), às 15h. As atividades continuam nos dias 23 e 24 de março e podem ser assistidas, sem necessidade de inscrição prévia, neste link. O seminário é uma promoção conjunta dos Ministérios do Desenvolvimento Regional, Meio Ambiente, Controladoria Geral da União, Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ciências, Tecnologia e Inovações e Agência Nacional das Águas.

O evento tem como público-alvo gestores federais, estaduais e municipais, organizações empresariais e da sociedade civil e pessoas engajadas com o tema da água para o desenvolvimento. Antes da cerimônia de abertura, será divulgado o Prêmio ANA 2021, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, que reconhece o mérito de iniciativas que se destacaram pela excelência de sua contribuição para a segurança hídrica no Brasil em oito categorias: Comunicação, Educação, Empresas de Médio e de Grande Porte, Empresas de Micro ou de Pequeno Porte, Entes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH), Governo, Organizações Civis, além de Pesquisa e Inovação Tecnológica.

Programação

Durante três dias de seminário, iniciativas e agendas estratégicas nas áreas de saneamento básico, segurança hídrica, habitação, desenvolvimento produtivo, pagamento por serviços ambientais e prevenção e mitigação de riscos serão abordadas por meio de painéis com a participação de representantes governamentais, da academia, do setor empresarial e da sociedade civil.

No primeiro dia de encontro, serão apresentadas ações de revitalização de bacias hidrográficas com objetivo de garantir segurança hídrica, para incentivar modelos de ocupação e de produção mais adequados aos ambientes naturais. Também será discutida a contribuição do agronegócio para a conservação da água e do solo.

Na terça-feira (23), a partir das 9h30, será abordado o papel das cidades no Programa Águas Brasileiras. Na sequência, serão compartilhadas experiências de empresas, universidades e centros de pesquisas em relação à disseminação de tecnologias e de práticas de gestão que trazem soluções de saneamento e de eficiência no uso de recursos naturais escassos.

No período da tarde, um painel discutirá formas inovadoras de uso racional da água na área de saneamento básico. Isso porque o Brasil perde, em média, 38% da água na distribuição. Além disso, os modelos de financiamento de ações para o setor também serão discutidos em outra palestra.

Já na quarta-feira (24), último dia de encontro, está programado para as 9h30 debate sobre pagamentos por serviços ambientais e o Programa Floresta+. Experiências em andamento serão compartilhadas. Às 11h, será a vez de discutir a valoração da água em suas múltiplas dimensões.

À tarde, o seminário traz estratégias e conceitos para redução de eventos de risco com base em modelos mais adequados de aproximação do ambiente urbano com os ambientes naturais. Por fim, o último painel vai abordar a importância da água como elemento estratégico para o desenvolvimento econômico e para a segurança nacional.

Programa Águas Brasileiras

O objetivo do Programa Águas Brasileiras é revitalizar as principais bacias hidrográficas brasileiras, garantir água em quantidade e qualidade para a população e atrair investimentos privados para projetos de recuperação e preservação de áreas degradadas em diversas partes do País.

Como parte da estratégia para atingir esse objetivo, o MDR selecionou, por meio de edital, 26 projetos de revitalização de bacias hidrográficas, que contemplam mais de 250 municípios de 10 estados. Foram escolhidos 16 projetos para a Bacia do Rio São Francisco, dois para a do Rio Parnaíba, dois para a do Rio Taquari e seis para a do Rio Tocantins-Araguaia.

Os projetos selecionados serão disponibilizados no portal do MDR, visando conectá-los a organizações e empresas que desejem apoiá-los financeiramente. As iniciativas também estão sendo apresentadas a possíveis financiadores. Empresas interessadas em conhecer melhor as iniciativas podem procurar diretamente a Assessoria Especial do MDR, por meio do e-mail , e agendar uma apresentação.

“O apoio à revitalização de bacias hidrográficas é parte da estratégia de sustentabilidade de muitas empresas que atuam no País, que associam o patrocínio a ações desse tipo à sua atividade econômica e ao ganho de imagem junto à sociedade”, destaca o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

O programa reúne, além do MDR, os ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), do Meio Ambiente (MMA), da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a Controladoria-Geral da União (CGU), estados e municípios.

Saiba mais sobre o Programa Águas Brasileiras

SERVIÇO:

Seminário Águas Brasileiras
Transmissão on-line neste link.

Segunda-feira (22)

14h – Entrega do Prêmio ANA

15h – Painel A revitalização de bacias hidrográficas e sua contribuição para a Segurança Hídrica

16h30 – Painel O setor do agronegócio e sua contribuição para a Segurança Hídrica

Terça-feira (23)

9h30 - Painel Águas Brasileiras - Uso racional da água nas edificações

10h30 - Painel Águas brasileiras – Água para beber e produzir

14h - Painel Águas brasileiras – a inovação para a superação dos desafios do saneamento

16h30 - Painel: A inovação para a superação dos desafios do saneamento - novos modelos de financiamento

Quarta-feira (24)

9h30 - Painel Uso do mecanismo de pagamento por serviços ambientais para avanço na agenda de serviços ecossistêmicos e o Programa Floresta+

11h - Painel: Estruturação de mecanismos de valoração da água

14h30 - Painel Reduzindo os eventos de risco por meio de estratégias integradas de desenvolvimento territorial e de aproximação das cidades com a água

16h30 - Painel Água: elemento estratégico para o desenvolvimento econômico e para a segurança nacional

A programação detalhada e atualizada e os painelistas podem ser consultados neste link.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version