SEGS Portal Nacional

Demais

China: condições de trabalho das mulheres frustram políticas demográficas

  • Quarta, 10 Março 2021 09:40
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Instituto Presbiteriano Mackenzie
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Vivaldo José Breternitz

A política do filho único foi implantada pelo governo chinês no final da década de 1970 com o objetivo de reduzir o crescimento populacional e, desse modo, facilitar o acesso da população a sistemas de saúde e educação de qualidade; casais que tinham mais de um filho eram multados e podiam sofrer outras penalidades.

Em outubro de 2013, o governo chinês aboliu a lei após perceber problemas gerados pelo envelhecimento da população, passando a permitir até dois filhos por casal. Essa abolição não fez com que fossem atingidas as metas populacionais planejadas, sendo que em 2019 a taxa de natalidade na China foi a menor das últimas sete décadas, o que se atribui a mudanças no estilo de vida, custo de vida elevado e uma cultura de trabalho exigente - a população chinesa vem crescendo 0,32% ao ano; no Brasil, esse número é 0,67%.

Ding Lei, é fundador e CEO da NetEase, a segunda maior empresa de jogos da China e que também opera um popular serviço de streaming de música propõe, como forma de remediar a situação, dar melhores condições às mães.

Ding fez a proposta na sessão anual conjunta do parlamento da China e da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPC). Ele é membro da CCPPC, que inclui outros expoentes da área de tecnologia, como Pony Ma da Tencent, Lei Jun da Xiaomi e Robin Li do Baidu.

Segundo Ding, esforços devem ser direcionados para melhorar a assistência às mulheres grávidas, aumentar a licença-maternidade, melhorar a assistência médica infantil e as creches etc.

Ele defendeu ainda a licença paternidade, já introduzida pela maioria das províncias chinesas, mas com características diferentes: em Guangdong, onde ficam as sedes da NetEase e da Tencent, os pais têm direito a até 15 dias de licença paternidade paga. Xangai, por outro lado, concede apenas 10 dias. Quanto às mães, a licença maternidade está ao redor de cem dias - no Brasil, são 120.

Ao se discutir esse tema, podem ser considerados algumas informações sobre a situação das mulheres nas empresas de tecnologia chinesas: em 2019, 35% dos 20.000 funcionários da NetEase eram mulheres, assim como 25% de sua alta administração. A agência de viagens online Ctrip, que se orgulha de oferecer benefícios para as funcionárias, disse em 2018, que mais de 60% de seus funcionários eram mulheres. Jack Ma, palestrante frequente em fóruns de liderança feminina, prometeu, em 2019, que as mulheres em breve deveriam representar mais de 33% da equipe do Alibaba.

No caso do Brasil, o IBGE nos traz a informação de que as mulheres são mais instruídas, porém ocupam apenas 37,4% dos cargos gerenciais no país. Diz também que a desigualdade é ainda mais elevada no grupo dos 20% dos trabalhadores com os maiores salários, em que as mulheres são apenas 22,3% e recebem cerca de 77% dos salários pagos aos homens.

No caso específico da área de tecnologia da informação no Brasil, onde apenas 20% dos profissionais são mulheres, o aumento da presença feminina certamente contribuiria para minorar os problemas gerados pela carência de pessoal na área.

Vivaldo José Breternitz é Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.

Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version