SEGS Portal Nacional

Demais

ABESO, SBEM e diversas entidades médicas criam manifesto para uma abordagem mais adequada ao paciente com obesidade

  • Sexta, 05 Março 2021 11:56
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vanessa Mastro
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Objetivo é melhorar o cuidado e atenção à saúde desse paciente, já que a obesidade afeta todos os órgãos e sistemas do corpo; acolhimento também se faz necessário, até como forma de estimular a busca por ajuda especializada.

“Com 60% da população apresentando excesso de peso, é natural que médicos de todas as especialidades, e não só endocrinologistas, atendam frequentemente pacientes com complicações da obesidade em sua rotina. Portanto, é fundamental entender que o excesso de peso pode afetar qualquer órgão ou sistema do corpo e para realizar uma abordagem adequada, é importante oferecer cuidados específicos para pessoas com essa condição e, também, é claro, acolhimento, já que estamos falando de um paciente muito estigmatizado”, alerta a presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), Cintia Cercato. “Para promover esse ideal, unimos forças com várias entidades médicas e convidamos seus representantes a dissertarem sobre as formas de cuidado com a obesidade dentro de sua especialidade” completa a presidente da ABESO.

Os textos das diferentes entidades médicas compõem o Manifesto: Cuidar de Todas as Formas, um e-book que pode ser baixado gratuitamente no site da associação. “Esse material será lançado junto com a nossa campanha do Dia Mundial da Obesidade, em 4 de março, a #CuidarDeTodasAsFormas, que tem o apoio da World Obesity Federation. A data tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a doença, melhorar políticas públicas de saúde e compartilhar boas experiências e práticas em todo o mundo. Ao contrário do que muita gente pensa, as pessoas não podem ser totalmente responsabilizadas por terem obesidade. Afinal, estamos falando de uma doença crônica e multifatorial, que não existe uma solução simples e fácil. Até porque ela envolve aspectos genéticos, neuroquímicos, ambientais e psicossociais. Não bastasse isso, a pandemia e a necessidade de isolamento social aumentaram a vulnerabilidade dessas pessoas. Tanto que muitos pioraram a qualidade da alimentação e ganharam peso. E, já sabemos que a obesidade é um importante fator de risco para formas graves de Covid-19”, completa a Doutora Cintia Cercato.

Outras ações da campanha #CuidarDeTodasAsFormas

Como parte da campanha #CuidarDeTodosAsFormas, que propõe unir forças e formas diferentes para tratar a obesidade, tida como outra pandemia que assola o país, serão realizadas uma série de ações ao longo de três semanas, entre elas:

- Realização de seis lives, sendo duas por semana, com grandes estudiosos da obesidade sobre temas urgentes e necessários, como o alto risco de pessoas com obesidade desenvolverem formas graves de Covid-19 e o aumento do consumo de alimentos ultraprocessados como importante fator para o crescimento da obesidade em todo o mundo. Também será discutida a relação entre hormônios e obesidade, além do expressivo crescimento da obesidade infantil nos últimos anos. A atividade física para controlar e prevenir o ganho de peso e o papel da cirurgia bariátrica no tratamento da doença também serão abordados.
- Lançamento de mais dois e-books gratuitos: um com foco na prevenção da obesidade infantil, com receitas e dicas para montar lancheiras saudáveis; e outro com truques culinários de chefs famosos do Brasil, para mostrar que cozinhar de forma saudável em casa pode ser fácil, rápido e prático.
- Apresentação de um infográfico animado e didático sobre nutrição e alimentação.
- Publicação de muito conteúdo nas redes sociais (instagram.com/abeso_evidenciasemobesidade, twitter.com/_abeso, facebook.com/evidenciasemobesidade e youtube.com/user/obesidadeabeso) e no site (abeso.org.br) da ABESO.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version