SEGS Portal Nacional

Demais

Mais um capítulo da novela SolarWinds

  • Quinta, 04 Março 2021 10:13
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Imprensa Instituto Presbiteriano Mackenzie
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Vivaldo José Breternitz

A SolarWinds é uma empresa americana que desenvolve software para auxiliar organizações a gerenciar suas redes, sistemas e infraestrutura de tecnologia da informação.

Hackers russos - e possivelmente chineses também - conseguiram, após invadir sistemas da empresa, atacar centenas de empresas e órgãos do governo estadunidense, de onde foram roubados arquivos, conteúdo de caixas postais e dados pessoais. Para se ter uma ideia da gravidade do episódio, uma das vítimas foi uma agência do governo responsável pela administração de armas nucleares.

A SolarWinds vive um drama que parece estar longe de acabar e que está ficando pior: uma das senhas que permitiu a invasão era "solarwinds123"; senhas como essa tem um nível quase nulo de segurança, e ao que tudo indica, foi criada por um estagiário da empresa e descoberta pelos hackers.

No dia 26 passado, o ex-CEO da SolarWinds, Kevin Thompson, disse em depoimento a representantes do Congresso que a senha "solarwinds123", que protegia um dos servidores da empresa, fora criada "por um erro cometido por um estagiário, que violou nossas políticas de senhas". O estagiário postou a senha em sua conta particular do GitHub, uma plataforma de hospedagem de código-fonte e arquivos muito usada por desenvolvedores e provavelmente foi descoberta ali pelos hackers.

Em dezembro, o pesquisador de segurança Vinoth Kumar disse à agência de notícias Reuters ter avisado à SolarWinds que qualquer pessoa poderia acessar seus servidores usando a senha "solarwinds123". A CNN noticiou que a senha estava disponível no GitHub ao menos desde junho de 2018.

No entanto, os depoimentos de executivos da SolarWinds sugerem que a brecha pode ser ainda mais antiga. Sudhakar Ramakrishma, o atual CEO, disse que a referida senha já estava em uso em seus servidores desde 2017.

O governo americano ainda está investigando o caso, ainda não estando claro quais dados os invasores conseguiram obter; acredita-se que a apuração levará meses. Kevin Mandia, CEO da FireEye, a companhia que descobriu o hackeamento, disse que talvez nunca se saiba o real tamanho do estrago.

Mas uma coisa já se sabe: um estagiário vai sofrer...

Vivaldo José Breternitz é Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.

Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Abr 02, 2026 Demais

Vermelhidão, sensibilidade e inchaço: qualquer pessoa…

Abr 02, 2026 Demais

Semana Santa: Nutricionista ensina receitas sem carne…

Abr 02, 2026 Demais

Vacinas para gatos: quais as mais importantes?

Abr 02, 2026 Demais

Começar devagar é a melhor estratégia para não…

Abr 02, 2026 Demais

Raio X do morar em SP: QuintoAndar revela os bairros…

Abr 02, 2026 Demais

Rotina de limpeza ajuda a manter o ar mais saudável em…

Abr 02, 2026 Demais

Brasil consome 50% mais açúcar que o recomendado e…

Abr 02, 2026 Demais

Brasil ganha protagonismo global e atrai novos países…

Abr 02, 2026 Demais

Gates of Olympus: Como e Onde Jogar, Estratégias e Mais

Abr 01, 2026 Demais

Os estados que mais buscam por lutas femininas: confira…

Abr 01, 2026 Demais

Chocolate é altamente tóxico para os cães

Abr 01, 2026 Demais

A era dos apartamentos decorados está chegando ao fim?

Abr 01, 2026 Demais

Cidadania italiana: entre a turbulência legislativa e a…

Abr 01, 2026 Demais

Páscoa 2026: brasileiros reúnem menos gente e gastam…

Abr 01, 2026 Demais

Novo ferro de passar da Oster® une potência e…

Abr 01, 2026 Demais

Primeira lancha: o guia prático para não transformar o…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version