SEGS Portal Nacional

Demais

Fitness metabólico é a nova tendência criada pela pandemia

  • Quinta, 25 Fevereiro 2021 08:29
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Sene
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

As pessoas querem ser saudáveis e veem na atividade física a melhor maneira de prevenção contra doenças

Finalmente as pessoas entenderam que realizar atividade física é uma maneira eficaz de blindar a saúde. Matrículas realizadas recentemente em academias da Ásia e Europa revelam o novo perfil dos alunos, são pessoas de idades variadas e que nunca cogitaram frequentar uma academia, mas que, no decorrer da pandemia notaram que cuidar do corpo significa longevidade, prevenção e bem-estar.

A pandemia global provocada pelo SARS-CoV-2 está ocasionando efeitos profundos na saúde e no bem-estar de toda sociedade. Até termos a maioria da nossa população vacinada, e com o vírus sendo transmitido rapidamente, governos e autoridades adotaram políticas de "bloqueio" e/ou vários níveis de restrição e isolamento social com o objetivo de diminuir a taxa de propagação da doença. Uma consequência imediata dessa estratégia, foram as mudanças marcantes nos nossos padrões das nossas vidas, e essas alterações na biologia circadiana trazem graves consequências cardiometabólicas.

Para reforçar a importância de se manter ativo, o estudo publicado recentemente na plataforma preprint MedRxiv, realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade do Estado do Rio de Janeiro, aponta que realizar 150 minutos semanais de atividade de intensidade moderada ou 75 minutos de atividades intensas reduz o risco de internação hospitalar pela Covid-19 em 34,3%.

“As reduções nos padrões de atividade física diária e o desequilíbrio energético, resultados dos períodos de isolamento, nos trazem desafios imensos, principalmente quando o assunto é a melhoria da saúde cardiometabólica (Fitness Metabólico), que, na minha percepção, passará a ser prioridade na vida das pessoas. À medida que as academias no Brasil iniciaram o processo de reabertura, uma dúvida frequente dos consumidores era quanto à relação custo-benefício. E mais ainda, se seria seguro retomar as atividades físicas. Atualmente podemos afirmar, que de acordo com todos os protocolos exigidos, baseados nos pilares que incluem higienização, distanciamento social e uso de máscaras, nós alcançamos e conquistamos a confiança dos clientes”, observa Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech Company.

O foco atual de todos é prevenir doenças, melhorar a mobilidade, o sistema cardiovascular, sentir-se mais disposto e ganhar massa muscular para proteger o corpo. O principal objetivo é ser saudável. Ao tomar a decisão de investir em atividade física, é necessário manter o foco, vibrar com o progresso diário, ter uma rotina alimentar balanceada; além de cuidar do corpo, cuidar da saúde mental, já que é possível conviver e trocar experiências com pessoas de várias idades, fazer amigos, realizar várias aulas, até encontrar a sua preferida.

Netto apresenta três razões, baseadas em evidências cientificas, pelas quais os exercícios são benéficos para o sistema imunológico e a saúde geral. Saiba quais sãos:

1. Atividade física regular proporciona a melhora na função imunológica

A literatura científica está repleta de artigos que relatam estudos sobre os benefícios dos exercícios para o reforço do sistema imunológico, havendo uma opinião praticamente consensual de que a atividade física moderada é a forma mais adequada para este propósito.

O mecanismo de melhora do sistema imunológico está associado ao efeito que a atividade física regular proporciona ao organismo: aumento dos linfócitos, ou seja, das células de defesa que cumprem a função de combater e destruir agentes patogênicos como as células tumorais ou as infectadas por vírus e bactérias. Apesar do exercício físico não ser vacina para nenhuma doença, com certeza o fortalecimento do sistema imunológico vai proporcionar uma resposta mais eficaz contra qualquer quadro de infecção.

Redução do estresse

Estresse é a combinação de sensações físicas, mentais e emocionais que resultam de variados estímulos de preocupações, medos, ansiedades, pressões psicológicas e fadiga física e/ou mental, que exigem uma adaptação e/ou produção de tensão. Existem evidências de que as atividades físicas proporcionam, a redução e o controle, sendo uma das maneiras mais eficazes de combater o estresse.

Pessoas com tendência à ansiedade e depressão são beneficiadas pela liberação de substâncias calmantes e relaxantes durante os exercícios. As endorfinas, aumentadas no organismo de quem pratica exercícios, ajudam na diminuição da hiperatividade e oferecem sensação de bem-estar e bom humor. Alguns benefícios psicológicos estão relacionados com um estilo de vida fisicamente ativo. A atividade física regular pode atuar efetivamente na prevenção e no tratamento de distúrbios psicológicos bem como na promoção da saúde mental, através da melhoria do humor e do autoconceito, maior estabilidade emocional e autocontrole, maior autoeficácia, controle do estresse, melhoria da função intelectual.

A importância da atividade física na saúde metabólica

Um quadro de saúde metabólica deficiente está diretamente relacionado a um funcionamento não satisfatório do sistema imunológico, uma das razões pelas quais pessoas com doenças crônicas (como diabetes) correm maior risco de desenvolver e ter complicações diversas, incluindo infecções como gripe e coronavírus. Estudos também descobriram que pessoas com diabetes e glicose alta no sangue são mais suscetíveis à infecção, e pessoas com obesidade e diabetes têm maior supressão imunológica do que pessoas com obesidade, porém metabolicamente saudáveis.

As evidências também relacionam uma boa saúde metabólica e com níveis mais elevados de atividade física. Passar mais tempo ativo reduz as chances de síndrome metabólica, estando interligados os exercícios agudos e de longa duração com níveis mais baixos de glicose no sangue. Além disso, alguns estudos mostram que 30 minutos de exercícios moderados, como caminhar rapidamente, podem reduzir o risco de diabetes em 30%.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version