SEGS Portal Nacional

Demais

O psicanalista e a criança: a linguagem como causa

  • Quinta, 25 Fevereiro 2021 08:28
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Caroline Arnold
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Em uma das suas obras mais célebres, o renomado psicanalista Pablo Peusner imerge no universo da psicanálise com crianças ao tratar dos desafios aos quais a clínica com esse público convoca o psicanalista.

“O desejo do analista que não retrocede ante as crianças” é a mola propulsora do livro Fugir para adiante, do psicanalista e escritor Pablo Peusner e publicado pela Aller Editora. Se a psicanálise depende da linguagem como causa, é necessário considerar o comportamento que não se encaixa nessa estrutura.

Assim, o autor traz para o debate a posição do analista e o desejo que o move a cada atendimento. Assinala que na clínica psicanalítica com crianças também é encontrada a incompletude, a marca da falta estrutural do sujeito, fazendo, então, uma afirmação fundamental: a própria criança pode apossar-se dessa ausência e incluir-se no laço social (familiar, escolar ou qualquer outro).

Peusner amplia as fronteiras e vai além do pensamento ocidental, recorrendo ao pensamento chinês. Em conjunto com François Jullien, sinólogo francês, afirma que o conhecimento oriental traz a importância de deixar o curso natural seguir, destacando que o analista deve ser paciente.

O analista deve ser paciente, mas não desavisado. Apesar de vivermos em tempos nos quais discursos científicos fervilham e a causa de muitos fenômenos é atribuída à genética e à neurologia, o autor nos lembra de que ainda há aqueles que sustentam a linguagem como causa. Para desenvolver essa questão, esmiúça de modo bastante interessante duas observações feitas por Jacques Lacan em “Nota sobre a criança” (1969): “irredutível de uma transmissão” e “um desejo que não seja anônimo”.

Envolvido na concepção da linguagem, Peusner desenvolve a ideia de holófrase, precisando o momento em que todo um pensamento é expressado numa única palavra, algo que emerge nas sessões clínicas e que o autor exemplifica ao longo da obra. Além das questões que comumente envolvem o universo das crianças, Peusner nos revela “a outra cara do infantil”, aquela que assusta e que, por isso, faz com que alguns analistas se recusem a recebê-las em seus consultórios.

O autor retoma e desenvolve as ideias de Lacan, associando-as constantemente ao seu valor enquanto preciosas ferramentas clínicas. Ele discorre ainda sobre o inconsciente do analista, e insere agudas observações do cotidiano e apontamentos que, contra o avanço atual da genética e das neurociências, fundamentam a transmissão familiar.

Ficha catalográfica
ISBN: 978-85-94347-27-5
ISBN ebook: 978-85-94347-26-8
Formato: Brochura – 14x21cm
Peso: 240g
Páginas: 181
Idioma: Português
Editora: Aller Editora
Edição: 2ª / 2021
Gênero: psicanálise, criança
Livro físico: R$60,00
Livro digital: R$42,00

Sobre a editora: A Aller Editora oferece em seu catálogo obras que se debruçam sobre os temas cruciais da teoria e da prática clínica, desde seus fundamentos até as repercussões dos debates atuais sobre o sujeito contemporâneo. Inspirada pelo verbo francês aller, que significa “ir”, a casa editorial convida leitores, atuantes na área de psicanálise ou não, a percorrer caminhos que cruzam fronteiras e a embarcar nesse desafio que é ler como movimento.

Sobre o autor: Pablo Peusner é psicanalista. Graduado em Psicologia pela Universidade de Buenos Aires, onde atuou como docente na graduação e na pós-graduação. Membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano e do Fórum Analítico do Rio da Prata (FARP), do qual é coordenador atualmente (2015-2016). É ensinante no Colégio Clínico do Rio da Prata, do qual foi coordenador (2011-2012). Ministrou cursos, seminários e conferências em diversas cidades argentinas, bem como no Uruguai, Brasil, Colômbia e México.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version