SEGS Portal Nacional

Demais

Metalinguagem desconstruída: uma obra que ensina a escrever

  • Quarta, 24 Fevereiro 2021 09:58
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabriela Kugelmeier
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Em meio à ficção, Márcio Rabelo, professor de Língua Portuguesa e mestre em Letras, ensina a estudantes e jovens leitores os elementos que compõem uma narrativa ficcional

Mais do que construir uma narrativa que atraia o público infantojuvenil para o mundo da literatura: Márcio Rabelo, professor Língua Portuguesa e mestre em Letras, usou a própria ficção para ensinar estudantes a escreverem uma narrativa. A casa da Chácara é uma história em metalinguagem destinada aos jovens em período escolar.

Para isso, Márcio utiliza dois narradores para contar a história. Um deles é Jurena, a própria protagonista da obra. O outro é o Narrador – sim, com o “N” maiúsculo, um narrador comum que ganha personalidade e interage com o leitor. É em meio aos acontecimentos da história que o Narrador explica sobre construção de personagem, elementos de uma narrativa, enredo, clímax... tudo de uma forma leve e sem perder o gancho da história.

“Observaram como podemos ir apresentando os personagens que fazem parte da narrativa? Esse é um movimento importante para o desenvolvimento do enredo. Depois de apresentados, os personagens aos poucos vão se misturando e permitindo que a história seja contada. Um detalhe: optei por não os descrever fisicamente ou descrevê-los bem pouco a fim de deixar que você os componha de acordo com a sua imaginação. Por exemplo: como você acha que seja Jurena, além de saber que ela é muito sonhadora, tem nove anos e gosta de escrever histórias? Como você acha que é dona Naná, além de saber que ela tem os cabelos grisalhos?”
(A casa da Chácara, pág. 18)

Já Jurena é quem conta a história da chácara que dá título à obra. É lá que mora uma solitária senhora de 70 anos com várias árvores frutíferas que atraem a atenção da menina e do seu melhor amigo, Davizinho. O interesse dos dois pela chácara é justamente pela animosidade da vizinha: ninguém pode entrar lá. Em uma das invasões secretas dos amigos, eles acabam por desconfiar que existe um prisioneiro, supostamente o ex-marido da senhora, que todos julgavam morto. Intrigados com esse mistério, criam uma estratégia para desvendar o enigma e salvar o suposto prisioneiro.

Indicado para estudantes da Educação Básica, professores e educadores de todas as categorias, A casa da Chácara encanta, emocionada e surpreende com um desfecho libertador.

Ficha Técnica:
Título: A casa da Chácara
Subtítulo: Uma história em metalinguagem
Autor: Márcio Rabelo
ISBN: 978-65-86147-77-3
Páginas: 190
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 29,00 (físico) R$ 16,36 (e-Book)
Link de venda: http://podeditora.com.br/produto/a-casa-da-chacara e https://amzn.to/3poBVCy

Sinopse: A menina Jurena mora ao lado de uma chácara onde reside uma solitária senhora de 70 anos de idade. Nessa chácara, existem várias árvores frutíferas que atraem a atenção de Jurena e do seu melhor amigo, Davizinho.

Todavia, ninguém ali pode entrar. A interdição é feita pela própria dona que, sozinha, não é dada a amizades. Jurena e Davizinho também receberam ordem dos pais para não entrarem na chácara, mas os frutos pendurados nos galhos e caídos no chão chamam a atenção das crianças que, aventureiros, não resistem e acabam invadindo a área proibida.

Em uma dessas invasões, eles acabam por desconfiar que na casa da chácara existe um prisioneiro, supostamente o ex-marido da senhora de setenta anos, que todos julgavam morto. Intrigados com esse mistério, criam uma estratégia para desvendar o enigma e salvar o suposto prisioneiro.

Sobre o autor: Márcio Rabelo é professor de Língua Portuguesa e escreve poesias, crônicas, contos, ensaios, artigos, romance. É formado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia, pós-graduado em Língua Portuguesa e mestre em Letras pela Universidade do Estado da Bahia. É ganhador de dois concursos literários promovidos pela Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB) na categoria “prosa” com os contos Ester (primeiro lugar, 2014) e Três atos de quase amor (terceiro lugar, 2015).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version