SEGS Portal Nacional

Demais

McDonald’s é o maior distribuidor de brinquedos do mundo e utiliza estratégias de publicidade infantil para estimular o desejo de consumo das crianças

  • Quarta, 10 Fevereiro 2021 11:01
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Belisa Barga
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Pesquisa aponta que, ao associar alimentação ao consumo de brinquedos e praticar publicidade infantil, a rede de fast food contribui para impactos na saúde das crianças e no meio ambiente

A pesquisa " Infância plastificada - O impacto da publicidade infantil de brinquedos plásticos na saúde de crianças e no ambiente ", encomendada pelo programa Criança e Consumo, do Instituto Alana, ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Química Verde, Sustentabilidade e Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), traz dados inéditos que estimam que, no Brasil, entre 2018 e 2030, serão produzidos 1,38 milhão de toneladas de brinquedos de plástico. Entre as empresas que mais contribuem para isso, está o McDonald's, que distribui cerca de 1,5 bilhão de brinquedos por ano no mundo, o que a torna a maior distribuidora de brinquedos - ultrapassando, inclusive, as duas maiores fabricantes de brinquedos do globo.

Lançada em 2020, a pesquisa analisou o caso "McLanche Feliz", combo infantil vendido na rede de fast food desde junho de 1979, que, por meio de diferentes estratégias comerciais dirigidas a crianças, busca associar alimentação com entretenimento, via desejo de consumo dos brinquedos ofertados. A empresa lança, mensalmente, itens exclusivos e colecionáveis, despertando na criança a vontade de conseguir todos em um curto espaço de tempo. Essa prática estimula, ainda, o consumo irrefletido e, consequentemente, mais descarte.

No aspecto ambiental, a pesquisa revela que, ao misturar o plástico com outros materiais - como pigmentos, brilho e glitter, estratégia comum para chamar ainda mais a atenção do público infantil - o processo de reciclagem se torna mais complexo, caro ou até mesmo inviável. Na prática, isso significa que as chances de que brinquedos plásticos venham a ser reciclados são baixas, fazendo com que esses itens permaneçam no meio ambiente por centenas de anos.

"Associar brinquedo ao lanche é uma estratégia muito eficiente do McDonald's para vender mais e fidelizar clientes desde muito novos. É preciso entender que essa é uma prática abusiva e ilegal de publicidade infantil que estimula o ciclo 'publicidade-desejo-consumo-descarte' que, conforme demonstrado na pesquisa, é danoso para as crianças e para o planeta. Entre as consequências da publicidade infantil, estão a obesidade infantil e o estresse familiar", JP Amaral, mobilizador do programa Criança e Consumo.

Show de abusividade

Para além do lanche com brinquedo, o McDonald’s também se utiliza de outras estratégias de publicidade infantil , que já foram denunciadas pelo Criança e Consumo em outras ocasiões. No caso mais recente, julgado em agosto de 2020, os desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) mantiveram, com ineditismo, em segunda instância, sentença que reconheceu a abusividade e ilegalidade do "Show do Ronald", realizado pela rede de fast food em creches e escolas de educação infantil, públicas e privadas, de todas as regiões do país. Os desembargadores concluíram, por unanimidade, que a ação promovida pela empresa configurava estratégia de publicidade infantil - e não uma atividade meramente educativa.

Em 2018, o Criança e Consumo lançou a campanha " Abusivo Tudo Isso " contra a rede, em razão da prática publicitária abusiva e ilegal direcionada a crianças, realizadas pela oferta e comercialização de brinquedos associados à venda de produtos alimentícios por meio do combo McLanche Feliz. A campanha fez com que a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, instaurasse um processo administrativo para investigar a conduta contra a empresa. Confira aqui todas as ações do Criança e Consumo sobre o McDonald’s.

Sobre o Criança e Consumo

Criado em 2006, o programa Criança e Consumo , do Alana, atua para divulgar e debater ideias sobre as questões relacionadas à publicidade dirigida às crianças, bem como apontar caminhos para minimizar e prevenir os malefícios decorrentes da comunicação mercadológica.

Sobre o Instituto Alana

O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão "honrar a criança".


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version