SEGS Portal Nacional

Demais

Estudo mostra importância da perícia ambiental à preservação

  • Sexta, 05 Fevereiro 2021 18:28
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aline Blasechi
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Perícia ambiental é uma ferramenta preponderante para a preservação do meio ambiente - Divulgação

Artigo de análise da temática é publicado em portal referência no assunto e com mais de 40 mil acessos por mês

A perícia ambiental tem papel importantíssimo na preservação do meio ambiente, por ser o meio fornecedor das informações necessárias que o juiz precisa para assegurar ao povo o direito constitucional de qualidade do meio ambiente. Este é o resultado de estudo científico produzido junto à Especialização em Perícia Forense e com artigo publicado no Portal do Saneamento Básico que tem mais de 40 mil acessos mensais. Produção da egressa Ariane Aparecida Peluco, com o professor Fábio Ferreira Morong e a coordenadora pedagógica da pós-graduação lato sensu da Unoeste, professora Célia dos Santos Silva.

O artigo “A perícia ambiental como fator preponderante para a preservação do meio ambiente” relata que a interação entre o homem e o espaço promove alterações no meio ambiente que podem ser positivas ou negativas. Porém, as ações desordenadas geram impactos ambientais urbanos e rurais que fogem à capacidade da natureza de se autorrecuperar. O estudo teórico-conceitual promoveu a correlação desses impactos que colocam em risco a saúde coletiva e a importância da perícia ambiental para garantias de direitos. Engenheira química e mestre em geografia, moradora de Adamantina e que trabalha na Sabesp, Ariane fez a pós-graduação na Unoeste nos anos de 2016 e 2017.

Ela conta que a especialização abriu sua mente para muitas coisas cotidianas que antes passavam despercebidas. Isso contribuiu muito para a qualidade e confiabilidade do seu trabalho hoje, pelo fato de o curso desenvolver uma visão sistêmica de causa e possíveis consequências, o que a leva a buscar sempre por ações preventivas a fim de evitar danos que muitas vezes são irreparáveis, principalmente no que se relaciona ao meio ambiente. Ariane recomenda a especialização em Perícia Forense para outros profissionais e afirma que a grade curricular e o corpo docente são excelentes, com muita experiência prática.

A paixão antiga pelo meio ambiente, que vem desde os tempos de criança, sempre lhe causou muitos questionamentos e algumas particularidades que chamavam atenção, como, por exemplo, o lixo sólido. “Já naquela época eu pensava: será que eles levam isso pra fora do planeta? Quando fui crescendo, vi que realmente não existe o ‘fora’, que esse acúmulo de resíduos cresce a cada dia potencializado pelo consumismo, o que agrava os impactos ambientais e a disponibilidade de recursos. Surgiu então a consciência sobre a água, que embora seja abundante na região onde eu moro, é escassa em outras regiões brasileiras”, comenta.

Ariane conta que, certa vez, ao assistir entrevista com uma pessoa do sertão nordestino, tentou ficar sem tomar água por 1 dia e que a experiência foi assustadora demais. Diante do que, o seu pensamento é o de que dizer para as pessoas que os recursos naturais, inclusive a água, são finitos e precisam ser bem cuidados já não é suficiente; argumentar que sem esses recursos não existe vida, também já não é mais suficiente. Daí a sua contribuição com a pesquisa que resultou no artigo recém-publicado pelo Portal do Saneamento Básico, uma referência em publicação de estudos realizados nesta área.

Ao tratar das questões legais, o estudo leva em conta a Constituição Federal que no artigo 255 diz: "Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações". Porém, conforme Ariane, a realidade é que isso não é respeitado. A perícia ambiental é uma ferramenta de papel importante, de tal forma que Ariane entende que o trabalho produzido junto à Unoeste contribui para a conscientização de um maior número de pessoas, especialmente com sua publicação.

Serviço – Inscrições para a Especialização em Pericia Forense, pós-graduação multiprofissional no site da Pós Unoeste.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version