SEGS Portal Nacional

Demais

KPMG destaca como CEOs do setor de manufatura podem superar a pandemia

  • Terça, 19 Janeiro 2021 11:06
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Pedro Ulsen
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

A pandemia está impactando a gestão da mão de obra, a cadeia de suprimentos, as relações com clientes e a execução das estratégias operacionais do setor de manufatura. Essas alterações estão fazendo com que os CEOs do setor tenham que enfrentar rupturas, reavaliar riscos e considerar formas alternativas para fazer negócios.

Essas são algumas das conclusões da pesquisa "Perspectivas Globais de Manufatura 2020: Edição Especial Covid-19" (Global Manufacturing Outlook 2020: Covid-19 Special Edition, em inglês), conduzida pela KPMG. Trata-se de um recorte da pesquisa "CEO Outlook 2020", que consultou 315 CEOs das principais economias mundiais entre os meses de janeiro e fevereiro e depois em julho e agosto.

"A pandemia é a mais grave ameaça à saúde pública mundial do século. Causou impactos em muitas vidas e abalou a produção de toda a indústria. A pesquisa evidencia que os líderes executivos do setor de manufatura terão que se esforçar ainda mais e o mais rapidamente possível para se tornarem resistentes e adaptarem suas organizações a essas drásticas mudanças", afirma Ricardo Bacellar, sócio-líder de Industrial Markets e Automotivo da KPMG no Brasil.

A pesquisa da KPMG revelou ainda que os desdobramentos da crise estão afetando fortemente a manufatura e desafiando os líderes do setor. Três fatores são essenciais para que as empresas superem as próximas etapas e se preparem para o futuro: redução de riscos e reequilíbrio das cadeias de suprimentos; tecnologia e inovação; e busca por talentos em uma nova realidade de trabalho.

O detalhamento está a seguir, sendo que todos devem contar com o apoio imprescindível de elementos da transformação digital:

1- Redução de riscos e reequilíbrio das cadeias de suprimento: as cadeias de suprimentos estão sob severas dificuldades em função das disputas comerciais e de uma guinada na direção do nacionalismo econômico;

2- Tecnologia e inovação: a crise está acelerando a digitalização dos negócios. As empresas precisam também que a infraestrutura atenda a clientes, viabilize a produtividade online dos profissionais e proteja a organização de ataques cibernéticos;

3- Busca por talentos em uma nova realidade de trabalho: as empresas precisam considerar como é possível transformar o modo de trabalho considerando o cenário atual e o futuro.

A pesquisa destacou que quase metade (48%) dos CEOs afirmaram que a inovação digital foi acelerada em meses, o mesmo percentual (48%) apontou que esse processo foi acelerado em anos, e apenas 3% apontaram que o avanço continuou igual. Quase todos (96%) os CEOs do setor dizem que o progresso para digitalizar as suas operações está acelerado.

Neste cenário de transformação, as capacidades digitais baseadas na Internet das Coisas, Inteligência Artificial, operações autônomas, realidade virtual e drones estão entre as soluções que empregam as redes 5G para proporcionar grandes ganhos de produtividade e acelerar a inovação.

"As empresas que se destacarem nestas condições adversas serão as mais bem preparadas para se diferenciarem e no mercado ampliarem os negócios", completa Ricardo Bacellar, sócio-líder de Industrial Markets e Automotivo da KPMG no Brasil.

Outro destaque abordado foi o crescimento do elemento social das práticas de Environmental, Social and Governance (ESG), pois a maioria (79%) dos executivos entrevistados apontaram que as estratégias de respostas à pandemia focaram, especialmente em profissionais, fornecedores e clientes.

O conteúdo está disponível na íntegra no link - https://assets.kpmg/content/dam/kpmg/xx/pdf/2020/11/global-manufacturing-outlook-2020-covid-19-special-edition.pdf.

Sobre a KPMG

A KPMG é uma rede global de firmas independentes que prestam serviços profissionais de Audit, Tax e Advisory. Estamos presentes em 154 países e territórios, com 200.000 profissionais atuando em firmas-membro em todo o mundo. No Brasil, são aproximadamente 4.000 profissionais, distribuídos em 22 cidades localizadas em 13 Estados e Distrito Federal.

Orientada pelo seu propósito de empoderar a mudança, a KPMG tornou-se uma empresa referência no segmento em que atua. Compartilhamos valor e inspiramos confiança no mercado de capitais e nas comunidades há mais de 100 anos, transformando pessoas e empresas e gerando impactos positivos que contribuem para a realização de mudanças sustentáveis em nossos clientes, governos e sociedade civil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 23, 2025 Demais

O passado desafia a ciência

Dez 23, 2025 Demais

5 amarrações de biquíni cortininha para transformar o…

Dez 23, 2025 Demais

Mudança de rotina no fim do ano pode aumentar ansiedade…

Dez 23, 2025 Demais

Hora de dormir: como o ar-condicionado pode melhorar a…

Dez 23, 2025 Demais

Samsung vai revelar visão de AI construída com Google…

Dez 23, 2025 Demais

Presentes de casamento têm alta de 6,6% e atingem…

Dez 23, 2025 Demais

Oito estratégia para transformar as resoluções fitness…

Dez 23, 2025 Demais

Itens domésticos podem representar risco quando…

Dez 23, 2025 Demais

Dicas de especialistas sobre apostas responsáveis para…

Dez 22, 2025 Demais

Agenda cheia no fim do ano? Veja como manter o corpo em…

Dez 22, 2025 Demais

Quando o descanso vira estresse: se não planejadas, as…

Dez 22, 2025 Demais

Previsão do Tarot para Janeiro de 2026: O Mago abre o…

Dez 22, 2025 Demais

Pesquisa revela perfil das moradias de alto padrão nos…

Dez 22, 2025 Demais

Empatia não é enfeite de dezembro

Dez 22, 2025 Demais

Campanha de Natal da Wine oferece até 85% de desconto

Dez 22, 2025 Demais

MAM Baby explica a contribuição dos mordedores para uma…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version