SEGS Portal Nacional

Demais

Solução GPON ganha competição contra redes tradicionais e deve ser a tendência para o futuro

  • Terça, 29 Dezembro 2020 09:25
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maykon Barreto
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

A conectividade óptica vem ganhando cada vez mais espaço entre as redes, inclusive corporativas, no Brasil e no mundo. Esse movimento pode ser explicado principalmente pela redução drástica de custos da tecnologia nos últimos anos, pela escalabilidade da solução e por seu cunho sustentável.

A conectividade entre pessoas e instituições é o pilar do desenvolvimento humano e possibilita a implantação de diversas tecnologias que vêm viabilizando a transformação digital que o mundo já tem observado. Os acontecimentos atuais causados pela pandemia do novo coronavírus evidenciaram ainda mais esse processo, uma vez que a demanda por banda e conexões de alta velocidade aumentou vertiginosamente. Essa urgência foi ainda mais notada em grande parte das empresas que, subitamente, precisaram adequar seu modelo de trabalho ao home office e as reuniões, treinamentos e eventos às videochamadas.

Uma solução moderna a essa necessidade e que utiliza tecnologia 100% óptica é conhecida como Laserway e baseia-se na tecnologia GPON (gigabit passive optical network) - ou rede óptica passiva gigabit - e não utiliza alimentação elétrica em seu trajeto, operando a uma taxa de 2,5 Gbps de downstream e 1,25 Gbps de upstream. A fabricante japonesa Furukawa ressalta diversas vantagens da solução, que já possui parque instalado em inúmeras empresas de diferentes setores no Brasil e teve franco crescimento recentemente. Além da alta taxa de transmissão de dados, a tecnologia traz considerável economia com o investimento inicial relacionado a materiais (denominada CAPEX), operação e manutenção (OPEX), promovendo uma economia contínua ao longo dos anos de utilização da rede - que pode abranger os sistemas de dados cabeado e Wi-Fi, CFTV, vídeo overlay, telefonia, controle de acesso e outros. As maiores diferenças entre essa solução e as redes convencionais consistem em maior segurança contra roubo de informações, menor índice de indisponibilidade da rede, maior vida útil para o investimento feito, menor consumo de energia durante sua utilização, entre outras. A transmissão de dados ocorre em alta velocidade entre um equipamento chamado OLT (optical line termination), que fica na sala de equipamentos, e as ONTs (optical network termination), instaladas próximo às áreas de trabalho, tudo interligado por fibra óptica.

Segundo Victor Guedes, Gerente de Produtos da Horus, distribuidora de tecnologia atuante em todo o território nacional e com lojas nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, a solução Laserway atende às demandas atuais e futuras do mercado tanto em termos técnicos quanto ambientais. "A solução Laserway consome até 70% menos energia por ter sua operação baseada em fibra óptica e não necessitar da utilização de diversos aparelhos para refrigeração dos ativos de rede, dispensados pela solução, além de, em um projeto Laserway, serem utilizados muito menos recursos que agridem o meio ambiente, como plásticos e metais. Tais características vão de encontro com a crescente demanda por soluções sustentáveis no mercado corporativo. Outro fato interessante a respeito desta tecnologia é que ela é conhecida por ser ‘à prova de futuro’. Nós não conhecemos todas as características dos equipamentos que utilizaremos daqui 20 ou 25 anos, mas sabemos que o cabeamento onde irão operar é o que estamos implementando hoje através das soluções Furukawa".

A Furukawa anunciou o crescimento de 65% em conectividade óptica em 2020 e a solução Laserway está inserida nesse resultado. A fabricante mostra que suas vantagens abrangem também a economia de espaço físico, que pode chegar a 70%, pois dispensa a necessidade de salas técnicas; reduz em até 50% o gasto com infraestrutura como eletrocalhas e outros meios físicos para a distribuição de cabos, pois sua conexão é resumida a uma única fibra óptica; é imune a interferências eletromagnéticas, visto que esta é uma particularidade do cabeamento metálico; e, uma característica bastante apreciada pelo mercado corporativo, é bastante confiável, pois reduz em até 95% o tempo de parada da rede por falhas ou para manutenção preventiva.

Há uma forte tendência de migração da tecnologia atual para a conectividade óptica e esta mudança já vem sendo notada entre as empresas mais preocupadas com o futuro de seus negócios. O Laserway promete ser a solução ideal.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 12, 2025 Demais

Celebrações de final de ano ampliam em 30% as vendas de…

Dez 12, 2025 Demais

Valmet conquista Medalha de Ouro da EcoVadis e pelo…

Dez 12, 2025 Demais

Uva-passa na ceia de Natal: polêmica anual que divide…

Dez 12, 2025 Demais

Make a Cake garante as sobremesas para festas do final…

Dez 12, 2025 Demais

Natal 2025 inaugura a Era do Consumo Emocional no…

Dez 12, 2025 Demais

Coleta genética e endurecimento de penas: entenda nova…

Dez 12, 2025 Demais

Verão ativo: retomada das atividades físicas aumenta e…

Dez 12, 2025 Demais

Série documental Sabores do Paraná realiza expedição…

Dez 11, 2025 Demais

Documentário “Alphaville, o bairro: história em…

Dez 11, 2025 Demais

Do boato à evidência: o que a ciência explica sobre a…

Dez 11, 2025 Demais

O esgotamento invisível do fim do ano: especialista…

Dez 11, 2025 Demais

Com a chegada do verão, cresce a busca por resultados…

Dez 11, 2025 Demais

Morar nos EUA exige mais do que um sonho

Dez 11, 2025 Demais

Muito além da salada: o papel invisível do azeite na…

Dez 11, 2025 Demais

Quer jogar tênis em 2026? Tudo que você precisa saber…

Dez 11, 2025 Demais

Tendência e dicas de maquiagem das passarelas para o…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version