SEGS Portal Nacional

Demais

2020: a década de reafirmação da TV aberta no Brasil

  • Terça, 29 Dezembro 2020 18:45
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rodrigo Freitas
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

década de reafirmação da TV aberta no Brasil - (Divulgação)

Consolidação foi marcada principalmente pela digitalização do sistema e interatividade década de reafirmação da TV aberta no Brasil

Se o ano de 2020 tem sido difícil para a maioria dos setores econômicos no âmbito global, no Brasil não seria diferente. Mesmo assim, em meio a tantos obstáculos, pode-se dizer que um setor em especial ganhou relevância entre a população nos últimos meses: o da TV aberta.

E não foi só este ano. Apesar da concorrência dos serviços de TV por assinatura e streaming, a TV aberta reafirmou na última década sua posição como principal veículo de comunicação, seja por conta do seu acesso democrático, por ser o único meio que consegue transmitir a todo o território brasileiro, pela informação em tempo real e sem custo ou por contar com uma programação eclética. Por meio da TV, os alunos da rede pública de alguns estados puderam assistir às aulas e a população tem recebido informações atualizadas sobre a pandemia com intervalo de minutos.

Assim, não é exagero dizer que a TV aberta se desenvolveu mais na última década do que em qualquer outra, já que tem seguido um processo de evolução contínuo. “Em 1970 era lançada a TV analógica em cor. O grande salto tecnológico da TV aberta aconteceu em 2007, com o lançamento da TV digital no Brasil. Portanto, passamos 37 anos para ver a TV se transformar naquilo que é hoje. A partir desse momento, pudemos abrir um leque de oportunidades: conteúdos de altíssima qualidade, podendo ser acessado por todos os domicílios, de forma livre e gratuita, além de alcançar meios móveis alternativos, nos aproximando ainda mais ao nosso telespectador através da interatividade.", explica José Marcelo Amaral, presidente do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD).

Entre a digitalização do sistema e a inserção de recursos interativos, veja a seguir os cinco principais pontos que fizeram desses últimos 10 anos a melhor década da televisão brasileira.

Switch off em todas as capitais – o processo de desligamento do sinal analógico para dar lugar à tecnologia da TV digital se iniciou em 2016, mas foi apenas em meados de 2017 que o país alcançou a marca de 100% das capitais digitalizadas. Hoje, aproximadamente 2.000 municípios já passaram pela transição e a expectativa é que até 2022 todo o território brasileiro seja digitalizado.

Lançamento dos Smart TVs – parece até que faz mais tempo que os televisores conectados à internet passaram a fazer parte da rotina dos brasileiros, mas a verdade é que eles só chegaram ao país por volta de 2011.

Interatividade com o DTV Play – a proposta de interatividade na TV aberta saltou de nível com a criação do DTV Play (também conhecido como Ginga perfil D), em 2018. A tecnologia, que deverá ser embarcada nos Smart TVs a partir de 2021, é o que permite transitar de forma fluida entre a programação aberta e os conteúdos oferecidos por internet.

HDR e Áudio imersivo – o Fórum SBTVD aprovou em 2019 as tecnologias de High Dynamic Range (HDR) e Áudio imersivo (ou áudio 3D) para a TV aberta. Isso significa que os telespectadores que tiverem os televisores compatíveis com esses recursos poderão ter acesso a um sistema de cores mais próximas da realidade e um som capaz de preencher todo o ambiente.

Call for Proposals para a TV 3.0 – considera-se atualmente que o Brasil esteja usufruindo da versão 2.5 da TV digital (que é a intermediária ente o padrão HD e Ultra HD). No entanto, já foram iniciados os estudos e, neste ano, foi realizada uma chamada para propostas da TV 3.0. Assim, empresas de todo o mundo trouxeram sugestões que serão avaliadas pelo Fórum SBTVD e, se possível, aplicadas ao novo padrão da televisão digital no Brasil.

SOBRE O FÓRUM SBTVD

O Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD) é uma entidade sem fins lucrativos que contribui para o desenvolvimento da TV digital no Brasil, proporcionando maior qualidade de sinal, mobilidade e interatividade na vida dos brasileiros. É composto por integrantes das emissoras de TV, fabricantes de equipamentos de recepção, transmissão e indústria de software, bem como representantes do Governo Federal e entidades de ensino e pesquisa. O Fórum SBTVD promove e coordena a cooperação técnica entre seus associados e apoia a divulgação do Sistema Brasileiro de TV Digital no Brasil e exterior.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 12, 2025 Demais

Celebrações de final de ano ampliam em 30% as vendas de…

Dez 12, 2025 Demais

Valmet conquista Medalha de Ouro da EcoVadis e pelo…

Dez 12, 2025 Demais

Uva-passa na ceia de Natal: polêmica anual que divide…

Dez 12, 2025 Demais

Make a Cake garante as sobremesas para festas do final…

Dez 12, 2025 Demais

Natal 2025 inaugura a Era do Consumo Emocional no…

Dez 12, 2025 Demais

Coleta genética e endurecimento de penas: entenda nova…

Dez 12, 2025 Demais

Verão ativo: retomada das atividades físicas aumenta e…

Dez 12, 2025 Demais

Série documental Sabores do Paraná realiza expedição…

Dez 11, 2025 Demais

Documentário “Alphaville, o bairro: história em…

Dez 11, 2025 Demais

Do boato à evidência: o que a ciência explica sobre a…

Dez 11, 2025 Demais

O esgotamento invisível do fim do ano: especialista…

Dez 11, 2025 Demais

Com a chegada do verão, cresce a busca por resultados…

Dez 11, 2025 Demais

Morar nos EUA exige mais do que um sonho

Dez 11, 2025 Demais

Muito além da salada: o papel invisível do azeite na…

Dez 11, 2025 Demais

Quer jogar tênis em 2026? Tudo que você precisa saber…

Dez 11, 2025 Demais

Tendência e dicas de maquiagem das passarelas para o…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version