Lockdown surpreende lojistas e abre espaço para e-commerce no estado de São Paulo
Conheça soluções estratégicas de marketing que poderão ajudar varejistas a suavizar os impactos financeiros da retomada à fase vermelha
Diante do aumento de 54% no número de casos confirmados com a Covid-19, ontem, o Governo de São Paulo anunciou que todo o estado terá "medidas restritivas específicas" contra o coronavírus entre os dias 25 a 27 de dezembro e 1° a 3 de janeiro. Ou seja, o estado regressará à fase vermelha, na qual a população só terá acesso a comércios e serviços essenciais no Natal e Ano-Novo.
Às vésperas da data comercial mais relevante para o varejo brasileiro, lojistas foram surpreendidos com o lockdown. Essa decisão afetará as vendas no comércio, que ficarão aquém do esperado para o período. Para Fabrício Macias, fundador e head of business development da Macfor, AdTech focada em consultoria de marketing digital e growth hacking, os estabelecimentos que ainda não têm presença digital serão os mais atingidos com as medidas. “Boa parte dos consumidores já aderiu ao comércio eletrônico, essa mudança de comportamento será fortalecida com o novo isolamento”, pontua o especialista.
Macias pondera, no entanto, que apesar de as restrições estarem determinadas por apenas seis (6) dias, as lojas têm, novamente, como alternativa, a adesão à comunicação direta com seus consumidores. “Inicialmente, durante esse distanciamento social, para minimizar os impactos dessa decisão, os lojistas terão que usar aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, por exemplo, para se conectarem com seus clientes, no intuito de continuarem a vender seus produtos e serviços”, sugere.
Além disso, Fabrício explica que vale explorar também os recursos já disponíveis nas redes sociais. “Algumas, como exemplo, o Facebook e o Instagram, disponibilizam o serviço de loja virtual, por isso investir nessas plataformas poderá te colocar em contato com seus clientes nessa fase. Essa opção é válida, principalmente, se antes você já construiu um relacionamento digital com seu público. Lembre-se, uma excelente alternativa para continuar vendendo mesmo com as portas fechadas é oferecer a entrega de seus produtos por meio de serviços de delivery. Nesta modalidade, você interage com seus clientes através das mensagens instantâneas e entrega na sequência ou no horário previamente combinado”, esclarece o fundador da Macfor.
É óbvio que o tempo é curto para conseguir driblar todas as dificuldades que empresários enfrentarão neste momento, porém, com o auxílio do especialista Fabrício Macias, listamos abaixo, algumas soluções estratégicas de marketing que poderão suavizar os impactos financeiros desse novo isolamento. Confira:
Produção de conteúdo
Os conteúdos digitais continuarão sendo o centro das atenções e uma das poucas formas de interação social nesse fim de ano. Crie conteúdos relevantes que poderão entreter e agregar valor para seus seguidores e consumidores. Isso poderá despertar o interesse de compra em seus clientes, pense nisso.
Marketing personalizado
Desde o início da pandemia, as pessoas foram obrigadas a se adaptar a novos aprendizados e costumes, como delivery e compras pela internet, por exemplo. “O lojista que conseguir estruturar um marketing personalizado garantirá a conexão com seu público e terá mais chances de alcançar, por meio de anúncios, consumidores interessados em seus produtos. Isso elevará suas chances de venda exponencialmente”, comenta Fabrício.
Gestão de dados digitais
Apesar da reclusão dos consumidores, a tendência é que, sem os serviços e comércios físicos disponíveis, aumente a demanda de compras online. Neste sentido, os dados digitais terão um papel crucial para gerar oportunidades de crescimento. “Mesmo nesse momento de incertezas é fundamental compreender o que o seu público precisa. Análise o comportamento de seus clientes, faça pesquisas de satisfação e aprimore a experiências de seus serviços digitais”, ressalta.
Branding estratégico
Depois de um ano conturbado e após um longo período de isolamento, apesar de parte da população descuidar das medidas preventivas preconizadas para evitar o contágio, os paulistanos não esperavam por essa decisão agora. Logo, para que o seu comércio não caia no esquecimento e seja trocado por famosos e grandes e-commerces e marketplaces, crie estratégias de branding para destacar sua empresa perante os concorrentes e construa conexões com a sua audiência. “Lembre-se, pessoas gostam de pessoas, por isso quanto mais humanizada for sua marca, mais próxima ela será do seu público”, conclui o head de novos negócios da Macfor.
A reclassificação das regiões, de acordo com o Plano São Paulo, será anunciada pelo Governo do Estado, somente no dia 7 de janeiro.
Sobre a Macfor Marketing
Criada em 2016, a Macfor Marketing é uma AdTech focada em growth hacking, cultura agile e transformação digital para empresas. Formada por especialistas de diferentes áreas do digital, a consultoria de marketing digital de alta performance oferece projetos sob medida por meio de soluções de Transformação Digital, Growth Hacking, UI & UX, Inbound Marketing, Business Inteligence e SEO. A Macfor utiliza ciência de dados para alcançar os melhores resultados qualificados em tráfego, leads, vendas e conversões para grandes marcas como: Syngenta, UOL, Farmadelivery e Movile.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>