SEGS Portal Nacional

Demais

Os jovens só precisam de uma chance!

  • Segunda, 28 Dezembro 2020 07:42
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mauro de Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Pessoas de 18 a 24 anos são as mais afetadas pelo desemprego e necessitam de oportunidades para se qualificar

Conciliar uma jornada CLT com uma rotina de estudos não é tarefa fácil. No entanto, é a realidade de muitos jovens os quais necessitam custear os gastos educacionais e levar renda para dentro de casa simultaneamente. O estágio é a melhor alternativa para transformar esse cenário, pois tem carga reduzida e foco no aprendizado. Assim, incentivar esse formato de contratação é uma ação decisiva para formar profissionais capacitados para o futuro. Eles só precisam de uma chance!

O Brasil é um dos países com menos formados no ensino superior e doutores. O fato foi revelado pelo relatório “Education at a Glance“, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Segundo o documento, apenas 21% dos brasileiros de 25 a 34 anos têm a graduação concluída, enquanto a média dos integrantes da OCDE é em torno de 44%.

Esse dado é preocupante ao se observar as possibilidades trazidas por uma formação. De acordo com um estudo do Instituto Semesp, quem é graduado tem 54% menos de chance de ficar desempregado em relação a quem tem apenas o ensino médio ou fundamental completo. Quando falamos em melhores oportunidades de trabalho, também nos referimos a condições de vida mais dignas. Logo, é urgente investir nos mais novos.

Ao analisarmos a empregabilidade do jovem no Brasil, nota-se o reflexo do lapso educacional. No segundo trimestre deste ano, a taxa de desemprego para as pessoas com idade entre 18 e 24 anos atingiu 16,4 pontos percentuais acima da população em geral. A média ficou em 29,7%.

Por isso, valorizar a educação deve ser a principal meta de qualquer nação avançada. Nesse contexto, o ato escolar educativo é um grande aliado. A Lei do Estágio (11.788/08) limita a carga horária em 6 horas diárias e 30 semanais, além de proibir horas extras. Essa determinação existe para permitir ao participante organizar melhor a rotina entre a corporação e as aulas. Além disso, a atividade só é permitida para quem está devidamente matriculado e frequentando uma instituição de ensino médio, técnico, superior ou tecnólogo.

Na modalidade de contratação efetiva, o funcionário trabalha quase nove horas ao dia e, pode, ainda, fazer períodos extras, impactando seu rendimento em sua graduação. Por isso, o estágio é a melhor oferta para o educando. Ele permite a diminuição da evasão escolar a partir de seu período limitado e é voltado para o conhecimento.

O formato ainda traz benefícios para as companhias contratantes. Segundo a Lei 11.788/08, não gera vínculo empregatício e isso facilita a abertura de vagas para as corporações interessadas. A organização fica isenta de pagar FGTS, INSS, 13º salário, ⅓ sobre férias e verbas rescisórias.

Assim, se você é empresário, cumpra com sua responsabilidade de transformação social: invista no jovem. Boa parte deles está sem uma oportunidade de demonstrar seu potencial no mundo corporativo e apenas esperam por uma chance de mudarem suas vidas. Colabore com o crescimento do nosso povo!

Carlos Henrique Mencaci é presidente da Abres - Associação Brasileira de Estágios.

Sobre a Abres

A Associação Brasileira de Estágios é a maior entidade de representação de agentes de integração do país, ou seja, empresas responsáveis pela seleção e gerenciamento de vagas de estágio. A instituição tem como objetivo promover e divulgar a modalidade junto às comunidades do Brasil, estimulando a formação profissional de jovens talentos. Também executa ações para fortalecer os agentes de integração e a inserção de estudantes no mercado de trabalho.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 12, 2025 Demais

Celebrações de final de ano ampliam em 30% as vendas de…

Dez 12, 2025 Demais

Valmet conquista Medalha de Ouro da EcoVadis e pelo…

Dez 12, 2025 Demais

Uva-passa na ceia de Natal: polêmica anual que divide…

Dez 12, 2025 Demais

Make a Cake garante as sobremesas para festas do final…

Dez 12, 2025 Demais

Natal 2025 inaugura a Era do Consumo Emocional no…

Dez 12, 2025 Demais

Coleta genética e endurecimento de penas: entenda nova…

Dez 12, 2025 Demais

Verão ativo: retomada das atividades físicas aumenta e…

Dez 12, 2025 Demais

Série documental Sabores do Paraná realiza expedição…

Dez 11, 2025 Demais

Documentário “Alphaville, o bairro: história em…

Dez 11, 2025 Demais

Do boato à evidência: o que a ciência explica sobre a…

Dez 11, 2025 Demais

O esgotamento invisível do fim do ano: especialista…

Dez 11, 2025 Demais

Com a chegada do verão, cresce a busca por resultados…

Dez 11, 2025 Demais

Morar nos EUA exige mais do que um sonho

Dez 11, 2025 Demais

Muito além da salada: o papel invisível do azeite na…

Dez 11, 2025 Demais

Quer jogar tênis em 2026? Tudo que você precisa saber…

Dez 11, 2025 Demais

Tendência e dicas de maquiagem das passarelas para o…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version