SEGS Portal Nacional

Demais

Natal: você já pensou em presentear alguém com saúde?

  • Terça, 15 Dezembro 2020 11:58
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Joyce Magrini
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Kit de teste de DNA, livro que aborda cuidados com a saúde mental, eletrodomésticos para uma alimentação mais saudável e até smartwatch que mede calorias, batimentos cardíacos e o oxigênio no sangue são opções

Provavelmente seu ano de 2020 foi bem diferente daquele idealizado no último Réveillon. O mundo foi surpreendido por uma pandemia causada por um vírus invisível aos nossos olhos e pela primeira vez na humanidade contemporânea fez com que todos nós sentíssemos os efeitos práticos da falta daquilo que hoje grande parte da população deseja como presente de Natal: saúde!

O isolamento social e a perda de familiares e amigos amados, entre outras coisas, elevou a percepção do brasileiro em relação ao valor da saúde. Quem ainda não se perguntou como não fomos capazes de prever isso diante de tanta tecnologia e algoritmos disponíveis?

Não sabemos ao certo como será o mundo em que vamos viver quando tudo isso passar e nem quantos meses vai levar para que ele chegue. Esse é um evento inédito globalmente, que colocou em xeque os sistemas de assistência e a economia de alguns dos principais players globais e ele vai provocar grandes reflexões e mudanças de mindset nos hábitos, comportamentos e estilo de vida das pessoas. Mas, o fato é que a preocupação causada pelo Covid-19 já nos mudou e, principalmente, em relação à nossa preocupação não mais apenas com tratamentos, mas sim com prevenção.

Então, que tal repensar os presentes de Natal de 2020 para levar um pouco mais de saúde para a vida de quem nos cerca? Confira uma seleção:

Planejamento de saúde

Imagine poder, sem sair de casa e por meio apenas da saliva, ter seu código genético inteiro sequenciado pela tecnologia mais avançada do mundo, chamada Exoma, para identificar possíveis variantes que podem aumentar o risco de desenvolvimento de cânceres como de mama, de ovários, de próstata, de estômago, colorretal e melanoma, além de doenças como triglicerídeos e colesterol altos e doença de Wilson. Isso é o que faz o meuDNA Saúde, uma ferramenta para que todos conheçam mais sobre seus dados biológicos, compreendam potenciais riscos e junto com o seu médico possam agir precocemente na prevenção.

À venda pelo site meudna.com, o usuário recebe em sua casa tudo para fazer, por conta própria, a coleta do DNA pela saliva, com o cotonete apropriado. Após essas etapas, é só enviar por Correio o kit ao laboratório, onde as informações são analisadas e combinadas aos princípios de inteligência artificial e bioinformática. Em cerca de seis semanas, os resultados ficam prontos e o acesso é online. 

Bônus: por mais R$200 é possível levar para casa o meuDNA Premium, que além dessa entrega de saúde também possibilita conhecer as suas origens por meio da história dos seus genes até oito gerações atrás.

Saúde mental

O home office amplamente adotado no início da pandemia parecia no início um modelo ideal para melhorar o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. Entretanto, logo foi possível descobrir os desafios desse modelo remoto, como a soma das atividades domésticas e a articulação com a rotina dos outros membros da família e com as cobranças profissionais, ainda mais em um contexto em que o isolamento social completa esse pacote! Então, se a discussão sobre saúde mental já estava em alta no ambiente empresarial, agora a necessidade de cuidar dela enquanto indivíduos aumento ainda mais.

Conhecer e refletir sobre o assunto pode ser um caminho interessante e a dica fica por conta do livro “O Trabalho Não Precisa Ser uma Loucura”, escrito em coautoria entre os sócios Jason Fried, CEO da Basecamp, e David Heinemeier Hansson, que além de cofundador da mesma empresa é autor best-seller pelo The New York Times.

O texto é uma espécie de manifesto atemporal que rejeita a ideia do sacrifício da vida pelo emprego em situações como longas horas extras, metas impossíveis, prazos surreais e caixas de email lotadas, por exemplo. Eles mostram na prática a filosofia da sua companhia e como celebram a calma ao invés de comemorar a loucura como uma espécie de distintivo de honra para os profissionais de hoje.

Alimentação livre de frituras

A alimentação tem ligação direta com a nossa saúde por ser a principal fonte de suplementação com os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Mas, também pode ser a nossa perdição com o excesso na ingestão de ingredientes como açúcar, alimentos ricos em gordura ou preparados com óleo.

Para conferir mais praticidade ao dia a dia e um preparo mais saúdavel de receitas populares e que agradam o paladar do brasileiro, como a batata frita, que tal investir em uma fritadeira elétrica sem óleo? As principais marcas de eletrodomésticos lançaram no mercado modelos que atendem diferentes necessidades de tamanho, como a Mondial que conta com versões de 3,5 litros e de 5 litros  ou mesmo a Super Fryer da Oster que combina as funções de fritar, assar ou desidratar alimentos em uma capacidade de 10 litro.

Batimento cardíaco e oxigênio no sangue

Os dispositivos vestíveis, como os smartwatches, são ótimos aliados para incentivar que as pessoas se mexam mais, se alimentem melhor, regulem seu sono e lembrem-se de respirar por alguns momentos ao longo do dia.

Além disso, os mais modernos, como o Apple Watch series 6 trazem não apenas a possibilidade de monitorar em segundo plano a frequência cardíaca para verificar se ela está muito alta ou muito baixa - o que pode indicar um problema de saúde sério não diagnosticado - mas também uma nova função que mede a saturação de oxigênio do usuário e consegue entender melhor como está sua saúde e condição física. A saturação do oxigênio, ou SpO2, representa o percentual de oxigênio levado pelos glóbulos vermelhos do pulmão para o resto do corpo e indica como está a oxigenação do sangue que é distribuído por todo o corpo.

Todas as notificações ficam armazenadas no app Saúde do iPhone para que seja possível ter uma visão geral do panorama e o acompanhamento constante.

Quem pretende realizar o teste para as comemorações natalinas têm até o dia 20 de dezembro para comprar o kit pela Internet ou até 23 de dezembro para realizar a aquisição e a coleta, via agendamento, em uma das farmácias.    


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 12, 2025 Demais

Celebrações de final de ano ampliam em 30% as vendas de…

Dez 12, 2025 Demais

Valmet conquista Medalha de Ouro da EcoVadis e pelo…

Dez 12, 2025 Demais

Uva-passa na ceia de Natal: polêmica anual que divide…

Dez 12, 2025 Demais

Make a Cake garante as sobremesas para festas do final…

Dez 12, 2025 Demais

Natal 2025 inaugura a Era do Consumo Emocional no…

Dez 12, 2025 Demais

Coleta genética e endurecimento de penas: entenda nova…

Dez 12, 2025 Demais

Verão ativo: retomada das atividades físicas aumenta e…

Dez 12, 2025 Demais

Série documental Sabores do Paraná realiza expedição…

Dez 11, 2025 Demais

Documentário “Alphaville, o bairro: história em…

Dez 11, 2025 Demais

Do boato à evidência: o que a ciência explica sobre a…

Dez 11, 2025 Demais

O esgotamento invisível do fim do ano: especialista…

Dez 11, 2025 Demais

Com a chegada do verão, cresce a busca por resultados…

Dez 11, 2025 Demais

Morar nos EUA exige mais do que um sonho

Dez 11, 2025 Demais

Muito além da salada: o papel invisível do azeite na…

Dez 11, 2025 Demais

Quer jogar tênis em 2026? Tudo que você precisa saber…

Dez 11, 2025 Demais

Tendência e dicas de maquiagem das passarelas para o…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version