SEGS Portal Nacional

Demais

Knewin analisa repercussão da Black Friday na imprensa e nas mídias sociais

  • Quinta, 10 Dezembro 2020 12:00
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Tárcila Galdino
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

De 2018 a 2020, as menções sobre o assunto tiveram um aumento de 91,85%

- @magazineluiza @americanascom e @submarino estão entre as contas mais mencionadas durante o período

- O top 5 estados mais pesquisados foram São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espirito Santo, além do Distrito Federal

- Os termos fraude, fake, falso(s) e falsa(s) aparecem em 4.072 tuítes na semana da Black Friday, repercutindo o problema das promoções enganosas e a desconfiança do público

- Apesar disso, 2.522 menções mostram que há, sim, a intenção de compra dos brasileiros para antecipar os presentes de Natal

A Knewin, empresa de tecnologia que usa inteligência artificial para transformar negócios, promoveu um monitoramento completo de mídias sociais, mídias jornalísticas e dados do Google durante o mês de novembro para entender a repercussão da Black Friday. A visibilidade midiática do assunto cresceu significativamente, já que de 2018 a 2020 as menções sobre o termo tiveram um aumento de 91,85% na imprensa, o que mostra a relevância dessas pautas relacionadas para os jornalistas e, acima de tudo, para os consumidores das marcas.

Entre os destaques da análise estão os termos “black friday” (463.562), #BlackFriday (25.555) e #blackfriday2020 (4.803). As contas mais mencionadas durante o período foram as varejistas: @magazineluiza @americanascom @submarino. O top 5 dos estados que tiveram mais pesquisas sobre o termo foram Distrito Federal e São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espirito Santo.

“Entender o comportamento do consumidor faz com que empresas tomem melhores decisões, por isso a Knewin buscou entender esse fenômeno da Black Friday por meio de um monitoramento completo”, aponta o CEO da Knewin, Lucas Nazário.

Impacto da COVID-19 no mês de novembro

“Devido ao prejuízo causado pela pandemia da COVID-19 à economia, a oportunidade para o mercado reaquecer foi o mês de novembro com a Black Friday, semana na qual empresas, sobretudo as do varejo, promoveram um grande desconto aos consumidores. A Knewin buscou entender um pouco mais sobre esse comportamento do consumidor por meio de um monitoramento” explica o CEO da Knewin.

Itens mais procurados e marcas com mais destaque no Twitter

Durante os dias 22 a 28 de novembro, o monitoramento da Knewin no Twitter mostrou que os bens de consumo mais procurados na Black Friday são: Iphone com 11162 tuítes, celular com 4046, Nike com 2876. O reflexo das ações das marcas nas redes sociais também foi surpreendente. A Magazine Luiza marcou como sendo a mais comentada, alcançando o quinto lugar nos Trending Topics do Twitter. Além dela, outras mais citadas no mês de novembro foram Submarino, Lojas Americanas e Kabum.

Overview das marcas na Black Friday

A Magazine Luiza e as Lojas Americanas investiram em promoções e descontos ao longo do mês e em lives especiais no dia 27. Submarino aproveitou o cashback e deu grandes descontos em produtos como livros e e-books, ganhando também destaque durante o mês de novembro. Quanto à Kabum, esta enfrentou altos e baixos. Muitos usuários elogiaram a qualidade dos produtos e a velocidade das entregas, enquanto outros denunciaram a empresa por fraude, alegando um aumento nos preços para diminuí-los no dia da Black Friday.

Fraude versus antecipação do Natal

A Black Friday também é um momento em que os consumidores antecipam as compras para o Natal. No entanto, muitos brasileiros apontam esse período como “Black Fraude”, em referência às falsas promoções e ao aumento de preços em lojas e em e-commerces. Por isso, a Knewin monitorou como esse assunto repercutiu nas mídias sociais. Os termos fraude, fake, falso(s) e falsa(s) aparecem em 4.072 tuítes na semana da Black Friday, repercutindo o problema das promoções enganosas e a desconfiança do público. Apesar disso, 2.522 menções mostram que há, sim, a intenção de compra dos brasileiros para antecipar os presentes de Natal.

Sobre a Knewin

Fundada em Florianópolis em 2011, a Knewin tem como missão democratizar o acesso à informação a partir de tecnologia de ponta. A maior empresa de PR Tech da América Latina é responsável por desenvolver soluções de monitoramento de notícias e de mídias sociais para cerca de mil clientes de vários segmentos, incluindo comunicação e marketing, em quatro países. A Knewin tem uma estratégia de crescimento consistente e já fez dez aquisições desde 2016 (Informa Brasil, Zubit, Oficina de Clipping, Myclipp, DataClip, Editorial Link, Varjão Clipping, Monitori, MITI e Plugar), que ajudaram na construção de um portfólio ainda mais robusto.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 15, 2025 Demais

Como economizar na conta de luz usando o ar-condicionado

Dez 15, 2025 Demais

Saiba com se precaver para evitar problemas durante as…

Dez 15, 2025 Demais

Indulgência consciente: a nova relação com o prazer de…

Dez 15, 2025 Demais

Como o espírito natalino pode melhorar o seu inglês?…

Dez 15, 2025 Demais

Com a chegada das viagens de fim de ano, especialista…

Dez 15, 2025 Demais

Guarda compartilhada cresce no país — mas não significa…

Dez 15, 2025 Demais

Os cartões de identificação plásticos vão desaparecer?

Dez 15, 2025 Demais

Estudo revela proporção de royalties na receita…

Dez 12, 2025 Demais

Celebrações de final de ano ampliam em 30% as vendas de…

Dez 12, 2025 Demais

Valmet conquista Medalha de Ouro da EcoVadis e pelo…

Dez 12, 2025 Demais

Uva-passa na ceia de Natal: polêmica anual que divide…

Dez 12, 2025 Demais

Make a Cake garante as sobremesas para festas do final…

Dez 12, 2025 Demais

Natal 2025 inaugura a Era do Consumo Emocional no…

Dez 12, 2025 Demais

Coleta genética e endurecimento de penas: entenda nova…

Dez 12, 2025 Demais

Verão ativo: retomada das atividades físicas aumenta e…

Dez 12, 2025 Demais

Série documental Sabores do Paraná realiza expedição…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version