Referências ao Esporte e à Tecnologia Permeiam Projeto da Sportheca
- Studio MEMM optou por sistema de materiais e cores que desse unidade ao espaço da empresa de inovação em esporte, em São Paulo -
Como transpor para um projeto de arquitetura os atributos de uma marca esportiva e tecnológica? Esta foi a principal pergunta a ser respondida pelo Studio MEMM no projeto da sede da Sportheca, uma empresa de inovação e tecnologia em esportes em Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo.
"São temas que requerem criatividade para a junção adequada entre cada um deles, explorando o que os conecta. Escolhemos um sistema de soluções, de materiais e de cores que transmitissem percepção de futuro e performance; ao mesmo tempo, o prédio precisava de senso de acolhimento, funcionar como um pólo criativo, onde os profissionais desenvolvem lado a lado os produtos para o avanço do esporte", afirma o arquiteto Marcelo Macedo, titular do Studio MEMM.
Além dos desafios de identidade, a intervenção do escritório precisaria lidar com demandas comuns a partir da pandemia, como orçamento e prazos exíguos - entre projeto e obra foram apenas 4 meses. O espaço, um prédio com 3 pavimentos, abrigava um ambiente de trabalho coletivo, e o desafio foi incorporar às necessidades e DNA da Sportheca sem grandes mudanças estruturais, reunindo a maior parte das intervenções no térreo, trazendo maior acolhimento às áreas comuns e reorganizando os fluxos na recepção.
Na área externa, foi melhorada a interação do lote com o ambiente externo pela troca de muros metálicos por vidros. O projeto também prevê uma estrutura de descompressão para a área externa. Para a fachada, uma chapa de alumínio perfurada remete ao esporte, inaugurando um percurso narrativo que ocorre também na recepção.
"A recepção também traz chapas metálicas remetendo a figuras do esporte. Temos ali um painel artístico que conta o histórico do avanço do esporte, narrativa que se encerra assim que se entra na área de laboratórios da empresa, onde estão o porvir, sendo dados alguns dos próximos passos da evolução tecnológica. Na recepção também foi organizado o layout de modo a também possibilitar uma área de respiro aos profissionais em trabalho, além da triagem tradicional", afirma Macedo.
Na sequência, um corredor com iluminação linear sugere a novidade e se transforma em um túnel que exibe as tecnologias expostas no laboratório, com grama sintética em paredes e no piso, e acaba no acesso para o pavimento superior, onde as pessoas estão criando as novas tecnologias.
Na área de trabalho coletivo, os acabamentos e cores foram relacionados à marca, como silhuetas metálicas em ACM e iluminação LED, logotipos em aço carbono com pintura esmaltada e letra caixa. Luminárias em AR111 para vencer o pé-direito duplo da recepção. Por fim, No subsolo, foram previstos auditórios e salas de gravação audiovisual.
Sobre o Studio MEMM - www.studiomemm.com
A propulsão criativa do Studio MEMM está na sensibilidade para compreender as pessoas, no entendimento do futuro com todos seus adventos e nas cidades onde construímos nossos edifícios.
A sensibilidade é a essência da arquitetura. Entender as pessoas, saber como vivem e buscam seu bem-estar, assim como interpretar suas necessidades é fundamental para entregar a elas melhores espaços para habitarem, trabalharem e terem lazer.
Ao mesmo tempo, o Studio se fascina pelo Futuro e o traz para seu processo criativo, buscando responder as dificuldades do novo. Gostamos de testar ferramentas e softwares para projetar, novos materiais, e investe-se nas habilidades construtivas e para cada projeto achamos parceiros que façam protótipos e maquetes para garantir que nossas ideias são tecnicamente viáveis.
Vemos a necessidade de um olhar horizontal entre a produção que se inicia no mobiliário, passando pelo design de interior, arquitetura, chegando na cidade, de maneira que as soluções alcançadas não apenas respondam às necessidades do cliente, mas sejam capazes também de se integrar ao seu entorno.
Sobre Marcelo Macedo
Marcelo Macedo é Arquiteto Urbanista pela Fau-Mackenzie (2011) e Mestre de Arquitetura Avançada pela Columbia University (2016). Após experiências em arquitetura em São Paulo, Paris e Nova Iorque inicia em 2018 o Studio MEMM.
Trabalhou aproximadamente 3 anos na Metro Arquitetos fazendo projetos culturais, educacionais, residenciais e urbanos. Nas parcerias do escritório, colaborou com Paulo Mendes da Rocha e OMA. Trabalhou em Nova Iorque na TPG Architecture na área de Varejo e Interiores corporativos. Desenvolveu projetos residenciais e reformas para clientes próprios no Brasil. Durante seus estudos de arquitetura em Paris aproveitou para explorar o continente ampliando seu repertório.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>