SEGS Portal Nacional

Demais

Barcos de Ilhabela (SP) brilham e conquistam títulos do Brasileiro de Vela de Oceano em casa

  • Segunda, 23 Novembro 2020 18:50
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fabrizio Gallas
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Barco Xamã durante a regata decisiva neste domingo / Crédito: Aline Bassi / Balaio de Ideias

Na classe IRC, o caneco ficou com o Xamã, barco reformado por caiçaras locais. Na classe C-30 o caneco ficou com o Caballo Loco. Velejadores olímpicos e campeões mundiais disputaram a competição com 400 velejadores

Foram definidos, neste domingo, os campeões do Brasileiro de Vela de Oceano - 20 anos da Copa Suzuki - realizado no Yacht Club de Ilhabela (SP). O evento foi patrocinado pela Suzuki Veículos e com co-patrocínio do GOFit.

Os barcos locais fizeram a festa e ficaram com os troféus nas disputas no canal de São Sebastião em um último dia com ventos próximos de 10 nós.

Na classe IRC, o Xamã levou o caneco vencendo as duas regatas realizadas no último dia, totalizando três vitórias nas cinco realizadas nos três dias de competição. O veleiro foi adquirido e reformado por dois meses durante a pandemia por dois caiçaras locais, Paulo Tinah Jesus e Atanawe Boechat, que fazem parte da tripulação comandada por Sérgio Klepacz.

"Realmente é uma grande felicidade pensando que no começo do ano não tínhamos barco nenhum. Graças ao Paulo Jesus 'Tinha', o Atanawe Boechat, que são dois dos melhores velejadores, melhor tático que existe, conseguiram levantar o barco e a equipe trabalhou maravilhosamente bem. Vou ser sincero do fundo do coração, era o vento que estávamos esperando e ali no nosso quintal de casa. Tinha que dar certo e deu. Saímos do 10º lugar no começo do campeonato e conseguimos esse título que foi muito emocionante", disse Klepacz.

Em segundo lugar ficou o Esculacho, do Iate Clube do Rio de Janeiro, que no último dia arrancou com um terceiro e segundo lugares com Walcles Osório como comandante. O Asbar IV, de Santos (SP), comandado por Jonas Penteado.

A classe contou com velejadores de renome no cenário nacional e mundial. Jorge Zarif, campeão mundial de Finn em 2013, de Star em 2018, quarto na Rio-2016 e esperança de medalha para Tóquio-2021, esteve no +Bravíssimo, do Espírito Santo, que terminou o Brasileiro em oitavo lugar. Maurício Santa Cruz, pentacampeão mundial, bicampeão Pan-Americano e com duas Olimpíadas no currículo, não conseguiu conduzir o Danadão, do Rio de Janeiro, ao bicampeonato nacional e terminou a disputa no sexto lugar. Samuel Albrecht, com presença confirmada em Tóquio-2021 e bronze no Pan-Americano de Lima 2019 na Nacra 17, ficou em quinto lugar com o barco gaúcho Crioula 29.

No Brasileiro da classe C-30, o Caballo Loco, também do Yacht Club de Ilhabela, levou a melhor no dia agitado com três regatas vencendo a primeiro e ficando em terceiro nas demais. O Brasileiro na classe contou com duas etapas, a primeira em Florianópolis (SC) no começo do ano.

O vice-campeão foi o Loyalty 06, que contou com André Fonseca, o Bochecha, com três participações olímpicas e três na Volta ao Mundo, The Ocean Race. O terceiro melhor barco da classe no Brasil foi o Kaikias Via Italia.

Na classe BRA-RGS, o barco de Ilhabela, Zeus, também de Ilhabela (SP), conquistou o troféu deixando o Comanda em segundo e o Ka Maua em terceiro: "Parabenizar os organizadores, pessoal do Yacht Club que nos recebeu muito bem. Tripulação se empenhou muito e nos saímos bem. Condições excelentes no último dia, vento de médio pra cima, foi bem bacana", disse Gereba, do barco Zeus.

Vencedores gerais definidos na Copa Suzuki

A Copa Suzuki encerrou a temporada com três etapas ao longo do ano. Na IRC, o título geral ficou com o Rudá/Blue Seal, de Santos (SP), deixando o Xamã em segundo e o Asbar IV em terceiro.
Na classe C-30 ,o Caballo Loco ficou com o título seguido pelo Kaikias e o Loyalty 06 em terceiro.

Mauro Dottori, diretor de Vela do Yacht Club de Ilhabela, comentou sobre a realização do evento: "A gente de ilhabela continua sendo a capital da Vela. Um ano tão diferente e estranho como foi 2020 a gente conseguir reunir as equipes, tanta gente boa competindo. Falar que é bom foi pouco, o ambiente foi maravilhoso.Queremos sempre valorizar a vela no clube ter portas abertas, tapete vermelho para os competidores, dar o que temos de melhor. Acho que conseguimos e a todos os velejadores ano que vem tem mais".

RESULTADOS FINAIS BRASILEIRO E ÚLTIMA ETAPA COPA SUZUKI

Brasileiro IRC

1 - Xamã - 8 pontos
2 - Esculacho - 12 pts
3 - Asbar IV - 13 pts
4 - Rudá/Blue Seal - 16
5 - Crioula 29 - 17
6 - Danadão - 17
7 - Lucky Alforria - 24
8 - +Bravíssimo 26
9 - Bravo-GOFit - 27
10 - Zorro - 33
11 - King - 39
12 - Montecristo - 43
13 - Aventador - 46
14 - Jazz 49
15 - Boto V - 56
16 - My Boy - 57

Brasileiro - C-30

1 - Caballo Loco - 18
2 - Loyality 06 - 27
3 - Kaikias - 28
4 - Zeus Racing Team - 29
5 - Le Terrible - 69
6 - Corta Vento - 75
7 - Katana Portobello - 81

Copa Suzuki -3ª etapa - BRA-RGS

1 - Zeus - 3 pontos
2 - Ka Mua - 6
3 - Comanda - 6
4 - Triton - 11
5 - Brazuca - 15
6 - BL3 Urca - 21

Copa Suzuki - 3ª etapa - HPE25

1 - Conquest - 6
2 - Ginga - 6
3 - Azzuro - 13
4 - Mussulo 25 - 14
5 - Artemis - 18
6 - Pé de Vento - 23

A 3ª Etapa da Copa Suzuki 2020, Campeonato Brasileiro IRC e C-30, contou com a organização e realização do Yacht Club de Ilhabela, com patrocínio master da Suzuki Veículos, co-patrocínio do GOFit, e apoios da ABVO, Prefeitura Municipal de Ilhabela, Balaio de Ideias, Control Service e FEVESP.

Siga a ABVO pelo instagram @abvobrasil para os resultados do dia. Siga nosso Facebook e acesse nossa página de Youtube e confira nossos vídeos


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Dez 18, 2025 Demais

Cores para 2026: descubra a sua cor de acordo com a…

Dez 17, 2025 Demais

Vai alugar imóvel no Réveillon? Confira 10 dicas para…

Dez 17, 2025 Demais

A cláusula compromissória arbitral no estatuto social…

Dez 17, 2025 Demais

Fim de ano: especialista explica por que a comunicação…

Dez 17, 2025 Demais

Mega da Virada: como transformar milhões em legado e…

Dez 17, 2025 Demais

Como manter o skin care nas viagens de final de ano?

Dez 17, 2025 Demais

Natal: descubra como combinar diferentes tipos de…

Dez 17, 2025 Demais

Vai começar o verão no Hemisfério Sul e a Terra não…

Dez 16, 2025 Demais

Reformar ou demolir uma casa? Saiba o que vale a pena!

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version