SEGS Portal Nacional

Demais

Pesquisa inédita revela que Brasil reagiu bem à mudança do trabalho em razão da Covid-19 com expansão de redes e tecnologias digitais

  • Terça, 17 Novembro 2020 11:29
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thabata Mondoni
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

País não ficou atrás e contou com uma capacidade de Internet reforçada para adoção corporativa de mobilidade gerenciada, colaboração e outros recursos, facilitando a transição para o trabalho remoto, aponta ISG Provider Lens™ Digital Workplace of the Future – Services & Solutions 2020

É fato que, diante da necessidade de milhões de empregados trabalharem em casa durante a pandemia Covid-19, grande parte das empresas brasileiras se viram ‘obrigadas’ a acelerarem sua adoção de tecnologias digitais no ambiente de trabalho, um fator que também impulsionou as operadoras do país a aumentarem rapidamente sua capacidade de rede, segundo aponta o novo relatório publicado nesta sexta-feira (13) pela Information Services Group (ISG), uma empresa líder global em pesquisa de tecnologia e consultoria, e promovido pela TGT Consult no Brasil.

O relatório ISG Provider Lens™ Digital Workplace of the Future – Services & Solutions para o Brasil destaca que o ano de 2020 será lembrado como o ano do “trabalho de casa” em razão da pandemia. Surpreendentemente, muitas dessas empresas que adoraram o trabalho remoto detectaram uma maior produtividade, pois grande parte de seus colaboradores conseguiram atuar com maior foco e trabalhar mais horas líquidas por dia. “No entanto, esse nível de produtividade pode não sobreviver uma vez que as pessoas possam sair de suas casas para se divertir e outras atividades sociais. Ainda assim, existe uma crença comum de que muitas pessoas continuarão a trabalhar em casa, mesmo depois que uma vacina estiver disponível para ajudar a controlar a ameaça da Covid-19”, diz o estudo.

Pedro L. Bicudo Maschio, autor da pesquisa ISG, explica que, como em outros países, a Covid-19 aumentou a importância das tecnologias digitais no local de trabalho, pois as empresas facilitaram as transições para o trabalho em casa e remoto. Isso aumentou imediatamente a demanda por serviços de local de trabalho gerenciado em grande escala para substituir o suporte técnico presencial. Os clientes brasileiros se beneficiaram de provedores de serviços globais que enfrentaram primeiro os desafios da pandemia na Ásia e na Europa. “Sem dúvida, este foi um ano em que o Brasil rompeu barreiras intelectuais para que o trabalho remoto funcionasse e abriu caminho para a desmitificação da transformação digital, quebrando preconceitos em relação à segurança e à funcionalidade”, ressalta o autor.

Além disso, um esforço conjunto das operadoras brasileiras evitou grandes interrupções nos serviços de Internet em 2020, apesar do tráfego significativamente maior nas redes fixas e móveis. As mudanças desencadeadas pela crise incluíram a migração do tráfego de celular para fixo e uma mudança de contas pré-pagas para pós-pagas para a maioria dos 225 milhões de dispositivos móveis do país.

“As pessoas no Brasil puderam trabalhar em casa de forma rápida e eficaz, graças às respostas rápidas das operadoras, consultores de ambiente de trabalho digital e outros fornecedores”, afirma Pedro Bicudo.

As soluções de colaboração corporativa e de equipe também assumiram uma importância maior com a mudança para o trabalho em casa. Novas soluções foram disponibilizadas no Brasil e preencheram lacunas nas plataformas Microsoft e Google que dominam o mercado, diz o relatório. Existem soluções disponíveis que se integram bem com os players dominantes e com código aberto, bem como opções para nichos da indústria que requerem medidas específicas de segurança e privacidade. “O Zoom é colocado obviamente nesse quadrante de softwares como líder, mas há outras empresas que seguem na disputa. A novidade em relação a esse segmento é o fato de que existem as soluções generalistas, como é o caso da Microsoft Teams e do Google Meet, mas surgem também as soluções mais dedicadas ao uso empresarial, como é o caso do Webex e Zoom. Além de outros softwares especializados em soluções para o setor da educação, medicina, treinamento e até para mega apresentações”, conta o autor.

“Este estudo do mercado de serviços de Digital Workplace é uma síntese do ano de 2020 e confirma o que já havíamos percebido em nossos clientes, a pandemia foi um grande agente da transformação digital, principalmente na dimensão da relação entre empresa e seus colaboradores”, afirma Omar Tabach, sócio diretor da TGT Consult. Os serviços de mobilidade gerenciada têm ajudado as empresas a garantir que os funcionários remotos tenham os dispositivos, aplicativos e dados de que precisam. No entanto, a segurança cibernética é uma preocupação crescente, à medida que os cibercriminosos exploram as vulnerabilidades de dispositivos móveis recém-conectados à empresa para obter acesso às redes corporativas. Os principais fornecedores de mobilidade e gerenciamento de endpoint estão melhorando suas plataformas e serviços para lidar com este problema, diz o levantamento ISG Provider Lens™ Digital Workplace of the Future – Services & Solutions 2020 para o Brasil.

A pandemia aumentou drasticamente o uso de conferências e eventos online e, embora as empresas percebessem o valor do streaming de vídeo como ferramenta de vendas e marketing, também descobriram a necessidade de plataformas robustas para atender às suas necessidades, afirma o relatório. Enquanto isso, a necessidade repentina de colaboração e comunicação virtual revelou que as plataformas genéricas não atendem a todos, intensificando o interesse em soluções específicas para aplicações verticais, como aulas, consultas médicas e apresentações financeiras.

Agora, a palavra que os executivos e fornecedores devem pensar para o amanhã é: eficiência. “É possível alavancar a eficiência que se ganha quando as pessoas trabalham remotamente. Remoto não quer dizer em casa, mas quer dizer que não é preciso concentrar todo mundo em um único escritório grande e caro. Fazer as pessoas irem até um escritório não é eficiente. Então, todos devem pensar em quais são as formas mais eficientes de se fazer um serviço. Tudo isso significa abrir a mente para a verdadeira transformação digital”, ressalta Pedro Bicudo.

Para concluir, o autor alerta sobre os erros mais comuns causados pela falta de conhecimento em tecnologia. Segundo o analista, o primeiro erro é pensar que “não vai funcionar”. Muitos executivos não acreditavam que os negócios poderiam funcionar em lockdown, porém agora descobriram que é possível e que a economia não parou totalmente. “A primeira questão é modernizar o pensamento, de poder se criar novas formas de fazer as coisas. Eu acho que esse foi o primeiro erro - o conservadorismo. O segundo é o medo. O risco, a vulnerabilidade e o roubo sempre existiram, eles só mudaram para um ambiente virtual. O terceiro está ligado aos outros dois que é o radicalismo, que é o oposto. Achar que vai ser possível fazer tudo remotamente. Que pode substituir as pessoas por tecnologia, isso também não é real”, conclui.

O relatório ISG Provider Lens™ Digital Workplace of the Future – Services & Solutions 2020 avaliou a capacidade de 50 empresas fornecedoras em sete quadrantes: Digital Workplace Consulting Services, Managed Workplace Services – Large Accounts, Managed Workplace Services – Midmarket, Managed Mobility Services, Enterprise Collaboration Solutions, Unified Endpoint Management, e Meeting and Conferencing Solutions.

O relatório identificou a IBM como líder em cinco quadrantes e a Stefanini líder em quatro. As empresas Microsoft e Unisys são líderes em três quadrantes, enquanto Google e Sonda são líderes em dois. Líderes em um quadrante são Atos, Capgemini, Cisco, Citrix, DXC Technology, HCL, ilegra, LogMeIn, SantoDigital, TIVIT, VMware, Wipro e Zoom.

A Wipro foi identificada como uma Rising Star em dois quadrantes, Blackberry e RocketChat são Rising Stars em um quadrante cada.

O relatório ISG Provider Lens™ Digital Workplace of the Future – Services & Solutions 2020 para o Brasil está disponível para os assinantes ou para compra através da TGT Consult (https://www.tgt.com.br/#contato).

Conheça nossa agenda de relatórios 2021 através do site: https://www.tgt.com.br/relatorio-isg-provider-lens/.

Sobre a ISG Provider Lens™ Research

A série ISG Provider Lens™ Quadrant research é a única avaliação de fornecedores desse tipo a combinar pesquisa empírica baseada em dados e análise de mercado com a experiência e observações do mundo real da equipe de consultoria global da ISG. As empresas encontrarão uma grande quantidade de dados detalhados e análises de mercado para ajudar a orientar sua seleção de parceiros de outsourcing apropriados, enquanto os consultores da ISG usam os relatórios para validar seu próprio conhecimento de mercado e fazer recomendações aos clientes empresariais da ISG. A pesquisa cobre atualmente provedores que oferecem seus serviços globalmente, em toda a Europa e América Latina, bem como nos EUA, Alemanha, Reino Unido, França, países nórdicos, Brasil e Austrália/Nova Zelândia, com mercados adicionais a serem adicionados no futuro.

Sobre a TGT Consult

A TGT Consult é uma empresa brasileira de pesquisa e consultoria de negócios e de tecnologia, que também representa da Information Services Group (ISG) no Brasil.

Formada por consultores com cargos de C-Level em suas carreiras, proporciona a seus clientes diagnóstico, planejamento, metodologia e gerenciamento para a solução de problemas, por meio de uma abordagem que se traduz em resultados mensuráveis e que garantem a concretização dos objetivos de cada projeto. Suas principais soluções de consultoria estão relacionadas a: Inteligência em TI, Excelência Operacional, Sourcing de TI e Inovação. Para mais informações, acesse: https://www.tgt.com.br.

Sobre a ISG

A ISG (Information Services Group) (Nasdaq: III) é uma empresa líder global em pesquisa de tecnologia e consultoria. Um parceiro de negócios confiável para mais de 700 clientes, incluindo mais de 75 das 100 maiores empresas do mundo, a ISG está comprometida em ajudar corporações, organizações do setor público e provedores de serviços e tecnologia a alcançar excelência operacional e crescimento mais rápido. A empresa é especializada em serviços de transformação digital, incluindo automação, nuvem e análise de dados; assessoria de sourcing; governança gerenciada e serviços de risco; serviços de operadora de rede; estratégia e desenho de operações; mudar a gestão; inteligência de mercado e pesquisa e análise de tecnologia. Fundada em 2006 e com sede em Stamford, Connecticut, a ISG emprega mais de 1.300 profissionais prontos para o digital, operando em mais de 20 países - uma equipe global conhecida por seu pensamento inovador, influência de mercado, profundo conhecimento em tecnologia e indústria e classe mundial de pesquisa e recursos analíticos com base nos dados de mercado mais abrangentes do setor.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version