SEGS Portal Nacional

Demais

Um caminho desafiador é apontado pela Conferência São Paulo Sua

  • Segunda, 16 Novembro 2020 10:07
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Simone - Vervi
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Allen Habert*

A Conferência São Paulo Sua lançou para o diálogo social com a sociedade e os candidatos a prefeito, vice e vereadores o documento “São Paulo Sua para uma cidade do bem viver”. É a chamada Agenda mínima, necessária e imprescindível. Um Pacto pela Cidade formado por três áreas: o pacto pela vida, pelo trabalho e pela democracia dentro de uma cultura de paz. (https://bit.ly/32a9W0Y).

Fruto da participação de 1.000 lideranças de 150 entidades e instituições durante um ano em debates de equipes de trabalho, seminários, encontros e plenárias transformou-se num documento referencial da cidadania e da ideia de que São Paulo tem jeito. Foram realizadas lives convidando todos os candidatos a prefeito e vice a apresentarem suas propostas e compromissos em relação à Agenda mínima da São Paulo Sua. (www.saopaulosua.org.br)

Na contramão da dispersão partidária natural nas eleições a Agenda mínima propõe ser o caule e as raízes que a cidade precisa implementar e conquistar na maior cidade do continente americano.

Esta pandemia em curso e suas dramáticas consequências aumentam as responsabilidades em articular um amplo e plural arco de alianças democrático da sociedade civil para pressionar os poderes executivo, legislativo e judiciário a estarem à altura dos desafios que a cidadania e a democracia exigem. O Plano Diretor Estratégico Municipal de São Paulo terá uma revisão na Câmara em 2021.Isto influi no desenvolvimento econômico e urbana de toda a cidade. Os interesses do capital imobiliário, das empresas de transportes públicos e do lixo, por exemplo, podem conflitar com os anseios de 2,5 milhões de paulistanos que não possuem moradia nem saneamento ambiental. Um legislativo sintonizado com a voz das ruas precisa crescer.

Daí a urgência de entender que a cidade invisível e a visível necessitam dialogar. Os ativos educacional,cultural,esportivo,empresarial,sindical,científico-tecnológico,religioso precisam estabelecer pontes e derrubar cercas. Uma cidade é rica quando ela distribui e não quando ela acumula riquezas. Um Pacto da Cidade respaldado pela sociedade civil para ajudar a ampliar os consensos e convergências entre os setores sociais para combater as desigualdades de todo o gênero. São Paulo possui 18 universidades e 570 faculdades formando mais de 80.000 universitários por ano. Podem debruçar-se criativamente para a melhoria da economia regional e da saúde onde estão territorialmente inseridas .Conhecimento, cultura e inovação rimam com trabalho, renda e bem viver.

Por que não eleger o trabalho e a cultura como um centro de prioridades e foco de todos os segmentos organizados e instituições? Construindo oportunidades para 600.000 jovens de 18 a 29 anos disponíveis e desempregados. O equivalente a 12 Itaqueras lotados não merecem uma mobilização das inteligências coletivas com uma métrica mensal das conquistas realizadas? Isso numa cidade que possui 1,78 milhão de empresas ativas,28% da produção científica do País e R$700 bi de PIB.

É imperioso a cidade caminhar para uma gestão descentralizada nas 32 subprefeituras que têm em média 375 mil habitantes em 96 distritos equipada com mais profissionais, tecnologia e recursos. Amparando-as com a dinamização e empoderamento dos cerca de 20 conselhos municipais existentes na cidade com 15.000 lideranças eleitas. Ou seja São Paulo tem jeito.

A Conferência São Paulo Sua, que continuará ativa após as eleições, quer contribuir para que a cidade seja o polo irradiador das comemorações do Bicentenário da Independência e da realização da Semana de Arte Moderna de 2022 colocando asas nas pernas da esperança e das utopias.

*Allen Habert é engenheiro e mestre pela EPUSP,foi membro do Conselho Universitário da UNICAMP e presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo.É diretor da CNTU-Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários e coordenador da Conferência São Paulo Sua.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version