Single’s day bate recorde de vendas na china
Vivaldo José Breternitz
O Single’s Day, ou Dia dos Solteiros, é comemorado na China desde 1993, no dia 11 de novembro. Consta que sua origem estaria em uma brincadeira feita por estudantes universitários.
Mais recentemente, a expressão passou a designar o período de 11 a 17 de novembro - é o que aconteceu com a Black Friday, que em alguns casos aqui no Brasil acaba abrangendo todo o mês de novembro.
O Single’s Day é o período em que acontece o maior volume de vendas no varejo, físico e digital, em todo o mundo. Os gigantes chineses do comércio eletrônico, Alibaba e JD.com dizem que neste ano as vendas foram as maiores já registradas, com um total de 2,97 bilhões de encomendas remetidas, 28% a mais do que no ano passado. Como na Black Friday, há muita coisa sendo vendida a bom preço e há casos em que os compradores são iludidos por técnicas elaboradas de propaganda.
Ainda não existem números confiáveis que garantam a correção desses números, mas a jornalista Rita Liao, que vive no centro da cidade de Shenzhen, informa que desde a primeira semana deste mês um volume imenso de pacotes acumula-se na entrada do prédio em que reside, com entregadores apressadamente procurando entregá-los nos apartamentos dos moradores.
Esse volume de compras gera problemas ambientais, em função da vasta quantidade de plástico, fita adesiva, papelão e outros produtos utilizados nas embalagens, mas Alibaba e JD.com informaram ter tomado medidas tentando reduzir o uso desses materiais.
Apesar da pandemia parecer estar sob controle na China, as empresas informaram tomar uma série de medidas preventivas, como higienização de veículos, controle de temperatura e uso de máscaras pelos entregadores - tudo isso já é padrão nas empresas de logística chinesas.
Em meio à crise deflagrada pela pandemia, essas são boas notícias.
Vivaldo José Breternitz é Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.
Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>