Tecnologia na Construção Civil: Conheça as principais tendências do mercado
O mercado de construção civil desempenha um papel muito importante na economia brasileira, e para que uma empresa do setor se destaque, é necessária uma constante reinvenção. Isso significa conhecer o que há de novidade e implementar essas novas tecnologias em prol do aumento dos níveis de produtividade.
De acordo com Simone Las Casas, diretora de marketing da empresa de revestimentos sustentáveis Ecogranito, as principais tendências do setor neste ano percorrem o caminho trilhado pela construção 4.0 – linha de evolução dos sistemas produtivos industriais, que incorpora tecnologias diversas, como a robótica, inteligência artificial, análise de dados, e entre outras.
Dentre essas tendências estão a construção modular – voltada a pré-fabricação de estruturas para a construção. "Este modelo é ideal para economizar tempo, gastos e energia, tendo em vista que partes da obra são construídas fora do local e já chegam prontas para serem incorporadas ao projeto", explica.
Outra inovação que tem ganhado destaque nos canteiros de obras, é a internet das coisas, conceito de interconexão digital entre objetos cotidianos e a internet. "Por meio dessa tecnologia, por exemplo, é possível aumentar a segurança dos trabalhadores da construção. Isso é feito por meio da integração entre uniformes e GPS, radiofrequência ou wi-fi, para que a empresa seja capaz de rastrear o trabalhador e notificar possíveis acidentes em tempo real", observa.
Não tão recentes, as realidades virtual e aumentada permanecem em alta, acrescidas de novas possibilidades de uso. Agora, por exemplo, é possível visualizar um edifício completo a partir de um único modelo interativo de 360º -- o que facilita o planejamento e a identificação de problemas que podem interferir no decorrer das obras.
Tendência crescente há anos, a sustentabilidade tem se consolidado como o meio ideal não só para a preservação do meio ambiente, como também para o desenvolvimento econômicos das empresas. "Na construção civil, as soluções sustentáveis englobam tudo, desde o planejamento e construção, até a manutenção e demolição", comenta Simone.
Um exemplo é o próprio Ecogranito, que é um revestimento feito a partir do beneficiamento de resíduos gerados no processo de extração de granito e mármore em jazidas, ou seja, o seu processo produtivo não envolve o corte de rochas e utiliza a prática de reutilização, contribuindo para a longevidade dos recursos naturais. Além disso, o Ecogranito possui baixo índice de desperdício, diminuindo, significativamente, os impactos ambientais provocados pelo segmento da construção civil.
Além do Ecogranito, outras alternativas sustentáveis para o setor são a incorporação de luz natural ou iluminação LED – mais eficientes para a redução de custos elétricos –, a reciclagem de materiais, a reutilização da água e a gestão inteligente de resíduos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>