SEGS Portal Nacional

Demais

Demanda por compra de alimentos on-line deve permanecer no pós-pandemia

  • Sexta, 06 Novembro 2020 13:16
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariele Previdi
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Episódio do "Caminhos do Agro SP" trouxe o debate sobre como os novos hábitos alimentares e mudanças no comportamento do consumidor são fatores que ditam regras para a comercialização

Mais do que produzir alimentos de maneira eficiente é preciso colocá-lo na gôndola de maneira competitiva e rentável. O episódio “Caminhos do Agro SP” desta quarta-feira, dia 04, trouxe à tona um debate sobre os desafios da comercialização e de como os novos hábitos alimentares e mudanças de comportamento dos consumidores são fatores que influenciam toda a cadeia do agronegócio: do produtor ao varejo.

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Gustavo Junqueira, destacou que é importante atentar-se às novas demandas do mercado, adaptar-se tanto em relação aos produtos ofertados como às novas plataformas de vendas. Para isso, o setor público tem atuado para desenvolver políticas inclusivas, principalmente aos pequenos e médios produtores.

“É muito importante que o consumidor saiba que, quando ele vai ao supermercado, a sua escolha influencia toda a cadeia produtiva. É preciso auxiliar os produtores para que essas novas exigências não sejam fatores de exclusão. Independente do elo, a modernização do agro é fundamental, assim como a sua integração”, reforçou.

A coordenadora da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, responsável pelo Abastecimento e Segurança Alimentar, Juliana Cardoso, antecipou que uma parceria com a Associação Paulista de Supermercados – APAS vem ao encontro do que se espera do setor público: ser um elo de fomento e estímulo aos diferentes atores da cadeia produtiva.

“Desenvolvemos uma plataforma para conectar oferta com a demanda. A ideia é que a APAS traga as necessidades dos mercados para que eles possam acessar por georreferenciamento os tipo de produtos categorizados de maneira simples e fazer uma cotação automática com os produtores ao seu redor. Um estímulo ao ‘compre local’”, explicou.

Ponto de ligação entre o produtor e o consumidor final, o varejo é o termômetro da postura do cliente. De acordo com o vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Carrefour Brasil, Stephane Engelhard, a pandemia fez acelerar o interesse do consumidor em obter informações sobre a qualidade e a origem dos alimentos. Além disso, as compras de perecíveis on-line, antes então novidade, é uma tendência que veio para ficar.

“Num período em que o delivery de comida aumentou cinco vezes constatamos também uma consolidação das vendas de alimentos on-line, que antes eram nulas. Lojas físicas e on-line atuam de forma integrada. Essa é uma tendência que não é passageira e é preciso democratizar alimentos de qualidade porque todos merecem o melhor”, apontou.

Se por um lado o supermercado ouve a demanda dos consumidores e precisa que o produtor desenvolva produtos de melhor qualidade, surge neste cenário o papel das cooperativas: um agente que vem como alternativa para auxiliar nas condições de comercialização, uma vez que conseguem acessar diferentes mercados e políticas públicas.

“Nosso quadro é composto por 90% de pequenos e médios produtores. A cooperativa consegue apoiar o produtor no recebimento, armazenagem e escoamento. Temos o papel de desembarcar a tecnologia no campo e entregar valor e isto só é possível se entregarmos valor, primeiro, a quem está produzindo. Devemos oferecer soluções integradas que retornam em resultados sustentáveis”, enfatizou Fernando Degobbi Sambonovich, diretor presidente da Coopercitrus, com sede em Bebedouro (SP) e que possui mais de 60 filiais e 35 mil agropecuaristas associados.

“Caminhos do Agro SP”

O projeto “Caminhos do Agro SP” é resultado de uma parceria entre InvestSP, Fundag, TV Cultura, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e a iniciativa privada. Os episódios podem ser acompanhados nos canais do YouTube da Secretaria de Agricultura e Abastecimento: https://www.youtube.com/agriculturasp e da TV Cultura: https://www.youtube.com/cultura

AGENDA CAMINHOS DO AGRO SP

11 de novembro: Live Papel e Celulose

18 de novembro: Episódio Consumo

25 de novembro: Live Olericultura

02 de dezembro: Episódio Exportação

09 de dezembro: Live Soja

16 de dezembro: Episódio Conectividade


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version