SEGS Portal Nacional

Demais

Falta de acesso à água amplia vulnerabilidade de comunidades pobres na pandemia

  • Quinta, 05 Novembro 2020 10:30
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vinícius Purgato
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Parceiro na organização do II Sustentare da PUC-Campinas e V WIPIS, pesquisador em saneamento e sustentabilidade discute soluções para abastecimento

O acesso à água, recurso fundamental à sobrevivência humana e ao combate da proliferação do coronavírus, ainda não é realidade para todos os brasileiros. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 18,4 milhões de cidadãos não recebem água encanada diariamente, sobretudo os residentes em comunidades pobres. “Os riscos diante da pandemia são ampliados para tais populações”, diz o Dr. Tadeu Malheiros, especialista em saneamento e sustentabilidade e professor da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP), parceira da PUC-Campinas na organização do II Sustentare (Seminário de Sustentabilidade) e V WIPIS (Workshop Internacional de Pesquisa em Indicadores de Sustentabilidade), que serão realizados entre 17 e 19 de novembro.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a lavagem completa das mãos está entre as medidas mais eficazes para limitar a propagação da covid-19. Contudo, o levantamento feito pelo IBGE mostra que cerca de 6 milhões de domicílios não têm água à disposição todos os dias no país, realidade que se estende em outros lugares do mundo. A falta de sistemas adequados de abastecimento de água potável, aliada às demais condições das habitações e espaços coletivos, como a estrutura das moradias e a necessidade de deslocamento para trabalho, aumenta o risco de infecção por covid-19 dos moradores dessas localidades. “Esses determinantes de saúde colocam em risco os habitantes não só em relação ao coronavírus, mas também a várias outras doenças”, diz o especialista.

A desigualdade existente entre as comunidades ricas e pobres na perspectiva de acesso à água para consumo e higienização ameaça milhões de pessoas expostas às enfermidades e levanta discussões em torno das causas e consequências dos anos de investimentos adiados em saneamento. Essas questões, bem como outras relacionadas à gestão de recursos hídricos e aos indicadores de sustentabilidade, vão ser debatidas durante o evento científico II Sustentare e V Workshop Internacional de Pesquisa em Indicadores de Sustentabilidade, oferecidos de forma gratuita e on-line.

Mas por que, afinal, ainda há limitação no acesso ao saneamento básico em algumas comunidades? Para Malheiros, o direito à terra é um dos fatores crônicos. O pesquisador avalia que várias regiões desabastecidas são situadas em áreas ocupadas irregularmente, nas quais os moradores não possuem o título da terra. Empresas de saneamento e governo argumentam não ter respaldo jurídico para investir em locais sem os devidos procedimentos para a regularização.

Atualmente, a recente legislação nacional referente à regularização fundiária e outros agentes de regulação, como o Ministério Público, têm colocado esforços para acelerar soluções para esse problema, entendendo que o direito à saúde – ou seja, à água limpa – deve ser priorizado.

Os esforços, no entanto, ainda são insuficientes para resolver o problema. Para o especialista, a criação de políticas integradas se faz necessária. Isso significa assegurar condições de habitação, educação, emprego e serviços de saúde em todas as regiões do país. “Inúmeras famílias trocam de cidade em busca desses serviços, que não são oferecidos com qualidade para o atendimento de suas necessidades. Muitas delas acabam ocupando áreas irregulares, sobretudo por carência de informações ou falta de oportunidades dignas”, pontua.

Outros pontos importantes, segundo Tadeu, se referem à necessidade de mudança cultural por parte das empresas e dos governos, e também de indicadores dessas comunidades. Ele destaca que as instituições precisam estar comprometidas para o atendimento dessas áreas, atualmente desprovidas de atenção e de dados que garantam uma compreensão de sua realidade. “Na falta de informação, ninguém sabe o que está acontecendo. Por essa razão, inclusive, tem sido difícil avaliar o impacto da covid-19 nessas comunidades. É preciso trabalhar melhor os sistemas de informação”, complementa.

II Seminário de Sustentabilidade e V Workshop Internacional de Pesquisa em Indicadores de Sustentabilidade

O evento, que acontece nos dias 17, 18 e 19 de novembro, de forma on-line mediante inscrição, busca agrupar agentes e pesquisadores nacionais e estrangeiros para o compartilhamento de experiências e de referenciais teóricos ligados à sustentabilidade. O objetivo é unificar o conhecimento sob diferentes abordagens, como indicadores referentes à questão social, econômica e ambiental, considerados de fundamental importância ao estudo do tema, sobretudo quando acompanhados de aspectos políticos, culturais e tecnológicos.

“Convido todos a se inscrever, com ou sem apresentação de trabalho, de forma que participem desse diálogo da academia e da sociedade, no esforço coletivo para o desenvolvimento do país”, conclui Tadeu.

Inscreva-se clicando aqui: https://www.even3.com.br/2_sustentare_5_wipis/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version