SEGS Portal Nacional

Demais

A busca pela luz: o budismo pode ser um caminho

  • Terça, 03 Novembro 2020 18:41
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lola Dias
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Possuímos em nossa sociedade, uma competição muito acirrada nas frentes de trabalho, e ainda mais neste período pandêmico. Os postos de trabalho diminuíram com a crise e fez com que todos buscassem uma criatividade, que até antes, não adquiriram. São capacidades que se encontravam desativadas, independentemente de formação acadêmica ou não. Esta inquietação aflorou, nos últimos tempos, a busca pela religião ou filosofias de vida como uma forma de absorver respostas diante das intempéries que se instalam em nosso cotidiano. A pandemia é mais uma destas.

As confissões de fé também se adaptaram ao longo dos tempos para abranger as mais variadas camadas da sociedade nos aspectos espirituais, do regozijo e questões da felicidade. Aliás, o que é felicidade? É a busca do acúmulo de capital para ter vida boa no presente? É possuir um trabalho saudável e bem remunerado pelo que faz? É ter uma casa na praia e lá estar em todos os finais de semana? Bem, acreditar faz parte de nossa vida, é o que mantém as pessoas com as lamparinas acesas e vivas para dia por dia, perseguir seus objetivos.

Estas lamparinas (crivo meu) são tratadas pelas religiões de formas diferentes, é um aspecto que motiva a todos para alcançar a Divindade e se tornar um ser melhor para a sociedade. Uma corrente que se destaca na atualidade é o Budismo, os praticantes aprendem que alcançar a iluminação é uma tarefa aberta para todos os humanos, afinal, se Buda alcançou, está disponível aos praticantes. Alcançar o nirvana que também significa iluminação, é o objetivo primordial e alcançá-la é uma bênção enorme e gratificante por demais. Essa prática diária é sustentada por outras bênçãos e incentivos para chegar ao objetivo final do Nirvana, e um método para este alcance é através da semente em terra fértil; cultivar e chegar ao que Buda atingiu, buscando a paz interior e abreviar o sofrimento nesta terra. Muitos itens se observam no comportamento dos praticantes, e esta percepção não se vê somente na hierarquia da doutrina praticada pelo bispo, sacerdote, monge ou monja budista (existem outras denominações), itens como a calma, percepção, forma de absorver os detalhes e principalmente sua forma de semear, regar, e também reagir a dificuldades se observam na hierarquia e também nos praticantes. E aliás, não necessita ser um oriental para ser budista, existem também os ocidentais praticantes. São figuras da atualidade e muito conhecidas no Brasil, o Dalai Lama do Budismo Tibetano e também, a Monja Coen do Zen Budismo.

Muitos pensam que o Budismo surgiu no Japão, porém, foi na Índia o seu surgimento e se espalhou posteriormente. Acontecimento este ocorrido por volta de 528 a.C. com Sidarta Gautama, filho de um rajá, que nasceu em berço de luxo e seu pai o protegendo sempre. Por volta dos 29 anos, este sai do palácio e ao observar o sofrimento das pessoas, vai em busca de uma explicação através de sua peregrinação. Em sua meditação atingiu o Nirvana, o estado de luz. O Budismo nasce, cresce, se espalha, aconteceram concílios, divisões e outras correntes surgiram e difundiram seus princípios através das verdades que contribuem para que o praticante tenha uma vida digna perante a sociedade, possibilitando assim, o crescimento de uma sociedade permeada por valores éticos e não prejudicando a coletividade a sua volta.

Autor: José Carlos Moraes é mestre em Teologia, professor da área de Humanidades na Licenciatura em Ciências da Religião do Centro Universitário Internacional Uninter.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version