SEGS Portal Nacional

Demais

Arquitetura estratégica: mudança na fachada tem grande impacto no faturamento

  • Sexta, 23 Outubro 2020 18:04
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Horta
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Perspectiva da nova fachada do Shopping Paragem - Projetada pela Painel Arquitetos Associados - Divulgação

Empreendimento comercial em BH teve acréscimo de 50% no tráfego depois de revitalização. Confira ainda dicas de como a arquitetura pode melhorar suas vendas.

Com pouca visibilidade entre as diversas edificações do bairro Buritis, o Shopping Paragem buscava estratégias para atrair o público e conquistar ainda mais clientes. Mas como chamar atenção dos consumidores? “Com o crescimento das construções em volta, o Paragem passou a ser apenas uma caixa branca no meio das demais edificações. Precisávamos nos diferenciar e para isso buscamos auxílio na arquitetura”, explica Weverton Luiz, sócio empreendedor do shopping.

Entre as principais mudanças, o empreendimento investiu na inovação de sua fachada e, assim obteve excelentes resultados. “O shopping teve um acréscimo de 50% de tráfego, além de atrair lojas mais conhecidas e franquias famosas, valorizando o conjunto comercial. A mudança, aliada a melhorias internas, trouxe um novo fôlego ao Paragem, gerando mais fluxo de clientes e interesse por parte de lojistas”, comenta Marcelo Mourão, sócio empreendedor do Paragem.

Responsável pelo novo projeto, o escritório Painel Arquitetos Associados utilizou da criatividade e inovação para revitalizar a fachada do mall com dois focos principais – dar mais notoriedade ao empreendimento com baixo custo. “Fizemos um diagnóstico inicial e percebemos que a fachada estava apagada da vista do dia-a-dia das pessoas, pois havia muito tempo que o empreendimento tinha as mesmas características e utilizava as mesmas cores. Quisemos trazer impacto, trabalhando com cores complementares, antes era o branco e o verde, e, agora, usamos o preto e laranja, causando novidade, para que os carros que passassem ali diariamente pudessem notar a diferença”, explica o arquiteto Henrique Hoffman.

A matéria-prima utilizada também foi outra diferencial já que a escolha proporcionou um investimento mais acessível. “Entendemos que a nobreza está na composição e na linguagem arquitetônica, ou seja, na harmonização, nas proporções, escalas, contrastes e diversos outros elementos que utilizamos neste projeto”, explica Hoffman. Ele conta que foram usadas placas cimentícias para tampar as partes de vidro, pintura e aplicações de cantoneiras metálicas de alumínio em toda a extensão da fachada.

A obra que durou 30 dias foi realizada durante o funcionamento contínuo do shopping. “Criamos um cronograma de obras que permitiu uma execução fácil e sem gerar impacto nas visitações. Foi um sucesso!”, lembra Hoffman.

O arquiteto especialista explica que a fachada de um empreendimento comercial tem a função de iniciar a experiência do usuário, é a porta de entrada, motivando segurança, conforto nas compras, para que quando ele seja convidado a entrar no empreendimento, aconteça a “mágica da venda” já que o espaço interno também é todo projetado para isso. “Seja no sentido físico e psicológico, vai servir como atitude de marketing, na tomada de decisão, de ação, do reforço da marca e principalmente, fazendo um convite para as pessoas entrarem na loja. Para shoppings, galerias, vitrines e lojas menores, existem milhares de estudos aprofundados nisso, inclusive temos arquitetura e design de vitrine, que já foi muito comum e hoje essa função está dilatada.”

Ele conta ainda que a revitalização de fachada é uma demanda muito solicitada para o escritório da Painel e tem um custo relativamente baixo levanto em conta os descontos e economias que é possível conseguir em uma solução criativa para o empreendimento.

A estratégia também segue a mesma lógica para o ambiente residencial, pois ela dita a imponência de uma casa e até reforça condições psicológicas e impressões externas como segurança, por exemplo. “Tudo depende do objetivo, eu posso ter uma arquitetura que reforce uma imagem de residência majestosa e nobre, como também posso trabalhar em uma minimalista, para que torne a casa mais simples, sem chamar muito a atenção. Desta forma, existem vários intuitos e diferentes tipos para se projetar, além de ser muito assertivo e valorizar muito a residência.”, encerra Henrique.

Dicas:

- O Objetivo da Arquitetura é oferecer uma experiência ao consumidor e não apenas um espaço arrumado e agradável para os clientes. Procure por profissionais experientes e especializados.
- O projeto arquitetônico começa com a experiência pela fachada do ambiente e podem ser percebidos em todas as áreas da empresa. Converse com seus clientes sobre o que o atraiu para entrar em sua loja ou empreendimento. O que ele viu primeiro? Quais pontos possuem vocação para chamar a atenção visual dos clientes?
- Pesquise e encontre arquitetos(as) especializados em projetos comerciais. Isso vai acelerar todo processo, porque são profissionais que conhecem normas e leis para projetos corporativos.
- Análises de performance de vendas e lucratividade podem ajudar a identificar quais produtos ou lojas merecem destaque.
- Leva em conta o formato do ambiente construído. O cliente costuma comportar-se de diferentes formas de acordo com o tamanho e a forma do ambiente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Dez 18, 2025 Demais

Cores para 2026: descubra a sua cor de acordo com a…

Dez 17, 2025 Demais

Vai alugar imóvel no Réveillon? Confira 10 dicas para…

Dez 17, 2025 Demais

A cláusula compromissória arbitral no estatuto social…

Dez 17, 2025 Demais

Fim de ano: especialista explica por que a comunicação…

Dez 17, 2025 Demais

Mega da Virada: como transformar milhões em legado e…

Dez 17, 2025 Demais

Como manter o skin care nas viagens de final de ano?

Dez 17, 2025 Demais

Natal: descubra como combinar diferentes tipos de…

Dez 17, 2025 Demais

Vai começar o verão no Hemisfério Sul e a Terra não…

Dez 16, 2025 Demais

Reformar ou demolir uma casa? Saiba o que vale a pena!

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version