SEGS Portal Nacional

Demais

"Independentemente de quem ganhar as eleições, é preciso construir acordos entre EUA e Brasil", afirma ex-embaixador

  • Quarta, 21 Outubro 2020 11:39
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Beatriz Helena Arias Avila
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Durante transmissão da Câmara Americana de Comércio, autoridade analisou a corrida presidencial norte-americana e falou sobre os possíveis efeitos na relação bilateral

"Independentemente de quem ganhar as eleições, é preciso construir acordos entre EUA e Brasil", afirmou Thomas Shannon, ex-embaixador dos Estados Unidos para o Brasil, durante transmissão ao vivo da Câmara Americana de Comércio (Amcham Brasil), na última segunda-feira (19).

Segundo a autoridade, é também dever da população cobrar a construção acordos e financiamento de programas para avançar a relação bilateral. "Os governos têm uma capacidade de influenciar o vínculo por um tempo curto, mas a importância em manter o enfoque nos interesses estratégicos é da sociedade", avalia.

Ontem, foi anunciada a conclusão de um acordo comercial entre Brasil e Estados Unidos . Na visão de Shannon, o vínculo entre o Brasil e os Estados Unidos é muito importante para ambos, sendo estratégico tanto para o Estado quanto para a população.

MEIO AMBIENTE

Ainda que Joe Biden tenha sinalizado retaliação caso o Brasil continuasse a negligenciar as políticas ambientais durante o primeiro debate presidencial, Shannon acredita que o candidato, mesmo se for eleito, não tem condições de forçar o país a fazer nada, abrindo espaço para negociações pacíficas. "O que pode ser feito em relação ao assunto é uma cooperação de ambas as nações para o desenvolvimento e utilização de tecnologias ambientais", acrescenta.

MULTILATERALISMO

Na análise do diplomata, as visões dos dois os candidatos norte-americanos sobre multilateralismo são muito diferentes: Trump é unilateralista e prioriza o poder econômico, político e militar dos EUA; e Biden reconhece que no mundo globalizado com muitos problemas transnacionais é necessário contribuir com a prática de cooperação internacional.

"Se há algo para aprender é que a globalização existe: se o vírus passou para o mundo inteiro, mostra que, independente de governos nacionalistas, os povos e a sociedade são globais", manifesta Shannon. Portanto, no que diz respeito à guerra comercial dos EUA com a China, ele aposta em uma abordagem menos agressiva caso Biden vença as eleições e acrescenta: "Foi um erro Trump decidir lutar com China de uma maneira unilateral".

CORRIDA ELEITORAL

Segundo o ex-embaixador, essas eleições terão uma participação histórica em termos de número de votantes, o que expressa um interesse forte na oportunidade de expressar o voto popular. "Tivemos mais de 28 milhões de pessoas apenas nas votações antecipadas", comenta. Isso porque, em sua avaliação, o país está passando por um momento de mudanças sociais e demográficas e as eleições representarão essas mudanças nas urnas.

"Pela primeira vez, a população hispano americana terá decisão importante como minoria nos Estados Unidos", declara o diplomata. Ele acrescenta ainda que grupos que historicamente votaram em republicanos estão mudando: a população mais velha que fez diferença contra Hilary em 2016 está votando diferente. Assim, atualmente, a situação do Trump é bem perigosa: "Ele não está derrotado porque tem a capacidade de ganhar, mas a probabilidade é pouca".

DADOS E ESTATÍSTICAS

No início do mês, a Amcham, em parceria com a Bites, consultoria de análise de dados, estpa produzindo relatórios com análises da atuação dos candidatos à presidência Donald Trump e Joe Biden nas redes sociais em diferentes períodos de junho a novembro. Os documentos serão divulgados exclusivamente em uma página especial no site da instituição, que pode ser acessada clicando aqui .

Além disso, em 4 edições, a Amcham em parceria com a Prospectiva Consultoria, analisa a evolução das Eleições 2020, com interesse especial sobre os impactos para as relações bilaterais com o Brasil e para as empresas sediadas no País. Os arquivos avaliam questões como política comercial, investimentos, cooperação internacional, agronegócio e energias. As primeira e segunda publicações já estão disponíveis.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version