SEGS Portal Nacional

Demais

Goiânia ganha pontos para facilitar o exercício da solidariedade, na terça, 20 de outubro

  • Terça, 20 Outubro 2020 11:49
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dayse Luan
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Projeto Logística do Bem visa dar mais transparência e facilitar a arrecadação de doações para instituições sociais na capital e região metropolitana. Inicialmente dois shoppings e um condomínio serão pontos de coleta de donativos

Tem roupas ou brinquedos para doar, mas não sabe bem a qual instituição encaminhar? Não tem tempo para pesquisar sua idoneidade ou levar a doação? Apesar da disponibilidade de oferta de informações na internet, a rotina acelerada da sociedade é um dos principais obstáculos para a solidariedade acontecer atualmente, considera a empreendedora social Bianca Porto. Ela está à frente do projeto Logística do Bem, que começa a funcionar em Goiânia a partir desta terça-feira, 20 de outubro.

A ideia consiste em instalar na cidade pontos de coleta de doações, que serão destinadas a instituições triadas pela Grifa, startup goiana fundada em 2019 focada em investimento social. Além de pesquisar a idoneidade da receptoras dos donativos, a startup também fará a identificação de suas reais necessidades. Quem realizar doações ainda poderá acompanhar a destinação dada à ela através do site https://grifa.me/logistica-do-bem.

Bianca explica que a triagem e a prestação de contas torna o processo mais prático e transparente, elementos necessários para consolidar ainda mais o exercício da solidariedade que tem crescido no País, inclusive em momentos de pandemia. A plataforma de voluntariado Atados, por exemplo, registrou entre 16 março e 30 de junho, aumento de 113% nos acessos e 12% nas inscrições para trabalho voluntário em comparação ao mesmo período de 2019.

“O brasileiro já demonstrou que é solidário nesta e em outras oportunidades. As pessoas têm predisposição em ajudar, mas desejam que sua contribuição chegue a quem precisa de fato”, diz Bianca. Ela explica que tanto as empresas que estão apoiando o projeto e se tornando um ponto de solidariedade, quanto às doações que serão feitas, devem ser vistas como um investimento social. “Aqui a moeda não é o dinheiro, mas o bem-estar do outro, que retorna para a sociedade em mais equilíbrio, melhores oportunidades e mais pacificação”, diz.

Inicialmente, a cidade contará com três pontos de coleta de doações - O Estação da Moda Shopping, o Residencial Aldeia do Vale e o Plaza D’Oro Shopping, e o projeto está aberto para implantar mais Pontos de Solidariedade. Lá, o público poderá deixar roupas, calçados, móveis, materiais de construção, alimentos, livros brinquedos e outros itens até o dia 12 de dezembro, quando o projeto fará a primeira distribuição dos donativos.

Outra forma de ajudar é se engajar com o frete solidário, na qual motoristas poderão se disponibilizar para levar as doações arrecadadas do ponto de coleta até a instituição beneficiada. “Às vezes o que se tem para doar é o transporte, é o tempo, então é possível se cadastrar no site na opção Doando Trabalho que entraremos em contato para saber como a pessoa ou a empresa quer ajudar e passar as instruções”, revela Bianca. Ela também informa que por meio do site também é possível doar em dinheiro.

Origem

Caracterizado por ser um trabalho sem retorno financeiro, a origem do voluntariado no Brasil é muito antiga e está ligada aos tempos da colonização portuguesa, quando foram instaladas as Santas Casas de Misericórdia, instituições ligadas à Igreja Católica que atuavam principalmente na assistência a doentes. No entanto, o trabalho voluntário só foi regulamentado no País há duas décadas, pela Lei 9.608/98, que estabelece normas quanto à não remuneração e determina quais são os tipos de ação que se relacionam com o voluntariado, como atividades culturais, educacionais ou científicas e ações de assistência à pessoa. De acordo com a Pnad Contínua do IBGE, 90,7% do trabalho voluntário em 2019 foi feito por meio de empresas, organizações ou instituições, o que, na visão de Bianca, demonstra a importância do engajamento das organizações em projetos sociais.

Serviço: Projeto Logística do Bem

Período: 20/10 a 12/12

Pontos de coleta: Estação da Moda Shopping, das 8h às 18h.

Residencial Aldeia do Vale, stand de vendas na entrada, de segunda a sexta das 8h30 às 17h30 e sábado das 8h30 às 12h.

Plaza D’Oro Shopping, das 9h às 21h.

Para ser voluntário: https://grifa.me/logistica-do-bem


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Dez 18, 2025 Demais

Cores para 2026: descubra a sua cor de acordo com a…

Dez 17, 2025 Demais

Vai alugar imóvel no Réveillon? Confira 10 dicas para…

Dez 17, 2025 Demais

A cláusula compromissória arbitral no estatuto social…

Dez 17, 2025 Demais

Fim de ano: especialista explica por que a comunicação…

Dez 17, 2025 Demais

Mega da Virada: como transformar milhões em legado e…

Dez 17, 2025 Demais

Como manter o skin care nas viagens de final de ano?

Dez 17, 2025 Demais

Natal: descubra como combinar diferentes tipos de…

Dez 17, 2025 Demais

Vai começar o verão no Hemisfério Sul e a Terra não…

Dez 16, 2025 Demais

Reformar ou demolir uma casa? Saiba o que vale a pena!

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version