SEGS Portal Nacional

Demais

A virtualização da dança em tempos de pandemia

  • Terça, 20 Outubro 2020 18:54
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lola Dias
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

As luzes se apagam, as músicas são silenciadas, as cortinas se fecham, o silêncio e a escuridão imperam nos teatros e escolas de dança desde março de 2020, o início do isolamento social no Brasil. Em um primeiro momento, calmaria, bailarinos, alunos e professores aguardam pacientemente pelo fim do isolamento, mas o fim demora a chegar, as almas dançantes e as mentes criativas tornam-se impacientes e o processo de virtualização da dança toma conta do país, aulas online, mostras de dança, debates e palestras com bailarinos e coreógrafos, aplicativos e ferramentas virtuais nunca antes utilizados são redescobertos a cada dia.

As escolas de dança adaptam as aulas para o ambiente virtual, insegurança por parte dos professores, pais e alunos, falta de espaço, piso impróprio para a prática e a “ausência” do mestre para realizar as correções, dificuldades essas que vão sendo superadas de forma conjunta entre os participantes, aulas e espaços são aos poucos adaptados e o ensino da dança retomado em um novo formato.

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil sediada em Joinville, Santa Catarina, realiza lives e aulas gratuitas em suas redes sociais com renomados professores e bailarinos, desde a paralisação das aulas presenciais. A bailarina do Royal Ballet de Londres, Natália Osipova e a brasileira Ingrid Silva, primeira bailarina do Dance Theatre of Harlem de Nova York, são exemplos de celebridades do mundo da dança que encantaram e inspiraram as jovens bailarinas brasileiras com suas aulas e lições de vida.

No cenário profissional, companhias profissionais do Brasil e do mundo iniciam a reprise de grandes espetáculos na internet, a apreciação torna-se praticamente universal, e os amantes da arte da dança podem contemplar em suas casas, passam a conhecer e admirar o repertório de grandes companhias profissionais.

No entanto, alguns profissionais vão além, aulas gratuitas e trechos de famosas coreografias são ensinados pelos próprios bailarinos para praticantes de dança. No Brasil, podemos citar, Balé Teatro Guaíra de Curitiba, Grupo Corpo, companhia profissional de Belo Horizonte e Cia Deborah Colcker do Rio de Janeiro.

Professores, coreógrafos e bailarinos tornam-se ainda mais engajados em debater assuntos relevantes da dança em lives e podcasts, novos cursos de aperfeiçoamento são lançados a cada semana na internet, e o intercâmbio de informações e aprendizado é ampliado. Alunos e praticantes fazem aulas com profissionais de diversas localidades, sem sair de casa e sem custo ou muito abaixo, se comparado aos gastos com viagens e cursos presenciais de aperfeiçoamento. Jovens bailarinos utilizam as redes sociais para demonstrar seus talentos e ampliar futuras possibilidades profissionais.

A pequenos passos, teatros se reorganizam, apresentações ao ar livre e as escolas reiniciam as aulas presenciais de dança, as luzes se acendem, a música volta a preencher o ambiente e a energia inigualável dos espetáculos e da sala de aula toma conta dos corações dançantes novamente.

As infinitas possibilidades da virtualização da dança manifestadas durante o período de isolamento social, seja como ensino ou arte de apreciação, estarão presentes no mercado da dança de agora em diante, caberá aos profissionais da área reconhecer e qualificar cada vez mais esse novo segmento.

Autora: Evelyne Correia é especialista em Fisiologia do exercício, professora de dança e dos cursos de bacharelado e licenciatura em Educação Física do Centro Universitário Internacional Uninter.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version