SEGS Portal Nacional

Demais

O rosto de Janus

  • Segunda, 19 Outubro 2020 11:38
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Paula Scorsin
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

A sociedade vive momentos críticos não só em nível nacional, mas também mundial. Ao olharmos para os mais diversos países deparamo-nos com o caos à beira de sua institucionalização.

Ao mesmo tempo em que novos tempos vêm refrescar a face de muitos, outros tantos são obrigados a sobreviver sob o estigma do medo e da insegurança. Contradições de um mundo em crise. E, partindo do geral para o particular, deparamo-nos com o ser humano, permitam-me a expressão “crisificado”. Um ser humano acrisolado que se perde em si, para si e, consequentemente, perde-se para os outros.

Contudo, a crise significa oportunidade de um novo começo, de uma reconstrução. A crise traz em si, propostas que necessitam de respostas. Penso que a resposta é dada a partir de um novo ângulo, ou ainda melhor, por um novo agente social e de poder transformador. Refiro-me aos mais fragilizados e que vivem nas periferias como se fossem sobrantes. Pessoas que foram destituídas das qualidades e dos valores inerentes aos seres humanos. É a partir, justamente, deles que a sociedade deveria agir e falar. Pois é no vulnerável que se encontra a situação crítica por excelência e, portanto, é a partir dele que o “desacrisolamento” dos povos acontecerá.

Desta forma, podemos dizer que toda situação crítica ou de crise tem o “rosto de Janus”, o deus romano da dupla face: é tempo de juízo e, simultaneamente, da oportunidade de um novo começo, de renovar o que foi usado, esgotado e que anda de forma débil. Em momento de crise, as mulheres e homens, marginalizados e destituídos de seus direitos, têm a possibilidade de imprimir um novo sentido à sua história e à do mundo.

Porém, é na contradição dos fenômenos e na duplicidade dos caminhos que ocorre a solidariedade com os povos oprimidos e a posterior superação dos obstáculos que impedem os caminhos da história. Assim, deparamo-nos com um ato convocatório sem precedentes e que chega às raias do imperativo categórico a fim de nos unirmos com aqueles que detém a chave da história. Somos convidados a caminhar em seus passos e a viver suas histórias como se fossem as nossas.

É preciso lembrar que é possível e necessário escrever a história a partir dos olhares das vítimas. Olhares que podem muito bem ser encontrados no Novo Testamento: “Senhor quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber? Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? Quando foi que te vimos doente ou preso e fomos te visitar? Então Jesus lhes responderá: eu garanto a vocês, todas as vezes que vocês fizeram isso a um dos menores dos meus irmãos, foi a mim que o fizeram” (Mateus 25,37-40).

Autor: Luiz Alexandre Solano Rossi é professor da graduação em Teologia Interconfessional do Centro Universitário Internacional Uninter.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Dez 18, 2025 Demais

Cores para 2026: descubra a sua cor de acordo com a…

Dez 17, 2025 Demais

Vai alugar imóvel no Réveillon? Confira 10 dicas para…

Dez 17, 2025 Demais

A cláusula compromissória arbitral no estatuto social…

Dez 17, 2025 Demais

Fim de ano: especialista explica por que a comunicação…

Dez 17, 2025 Demais

Mega da Virada: como transformar milhões em legado e…

Dez 17, 2025 Demais

Como manter o skin care nas viagens de final de ano?

Dez 17, 2025 Demais

Natal: descubra como combinar diferentes tipos de…

Dez 17, 2025 Demais

Vai começar o verão no Hemisfério Sul e a Terra não…

Dez 16, 2025 Demais

Reformar ou demolir uma casa? Saiba o que vale a pena!

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version