SEGS Portal Nacional

Demais

Jovem atleta brasileiro é exemplo de coragem e superação

  • Sexta, 09 Outubro 2020 09:00
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ju Farias
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Como o gaúcho Gustavo superou o TDAH e se tornou um atleta olímpico campeão em levantamento de peso.

Campeão Regional, Estadual, Brasileiro e dono do título de 2° melhor da América do Sul e 5° melhor do mundo, o esporte surgiu na vida de Gustavo Gonzales após o diagnóstico de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), aos oito anos. Débora, mãe do jovem atleta, era constantemente chamada pelos professores para debater o comportamento do filho, que incluía desatenção, inquietude e impulsividade.

Para que o garoto gastasse a energia contida, a mãe apostou no esporte e matriculou o filho em um centro de treinamento. “Aos 10 ganhei minha primeira medalha no arremesso de peso. Depois de dois anos, pela falta de investimento no esporte, migrei para o levantamento de peso olímpico. Foi amor à primeira vista e, desde então, estudo e treino para ser o melhor que posso em tudo que faço”, diz Gustavo.

Considerado o segundo esporte mais difícil do mundo, o alterofilismo ou a halterofilia, levantamento de peso, ou ainda, levantamento de peso olímpico, consiste em levantar o maior peso possível, do chão até sobre a cabeça, numa barra em que são fixados pesos.

Gustavo é treinado por Dragos Doru Stanica, treinador da seleção brasileira. Como o mestre reside no Rio de Janeiro, os encontros com o romeno dependem das condições financeiras da família do jovem, que batalha para que ele possa viajar o máximo possível durante o ano. Já que não pretende se mudar para a cidade maravilhosa de vez, Gustavo está treinando em um box de crossfit, na capital gaúcha.

Na trajetória de luta contra o TDAH e na dedicação integral ao esporte que gosta, Gustavo já se consagrou no Chile, Equador, Cuba, Panamá, Estados Unidos e Argentina.

Porém, nem tudo são flores, pois a carreira no levantamento de peso olímpico requer atenção redobrada por ser considerado um esporte perigoso. “Força e técnica são essenciais, pois são dois movimentos necessários: o arranque e o arremesso. No entanto, algumas características são pré-requisitos para qualquer atleta da modalidade: não ser muito alto, ter ossos largos, ser corajoso, ser ágil e resiliente para receber regras o tempo inteiro”, conta o jovem.

Atualmente, no auge dos seus 18, Gustavo se recupera da cirurgia para retirada de um cisto sinovial na coxa esquerda, resultado do desgaste comum para quem pratica esse esporte. “Acredito que entre 6 e 8 semanas já posso voltar a treinar gradativamente”, comemora.

Em busca de um clube que o apoie integralmente, Gustavo incentiva as mães que sofrem com o transtorno dos filhos. “Minha mãe fez a coisa certa por intuição. O esporte salva vidas e transforma realidades o tempo todo. Basta dar oportunidade para que os jovens se encontrem na modalidade que nascerem para exercer”, diz emocionado.

Além de tratar com sucesso o TDAH, o jovem campeão revela que aprendeu a competir com maturidade e respeito. “A competitividade passiva, que nada mais é de disputar sociavelmente e sem intrigas ou trapaças, nos faz amadurecer enquanto seres humanos”, conta.

Mesmo não tendo cura, o TDAH é uma síndrome que pode ser bem manejada, exatamente como aconteceu com Gustavo. “Aprendi com o esporte a controlar minha ansiedade e desenvolver o foco em tudo que me dedico. Além disso, atualmente, sei o valor das coisas e das pessoas e devo isso ao meu esforço, mas também à família que tive a sorte de pertencer”, orgulha-se.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Dez 18, 2025 Demais

Cores para 2026: descubra a sua cor de acordo com a…

Dez 17, 2025 Demais

Vai alugar imóvel no Réveillon? Confira 10 dicas para…

Dez 17, 2025 Demais

A cláusula compromissória arbitral no estatuto social…

Dez 17, 2025 Demais

Fim de ano: especialista explica por que a comunicação…

Dez 17, 2025 Demais

Mega da Virada: como transformar milhões em legado e…

Dez 17, 2025 Demais

Como manter o skin care nas viagens de final de ano?

Dez 17, 2025 Demais

Natal: descubra como combinar diferentes tipos de…

Dez 17, 2025 Demais

Vai começar o verão no Hemisfério Sul e a Terra não…

Dez 16, 2025 Demais

Reformar ou demolir uma casa? Saiba o que vale a pena!

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version