SEGS Portal Nacional

Demais

Governo Trump ataca mais uma empresa chinesa

  • Quarta, 30 Setembro 2020 11:34
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Instituto Presbiteriano Mackenzie
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Vivaldo José Breternitz

Dando sequência à guerra comercial contra a China, o governo Trump volta suas baterias contra outra empresa chinesa de tecnologia: a SMIC (Semiconductor Manufacturing International Corporation), a maior fabricante de chips do país asiático.

Na sexta-feira, 25 de setembro, o Departamento de Comércio dos EUA baixou novas restrições às exportações para a SMIC; para isso, agora, as empresas americanas devem obter licenças do governo para vender a ela produtos como software e equipamentos de fabricação de chips.

Ao comunicar as novas restrições, o Departamento de Comércio disse que tomou a medida porque as exportações para a SMIC representavam um "risco inaceitável", pela possibilidade de serem utilizadas para fins militares ao viabilizar o avanço tecnológico das forças armadas chinesas.

Em comunicado à imprensa, a SMIC disse não ter recebido nenhum aviso oficial das restrições americanas e que não tem vínculos com militares chineses e não fornece seus produtos às forças armadas daquele país.

Apesar dessas novas restrições, a SMIC ainda não faz parte da lista de organizações impedidas pelo governo americano de usar tecnologia desenvolvida no país em seus produtos, embora as novas restrições sejam mais um golpe contra a SMIC, que já havia sido afetada pelas sanções dos Estados Unidos contra a Huawei, sua principal cliente, que consta da lista desde 2019.

Para a Huawei, as sanções americanas trouxeram sérios problemas, inclusive obrigando-a a parar de fabricar seu chip Kirin, um dos processadores mais avançados do mercado de smartphones e que equipavam os celulares de ponta da Huawei.

Guerras comerciais são sempre ruins para todos; esta afeta também a designer de chips americana Qualcomm, que usa a SMIC para fabricar alguns de seus produtos.

E como guerra é guerra, a China anuncia estar elaborando sua própria lista de "entidades não confiáveis", que poderia impedir certas empresas estrangeiras de importar, exportar ou investir no país.

Como é possível que essas atitudes de Trump sejam tomadas apenas com fins eleitoreiros, esperemos que, passadas as eleições americanas, a guerra termine.

Vivaldo José Breternitz é Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.

Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Abr 09, 2026 Demais

5 superalimentos que reforçam o papel da alimentação…

Abr 09, 2026 Demais

Brasil tem alta de 30% no consumo de vinhos e mercado…

Abr 09, 2026 Demais

Monitoramento de tartarugas-verdes em Tetiaroa celebra…

Abr 09, 2026 Demais

Por que os Millennials estão mudando a lógica do…

Abr 09, 2026 Demais

8 de abril não é o Dia Internacional da Astronomia:…

Abr 09, 2026 Demais

Arquitetura sensorial transforma ateliê de pães e doces…

Abr 09, 2026 Demais

Segurança alimentar: o custo invisível que reduz…

Abr 09, 2026 Demais

O call center tradicional está com os dias contados

Abr 08, 2026 Demais

ECA Digital: o que a nova lei significa para a rotina…

Abr 08, 2026 Demais

Em diálogo com a paisagem, projeto de residência em…

Abr 08, 2026 Demais

Do verão ao outono: como adaptar peças de Beachwear…

Abr 08, 2026 Demais

Forjando o futuro: uma abordagem integrada para…

Abr 08, 2026 Demais

Salton e Roda Rico convidam público a brindar nas…

Abr 08, 2026 Demais

McDonald’s anuncia em detalhes as “Seleções do Méqui”…

Abr 08, 2026 Demais

SEEN São Paulo apresenta novos pratos assinados por…

Abr 08, 2026 Demais

Conheça os 5 maiores desafios dos tutores de gatos de…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version