Zela estreia no Brasil como consultoria pioneira especializada em processos de prevenção à lavagem de dinheiro e recuperação de ativos
Atuação atenderá às novas exigências do BC e da CVM para o aprimoramento dos mecanismos de controle interno das empresas com serviços mais seguros, eficientes e econômicos
A Zela, empresa pioneira de consultoria focada em programas de prevenção à lavagem de dinheiro e rastreamento e recuperação de ativos no País, acaba de chegar ao mercado. Liderada por Mariana Tumbiolo, a Zela surge como alternativa mais eficiente e acessível às empresas que estão entrando em uma nova fase de criação de mecanismos internos de controle, em função do avanço das regras brasileiras e internacionais de prevenção à lavagem de dinheiro. O valor estimado de dinheiro lavado anualmente no mundo está entre 2% e 5% do PIB mundial, entre US﹩ 800 bilhões e US﹩ 2 trilhões, de acordo com o último estudo divulgado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), no ano passado.
Com um corpo técnico especializado e experiente, a Zela oferece um pacote abrangente de serviços, já focado nas novas normativas do Banco Central, da Comissão de Valores Imobiliários (CVM) e nas diretrizes de organismos internacionais. Em outubro, entra em vigor o novo marco regulatório para prevenção à lavagem de dinheiro no mercado financeiro, estabelecido pela Circular 3.978 do BC e pela Instrução CVM 617/2019. "As novas exigências trazem desafios até mesmo para companhias mais experientes no assunto, como os bancos, por exigir um método de análise mais subjetiva em relação à classificação de risco", destaca Mariana.
Além de assegurar um alto grau de segurança às empresas, a contratação do serviço de suporte à prevenção à lavagem é mais econômica que a criação de um setor interno totalmente dedicado à questão. "Ao invés de montar uma pesada estrutura própria, as empresas poderão contratar esse serviço, como já acontece em alguns países da Europa e nos Estados Unidos", explica Mariana. "Nosso trabalho permite às empresas cumprir com total segurança as exigências legais na área, que estão em constante aprimoramento. Mas também vai além disso: é uma forma de inserir as empresas em uma jornada rumo a um mercado mais justo e mais limpo", completa.
Recuperação de recursos desviados
A recuperação de ativos resultante de atividades ilícitas também é foco da Zela. A repatriação de recursos ganhou destaque com a atuação da operação Lava-Jato, que recuperou R﹩ 4 bilhões desviados, em contas no Brasil e no exterior, de acordo com balanço do Ministério Público Federal em Curitiba. Essa área de atuação na Zela envolve investigações de campo que contam com a ação multidisciplinar de profissionais não apenas do direito, incluindo também o uso de técnicas de jornalismo investigativo, por exemplo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>