SEGS Portal Nacional

Demais

Retomada comercial aquece o mercado de comunicação visual

  • Terça, 07 Julho 2020 10:45
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolina Rubinato
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

A comunicação visual tem um papel importante na retomada do comércio e aquece toda a cadeia do setor, das agências de publicidade e merchandising, as gráficas e indústrias de insumos necessários

Ficar em casa é necessário, mas iniciou o momento da gradativa retomada comercial. Olhar para o mercado internacional, identificar meios que facilitem a caminhada econômica e segura é um exercício necessário para os empresários brasileiros, que também devem ficar atentos as exigências do governo referentes a comunicação visual necessária e que reforçam os procedimentos para o distanciamento social durante os atendimentos presenciais nos estabelecimentos.

Por isso é tão necessário utilizar o atual momento para traçar estratégias e medidas para a retomada gradual da economia, das atividades empresariais, industriais e comerciais. De acordo com nota divulgada pela FECOMERCIO um dos itens indicativos para empresas abertas ou que estão se programando para a abertura é: “Divulgar internamente e externamente sobre a importância de se prevenir do coronavírus”. Momento de extrema importância para o mercado de comunicação visual que terá papel fundamental na reabertura econômica do país, fornecendo materiais para o comércio, indústrias e empresas que sinalizem as medidas necessárias de prevenção.

Para Liliane Bortoluci, diretora da FuturePrint, feira percursora e palco para negócios e networking na área da comunicação visual e indústria serigráfica, o setor que já passou por uma série de evoluções nas áreas de serigrafia, sign e têxtil, possui uma conexão com o reinventar que novamente terá que ser fazer presente. “Em 2006, quando entrou em vigor a lei que proibia outdoor na cidade de São Paulo e em 2007, com o complemento da Lei Cidade Limpa, seguida por diversos municípios, o setor de comunicação visual foi obrigado a passar por uma grande transformação. As indústrias e empresas de comunicação visual tiveram que se adaptar. Hoje, por outras circunstâncias e demandas, enxergamos a mesma necessidade, é preciso novamente pensar nas estratégias que obrigatoriamente serão seguidas por todas as empresas na retomada comercial. A comunicação visual a favor do distanciamento mínimo, da higiene, do uso de máscaras e álcool gel, deverá constar em todo e qualquer estabelecimento, seja comercial, industrial ou empresarial. Para esse movimento acontecer, investimentos em boa comunicação visual informativa serão feitos, com isso a cadeia produtiva do setor entra no processo econômico de retomada”.

Na linha de frente do setor estão as agências e as empresas de comunicação visual ofertando seus serviços e produtos diferenciados que serão necessários para as reaberturas do comércio e dos serviços, provocando uma retomada que faz girar todo esse setor da economia. Como case, destaca-se a Imprimax, que trabalha com comercialização de vinis para comunicação visual e outros setores, e que passou pelo trimestre sem prejuízos. De acordo com Cleber Orsioli, atual Gerente de Marketing da empresa, o consumo de materiais específicos para sinalização de distanciamento social, tais como os antiderrapantes para impressão digital, se mantiveram em consumo, mesmo durante o período em que as revendas físicas estavam fechadas. “Lançamos mais de cinquenta novos produtos entre maio e junho deste ano, além de termos investido em equipamentos de produção, devido à demanda. Acreditamos que tal movimento, onde há o flerte entre projetos de comunicação e decoração de ambientes, pode ser mais uma solução para o mercado. Com as lojas se abrindo, esse gráfico pode aumentar ainda mais”, completa Orsioli.

Já a VP Máquinas, fabricante de equipamentos e máquinas dobradeiras de acrílico e termoplásticos, muito utilizados para expositores, faixa de gôndola, display de balcão entre outras funções em diversos mercados, também conseguiu se reinventar e investir nesses últimos meses. “Entregamos para muitos clientes os arquivos em vetor para que pudessem fabricar e para aqueles que não podiam abrir as portas das empresas, oferecemos a terceirização da fabricação dos produtos em acrílicos, facilitando a comercialização. Hoje, além de não dispensarmos nenhum colaborador, tivemos que chamar reforços para dar conta da demanda. Baixamos nossa margem de lucro, dando margens maiores para outras empresas trabalharem e atenderem diretamente seus clientes já cativos. As vendas de equipamentos para o mercado de comunicação visual estão aquecidas e nosso apoio à rede de clientes está surtindo resultados gratificantes, não só monetariamente, mas também estreitando relacionamentos e fortalecendo ainda mais as parcerias”, diz Ana Paula Paschoalino Freitas, diretora comercial da empresa.

No processo de se reinventar, a VP Máquinas começou a produzir e vender diversas máquinas de dobra, necessárias na fabricação de divisórias e cúpulas de contenção para intubação, extremamente importante para abrir novas oportunidades de negócio com clientes que não constavam no radar de prospects. Como exemplo de sucesso citam a parceria com a Marinha do Rio de Janeiro. “Entramos em contato com a Marinha para adquirirmos treinamento preparatório para a fabricação de cúpulas para intubação, também chamadas cúpulas para proteção antiviral. E como diversas empresas, a VP Máquinas também aproveitou a sua expertise para contribuir socialmente com esse novo momento. “Em parceria com fabricantes de acrílicos e transformadoras, foi feita uma campanha com a colaboração da Unigel, Sinteglas, Cristal & Cores, que doaram material suficiente para a construção de cinco mil cúpulas, equipamentos que colocados nos leitos dos hospitais, ao redor da cabeça do paciente, fazem a vedação das vias aéreas na hora da intubação dos pacientes infectados pelo Covid-19, reduzindo significativamente o risco de contaminação dos profissionais da saúde. Outra ação conjunta entre nossos clientes foi a fabricação e doação de mais de 2.000 máscaras de contenção fabricadas com acrílico.

O papel da comunicação visual é estratégico na consolidação de uma vinculação de cunho informativo e afetivo com as marcas e corporações, quanto mais assertivo e proativo, mais rápida acontece a geração de capital, para isso é fundamental dar atenção às normas vigentes, estabelecer sintonia da marca ou produtos com as necessidades atuais e manter a conexão com os públicos de interesse.

Alguns exemplos já oferecidos por agências de publicidade, birôs de impressão, gráficas, designers gráficos, empresas de comunicação visual e cenografia, são materiais visuais como banners e placas, que abordam a conscientização e sinalização de ambientes, da importância no uso de máscaras, lavagem e secagem correta das mãos, adesivos de distanciamento, entre outros produtos que devem ser oferecidos aos comerciantes.

Um bom exemplo é o da gráfica online FuturaIM, que criou um kit de comunicação visual composto por diversos adesivos, de piso, informativo, para lavabo, banner, cartaz, display e wobbler, que sinaliza, informa e ao mesmo tempo, tranquiliza o público. Com uma produção rápida para atender a demanda de urgência dos clientes que precisam fixar materiais de sinalização com a agilidade dos materiais à pronta-entrega, produziram inicialmente 10 mil kits e estão na expectativa de dobrar esse número, vendas que já somam 10% do faturamento da gráfica. “O cenário era difícil não só para a indústria gráfica, mas afetou toda a economia brasileira. Passamos por momentos delicados, porém sempre criamos estratégias e acreditamos em dias melhores. Agora, com a retomada das atividades, não só do kit de sinalização que é fundamental para nossos clientes, mas também aumentou a procura por folhetos, folders, cartões de visita, banners e outros impressos”, diz Wellington Luiz, diretor comercial da gráfica FuturaIM.

As grandes redes varejistas também estão investindo na comunicação visual das lojas e nos caixas, placas de acrílico complementam a necessidade de isolamento entre atendimento e o cliente. Outro acessório de comunicação visual que está sendo bastante utilizado pelo comércio é o display para álcool gel, que além de informativo, possibilita a operação de higienizar as mãos utilizando um pedal para função.

Liliane Bortoluci, diretora da FuturePrint, acrescenta que dentro das possibilidades existentes, a hora é de ser proativo. “Não espere o comércio encomendar seu produto, ofereça, ligue, envie e-mail, faça pacotes de produtos necessários, isso vale para as grandes, médias e pequenas empresas, olhe quem são os varejistas da sua cidade, do seu bairro e ofereça. Para a reabertura das lojas, a comunicação visual informativa terá obrigatoriamente que existir, é uma grande oportunidade de estar ativo economicamente e contribuindo para que o comércio se ajuste as novas regras sociais impostas pelo covid-19”.

FuturePrint

Organizada pela Informa Markets, uma das maiores promotoras de eventos e feiras de negócios do país, a FuturePrint 2020 trará para a capital paulista 40 mil visitantes, mais de 650 marcas expositoras em uma área de 35 mil metros quadrados para comemorarem juntos 30 anos de desenvolvimento do mercado.

Serviço
FuturePrint
Local: Expo Center Norte – São Paulo – SP
De: 24 a 27 de novembro (de terça a sexta-feira)

Horário: das 13h às 20h

Sobre Informa Markets

A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados para fazer negócios, inovar e crescer. Nosso portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Metal Mecânico, entre outros. Oferecemos aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, viver experiências e fazer negócios por meio de feiras e eventos presenciais, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Fev 05, 2026 Demais

​Mais frescor, menos consumo: como acertar na escolha…

Fev 05, 2026 Demais

Climatização eficiente se torna essencial em grandes…

Fev 05, 2026 Demais

A nova lógica de expansão no franchising brasileiro

Fev 05, 2026 Demais

Parallel apresenta o "Vermuteo": quinta-feira é dia de…

Fev 05, 2026 Demais

Mais quentinho, mais suculento e mais saboroso:…

Fev 05, 2026 Demais

Hora de trocar o colchão: descubra os sinais de que ele…

Fev 05, 2026 Demais

Cirrus apresenta o novo Vision Jet G3

Fev 05, 2026 Demais

Alternativas ao glitter ganham espaço na maquiagem e no…

Fev 05, 2026 Demais

Carnaval e saúde da pele: o que não pode faltar na…

Fev 04, 2026 Demais

Verão exige atenção redobrada com a saúde dos pets,…

Fev 04, 2026 Demais

Visto negado? Veja os erros mais comuns que reprovam…

Fev 04, 2026 Demais

Produtos de limpeza clandestinos comprometem…

Fev 04, 2026 Demais

OAB divulga edital do 46º Exame de Ordem Unificado;…

Fev 04, 2026 Demais

Emprego em alta exige qualificação: curso de…

Fev 04, 2026 Demais

Telhas arrancadas por tempestades expõem fragilidades e…

Fev 04, 2026 Demais

ResponsibleSteel até 2029: Aperam renova credencial e…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version