SEGS Portal Nacional

Demais

Como será a vida do advogado pós covid-19

  • Quinta, 02 Julho 2020 11:55
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolina Lara
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

*Alessandro Ragazzi

Escritórios vazios e salas de teleconferência cheias; horários flexíveis; menos gravatas e mais celulares… começamos definitivamente o futuro!

A pandemia parece ter acelerado, de forma exponencial, algumas tendências que, até pouco tempo atrás, adorávamos mencionar, em conversas de botequim, mas na prática temíamos executar. (aliás, nem sei quando teremos botequins).

O mundo “pós COVID” exigirá dos advogados (em especial dos mais “experientes” como eu) alguns exercícios - reflexões diárias, que envolvem comportamentos, estratégias, ferramentas.

O hábito de acordar muito cedo para ir ao escritório parece cada vez mais em desuso. As equipes agora reunir-se-ão virtualmente - assim como os próprios clientes. Até as audiências (ainda não todas, mas me parece inevitável), estão ocorrendo virtualmente. O escritório agora é “em casa”.

Com todas estas mudanças, vejo surgir um novo tipo de habilidade, que deverá ser seguido pelos profissionais do direito que quiserem “sobreviver” aos novos tempos: a FLEXIBILIDADE!

A partir de agora, será muito comum reuniões fora do horário “convencional” ou “comercial”, aos sábados, aos domingos; entremeados por pausas inesperadas e mais longas numa terça-feira, por exemplo. Já não teremos mais a “fiscalização” sobre nossa conduta (que a partir de agora será substituída pela não menos implacável cobrança sobre nossos resultados).

O profissional moderno - e aqui vai apenas minha humilde opinião pessoal - será aquele que se reinventar, todos os dias, em todas as situações. Será aquele que entregar mais por menos, mais rápido, mais seguro, mais eficiente.

Será aquele que entender que já não há mais fronteiras - e que poderá atuar no Brasil, na Europa ou na Ásia na mesma velocidade (respeitado o fuso horário, claro)!

O profissional do futuro terá menos idas ao escritório e mais idas às ideias de sua equipe, de seus clientes, de seus projetos.

Minha esperança é a de que, como quase toda mudança, esta nos traga boas lições, para sermos ainda melhores!

Alessandro Ragazzi é advogado militante há mais de 20 anos, formado pela PUC/SP, pós graduado em Direito Tributário pela PUC/COGEAE. É diretor da RAGAZZI ADVOCACIA, escritório que atua em diversas áreas do Direito, nas esferas consultiva e contenciosa. Parecerista e autor de diversas matérias abordando temas do Direito. Para mais informação, acesse https://ragazzi.adv.br/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Mar 23, 2026 Demais

Esporotricose avança em São Paulo: casos em gatos e…

Mar 23, 2026 Demais

Dia Internacional da Felicidade: 5 hábitos de quem vive…

Mar 23, 2026 Demais

Nova regulamentação avança na proteção digital de…

Mar 23, 2026 Demais

O ingrediente invisível: por que a água é o verdadeiro…

Mar 23, 2026 Demais

Dia Mundial da Síndrome de Down | Estímulo precoce e…

Mar 23, 2026 Demais

Por que a simplicidade dos jogos antigos ainda…

Mar 23, 2026 Demais

Por que o setor de limpeza e conservação é o que mais…

Mar 23, 2026 Demais

Dia da Água: Grupo Raymundo da Fonte reforça…

Mar 20, 2026 Demais

Dia Mundial da Atividade Física: treino se fortalece…

Mar 20, 2026 Demais

Vai adquirir a primeira lancha? Veja cinco cuidados…

Mar 20, 2026 Demais

Lollapalooza: como curtir o festival sem se preocupar…

Mar 20, 2026 Demais

O ingrediente invisível: por que a água é o verdadeiro…

Mar 20, 2026 Demais

Ar-condicionado e papel de parede: uma combinação que…

Mar 20, 2026 Demais

O que você precisa saber antes de colocar seu pet na…

Mar 20, 2026 Demais

Por que o mercado de estética e beleza cresce tanto e…

Mar 20, 2026 Demais

Dia Internacional da Felicidade: 5 hábitos de quem vive…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version