Mais de 33% das empresas pretendem adquirir ou trocar seu ERP até 2026

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thaís Fernandes

Foto: Divulgação (Crédito - Marek Levak via Pexels) Foto: Divulgação (Crédito - Marek Levak via Pexels)

Presidente da MXM Sistemas, uma das principais provedoras de ERP do Brasil, aponta tendências do mercado nacional.

De acordo com a última pesquisa ‘Panorama Mercado Software 2024’, 33,31% das empresas pretendem adquirir ou trocar seus sistemas ERP nos próximos dois anos. Para o ano de 2024, a expectativa de 12,2% delas é de priorizar o direcionamento de recursos para Business Intelligence, seguido por Indicadores Estratégicos (Dashboards/Balanced ScoreCard), com 10,38% de prioridade e migração para Cloud, com 10,15%.

Para Guilherme Carrullo, presidente da MXM Sistemas, uma das principais provedoras nacionais de ERP, o foco maior em Business Intelligence se dá pela grande importância estratégica dessa ferramenta.

“A rapidez ao tomar decisões resultante de uma análise detalhada dos dados do cotidiano da empresa é uma das maiores vantagens proporcionadas pela utilização de soluções de BI integradas ao ERP. Hoje em dia, o Microsoft Power BI, por exemplo, é o software mais utilizado no mercado nacional, com 54,95% do market share. Esse destaque acontece justamente por se tratar de uma plataforma com visual intuitivo, ágil, amplamente utilizado pelo mercado e que se adapta a cada necessidade das empresas.

Satisfação, frustração e superação de expectativas com sistemas ERP

A pesquisa ainda aponta outras informações, como o índice de satisfação das empresas em aquisições anteriores de software, quase 50% delas estão totalmente satisfeitas com os fornecedores atuais, contra 39,52%, que estão parcialmente satisfeitos, seguidos por 7,5% e 4,7%, que estão insatisfeitos e satisfeitos acima das expectativas, respectivamente.

Quanto à frustração em aquisições anteriores de software, 28,03% dos entrevistados afirmam que tiveram frustrações raramente seus fornecedores de ERP. Em sequência, 25,62% desconhecem esta informação e 24,59% dizem se frustrar com alguma frequência. Por fim, 11,91% não sofrem frustração alguma, contra 6,92% e 2,93%, que se frustram com muita frequência ou sempre, respectivamente.

Já quando o assunto é a superação das expectativas de softwares em aquisições anteriores, apenas 3,7% e 2,14% se surpreenderam positivamente com muita frequência ou sempre, respectivamente. A maior parte (25,96%) raramente teve suas expectativas superadas, seguidos por aqueles que disseram ter sido surpreendidos com alguma frequência (24,33%), aqueles que desconhecem esta informação (23,1%) e os que raramente se surpreendem (20,77%).

Segundo Guilherme Carrullo, o mercado nacional de ERP ainda pode se desenvolver muito mais no Brasil. “A grande vantagem de utilizar um sistema ERP é a organização das informações que existem dentro das empresas, o que ajuda muito no cumprimento de regras de compliance, controle e otimização de processos, análises e insights de inteligência, entre outras vantagens que são muito importantes para qualquer negócio. Dados como esses apontam muitas possibilidades para serem exploradas no sentido de aumentar a satisfação e surpreender os clientes”, finaliza o executivo.

Sobre a MXM

Com mais de 30 anos de mercado, a MXM Sistemas é uma provedora de ERP brasileira, que oferece a única solução 100% SaaS do mercado. Com o melhor custo-benefício e plataforma em nuvem totalmente adaptável às necessidades de cada cliente, a marca atende tanto o setor público quanto privado. A marca conta com módulo fiscal completo, cumprimento rigoroso das regras de compliance, segurança e governança, dashboards prontos em Power BI e atualizações diárias no ERP, sem down-time dos servidores. Ao todo, são mais de 10 mil clientes atendidos, que somam mais de 23 mil usuários ativos, mais de 8 milhões de transações mensais e mais de 250 APIs integradas.